Menu

Pesquisar
Close this search box.

Festival Asacine – Cinema acreano é na TV Aldeia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por Elynalia Lima


A TV Aldeia apresenta, do dia 19 a 25 de março, a partir das 23 horas o Festival Asacine. São sete produções do cinema acreano, selecionadas por Adalberto Queiroz, presidente da Asacine – Associação Acreana de Cinema.

Anúncios


Vamos conferir o clássico “Rosinha, a Rainha do Sertão”. Rodado em 1974 numa filmadora Super 8 mm, o segundo filme produzido pelos Jovens Cineastas Acreanos, o Ecaja, foi remasterizado e digitalizado, o filme resulta de um roteiro de João Batista, o Teixeirinha do Acre.


Na década de 80 é fundada a ASacine, na época, o filme de película já estava perdendo espaço para a inovação do momento: as fitas em VHS. A câmera e as fitas eram caras, e por esse motivo houve uma lacuna nas produções cinematográficas no período de 1982 a 1986, a câmera filmadora só foi adquirida pelo grupo em 1987.


Alguns dos filmes produzidos a partir daí também farão parte da programação do Festival Asacine. “Marcas”, de Laurêncio Lopes, foi produzido em 1988, narra a vida de um jovem que vem de uma cidade para outra em busca aventuras, ganhou o primeiro lugar no V Festival Acreano de Vídeo de 2003.


Questionamentos sobre a corrupção e sedução de menores até a década de 80 a gente vê em “Coisas da Vida”, de Adalberto Queiroz.  Também de Adalberto Queiroz veremos “Amor Fingido”, é uma incursão pelo universo das controvérsias amorosas do cotidiano popular, a partir da visão do poeta Raimundo Alves.


O casamento de uma jovem estudante com um homem mais velho é o enredo de “Traição”. Já “Menina Mãe”, nos apresenta Simone, uma estudante do Ensino Fundamental que enfrenta o drama de uma gravidez indesejada na adolescência. O último filme do festival irá ao ar no dia 25 de março, “Que Droga é Essa” traz a uma diversidade de problemas sociais enfrentado nas periferias.


Então não deixe de conferir na TV Aldeia o Festival Asacine, do dia 19 a 25 de março, a partir das 23 horas, canal 2.


PROGRAMAÇÃO FESTIVAL ASACINE


DIA


FILME


TEMPO


19ROSINHA,  A RAINHA DO SERTÃO57’49’’
20MARCAS57’
21COISAS DA VIDA31’40’’
22AMOR FINGIDO25’12’’
23TRAIÇÃO28’36’’
24MENINA MÃE1:00’01’’
25QUE DROGA É ESSA1:17’25’’

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido