Menu

Termina hoje período de proibição da pesca de algumas espécies nos rios do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O período do defeso determinado pelo IBAMA é quando algumas espécies de peixes consideradas em risco de extinção ficam proibidas de serem pescadas, para não atrapalhar a desova (reprodução). O período de proibição começou no dia 15 de novembro de 2011 e termina hoje (15).


Devido ao fechamento do escritório do Ibama em Cruzeiro do Sul, a informação sobre as espécies proibidas demorou a chegar ao conhecimento dos pescadores. Agora o consumidor poderá encontrar no mercado espécies, como mapará, curumatã, matrichan, tambaqui, filhote, dourado, sardinha, aruanã e pacu.

Publicidade

Para não deixar os pescadores desamparados nesse período de preservação das espécies, o Governo Federal paga 4 salários mínimos a cada pescador. Segundo o Ministério do Trabalho, desde Feijó à Marechal Thaumaturgo mais de 4 mil pescadores estão recebendo o benefício, o que representa, com o aumento do salário mínimo, a injeção de quase R$ 9 milhões nesses municípios. Só em Cruzeiro do Sul 1.300 pescadores foram beneficiados.


O dinheiro vem do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e pode ser requerido 30 dias antes do início do defeso, até o fim da proibição.


Da redação com informações de Juruá online


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido