Categories: Acre

Fundo Amazônia do BNDES analisa projeto de combate a queimadas no Estado do Acre

Published by
Roberto Vaz

Nayanne Santana,
da Agencia de Notícias do Acre


Uma equipe do Fundo Amazônia do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) está no Acre para analisar um projeto encaminhado ao Fundo pelo Governo do Estado. O projeto busca apoio para desenvolver trabalho de combater o fogo em áreas rurais e florestais do Acre durante o período de estiagem. O executor deste projeto deve ser o Corpo de Bombeiros.


De acordo com Rubem Studart, diretor do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, a equipe terá reuniões com os formuladores do projeto que neste caso são Governo do Estado e Corpo de Bombeiros. “Bem como com todas as pessoas que interajam no âmbito do Estado com esse problema”.


Prevenção – Studart lembra que discutir e definir ações de combate às queimadas antes do período em que elas ocorrem nesta região é de extrema importância porque previne a incidência de pessoas com problemas de saúde causados pela fumaça e ainda, garante a preservação do meio ambiente. Para discutir melhores maneiras de executar este projeto a equipe do Fundo Amazônia participou de uma reunião na tarde desta quarta-feira, 14, com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Pires, o professor geoquímico Foster Brown e com governador Tião Viana.


“Esse é o início de uma base de defesa para que a gente não enfrente o mesmo que aconteceu em 2005”, pontua Tião Viana. O comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Pires, destacou que este apoio Fundo Amazônia que pode vir para o Acre se o projeto for aprovado será de suma importância para o Estado. “Ele vem ao encontro das necessidades do Corpo de Bombeiros”.


Flávio Pires observa que a região começou a enfrentar maiores incidências de queimadas a partir de 2005, quando o Estado registrou um período de queimadas histórico. “O Governo trabalha para evitar que incidentes como esse não aconteçam e a ajuda do Fundo Amazônia com a disponibilização de equipamentos para nosso trabalho é fundamental”, ressalta.


Caso o projeto seja aprovado o Corpo de Bombeiros do Acre receberá seis novas viaturas de combate a incêndios, 20 caminhonetes com tanques para combate de incêndio em áreas que o caminhão teria dificuldade de acesso, além de equipamentos de proteção individual, entre outros. O geoquímico Foster Brown afirma que o trabalho de planejamento para o período de seca no Acre é um componente importante para a construção de sistema de combate às queimadas e, portanto, o apoio do Fundo Amazônia se faz necessário. “Mas, também precisamos da ajuda de todos no trabalho de conscientização”, frisa o geoquímico.


A equipe do BNDES deve ir nesta quinta-feira, 15, a uma região localizada na BR-364 para conhecer uma das áreas que ficou na lista das mais afetadas pelas queimadas em anos anteriores.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Dólar fecha abaixo de R$ 5,10 pela primeira vez em três semanas

Impulsionado pelo alívio global, o mercado financeiro teve um dia de forte recuperação. O dólar…

03/05/2024

Casas sofrem 2ª punição por Prova de Resistência de A Grande Conquista

Michael e Fellipe Villas continuaram na disputa pelo carro 0 km e as Casas Verde…

03/05/2024

Gladson Cameli anuncia obras de revitalização do Teatrão em Rio Branco

Após várias polêmicas em torno do assunto, o governador do estado, Gladson Cameli, usou as…

03/05/2024

Governo coloca CBMAC à disposição do governo do Rio Grande do Sul

A tragédia no Rio Grande do Sul já é considerada a pior da história. As…

03/05/2024

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (3), o marco legal para…

03/05/2024

Reunião no Progressistas define aliança com PL e chapa Bocalom e Alysson está definida

A Executiva Municipal do Progressistas se reuniu a portas fechadas na sede do partido, nesta…

03/05/2024