Menu

Em discurso, Senador Jorge Viana chama a atenção para escassez de água no planeta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana fez discurso nesta quinta-feira, 23, para homenagear o Dia Mundial da Água e destacar a importância da adoção de uma atitude política para implantar medidas que garantam o abastecimento de água no planeta.


O senador informou  ter participado, na semana passada, do 6º Fórum Mundial da  Água, em Marselha (França), que teve como um dos temas mais importantes a escassez no abastecimento de água em todo o mundo.


Apenas 0,008% de toda a água do planeta pode ser consumida, afirmou ele, baseado em dados da Organização das Nações Unidas – ONU. Às vésperas da conferência Rio +20, acrescentou, é importante enfatizar a preocupação com o manejo desse recurso essencial à vida.

Publicidade

O senador disse ter percebido, no Fórum de Marselha, que há inúmeras propostas para garantir o abastecimento de água no planeta, mas lamentou não existir uma clara atitude política no sentido de transformá-las em ações. Há a ameaça de escassez física de água e há escassez política, porque falta decisão e falta infraestrutura, afirmou .


– A água é um recurso escasso porque de cada seis habitantes do nosso planeta, um não tem acesso a água de boa qualidade, o que significa 800 milhões de pessoas.E não há como combater a fome sem se ter acesso à água -, disse.


Para Jorge Viana é preciso haver uma mudança de comportamento em relação à água da parte dos governos, do Congresso, de quem trabalha com produção, e também dos consumidores. Segundo ele, os senadores que participaram do Fórum da Água, entre eles Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Aloísio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Sérgio Souza (PMDB-PR) e Kátia Abreu (PSD-TO) se comprometeram a levar as propostas ali aprovadas para o debate na Rio +20.


O Senado contribuiu para ajudar a evitar o agravamento da questão da água ao aprovar uma proposta de Código Florestal  que resultou de uma mediação entre o setor produtivo e o meio ambiente, com um olhar diferenciado para a proteção de bacias hidrográficas, completou.


Charlene Carvalho


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido