Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre registra mais de 300 novos casos de tuberculose

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No ano passado 383 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose no Acre, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Boa parte desses casos é de pacientes que retomaram o tratamento por abandono ou porque a doença reincidiu. Os dados foram divulgados na semana em lembra o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.


O objetivo é divulgar as formas de prevenção, sintomas e como é feito o tratamento de pessoas acometidas pela doença, cuja taxa de cura é de 85%. São informações simples destinadas a todos os públicos sobre o que é a tuberculose, como é transmitida, quais os principais sinais, como é feito o diagnóstico, o tratamento e, principalmente, quais os métodos preventivos da tuberculose, que ainda mata 2,6% do total de pacientes.

Anúncios


Uma das grandes preocupações é com os pacientes que abandonam o tratamento. Em 2011, 10% não seguiram as orientações médicas durante o período previsto para curar a doença, que avançou justamente porque as pessoas não concluem o tratamento, que tem duração média de seis meses.


A pesquisa bacteriológica feita por meio do exame de escarro é o método mais eficaz para o diagnóstico e controle do tratamento da doença, uma vez que permite a identificação da fonte de transmissão da infecção, a pulmonar bacilífera, considerada a mais importante do ponto de vista epidemiológico.


Da redação com informações da Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido