Categories: Acre

Rio Branco e Cruzeiro do Sul apontam redução no número de acidentes de trânsito

Published by
Roberto Vaz

Fátima Bandeira, da Assessoria do DETRAN/Acre


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), através da Operação Álcool Zero, implantada desde março do ano passado, vem realizando ações de fiscalização e educação no trânsito. O principal reflexo dessa ação foi a redução no número de acidentes de trânsito em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul em comparação com o mês de janeiro dos anos de 2011 e 2012.


As estatísticas fornecidas pelo setor de engenharia de trânsito do Detran apontam que houve uma redução de 5,32% do número de acidentes em Rio Branco para cada 10.000 veículos. Em Cruzeiro do Sul, a redução foi de 20,23%.


Outro dado satisfatório é que, em Cruzeiro do Sul, há seis meses não há registro de vítimas fatais de acidentes de trânsito nas vias de circunscrição estadual. Com uma frota de 17.506 veículos, o município destaca-se pela redução de 46% em acidentes com vítimas fatais e de 28,19% para acidentes sem vítimas.


De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, esses índices satisfatórios devem-se principalmente à Operação Álcool Zero. “Isso é um reflexo do trabalho das nossas equipes de fiscalização e educação de trânsito, que, em conjunto com a Polícia Militar, vêm abordando os condutores que dirigem sob efeito de álcool. Tudo para garantir um trânsito mais seguro.”


O gerente da Ciretran em Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas, afirma que o governo tem incentivado a questão da segurança no trânsito através de investimentos na estrutura do Detran. Segundo ele, novos veículos foram adquiridos, mais educadores de trânsito foram contratados e a fiscalização no município foi intensificada.


Valdeci acrescenta que há um amplo trabalho de educação no trânsito. “Nós estamos tentando fazer com que a sociedade participe das ações do Detran por meio das campanhas realizadas nas escolas e nos locais de maior fluxo de veículos. Nosso objetivo é que os índices de acidentes de trânsito sejam cada vez menores.”


Para o major Márcio, coordenador da Operação Álcool Zero, os cidadãos estão começando a se conscientizar sobre os perigos da união de álcool e direção. “E isso acaba criando um ambiente propício para a redução de acidentes”, completa.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Ex-BBBs expõem Globo: “Estão nos impedindo de trabalhar”

Vários participantes do BBB 24 tiraram a sexta-feira, 26,  para desabafar nas redes sociais. Todos reclamam…

27/04/2024

Personal diz que recebeu proposta financeira para expor caso com Gracyanne Barbosa

O personal trainer Gilson de Oliveira se pronunciou mais uma vez na noite desta sexta-feira, 26.…

27/04/2024

Moradores do Triângulo Novo reclamam que posto permanece fechado

Moradores da região do Bairro Triângulo Novo estão revoltados com o fato do posto de…

27/04/2024

Luiz Calixto diz que não fez ameaça a policial penal: “se ajoelhou ao poder do crime”

O secretário-adjunto de Governo, Luiz Calixto, negou neste sábado (27) que tenha feito ameaças ao…

27/04/2024

Acreana que mora nos EUA é assaltada e faz desabafo: “não é mais seguro”

A acreana Edilaine Germini, natural de Brasiléia, que mora em Chicago, nos Estados Unidos, e…

27/04/2024

Proposta na Camara municipal cria cadastro de pedófilos em Manaus

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) discute Projeto de Lei (PL) que cria cadastro municipal…

27/04/2024