Categories: Acre

Fundo Amazônia do BNDES analisa projeto de combate a queimadas no Estado do Acre

Por
Roberto Gaz

Nayanne Santana,
da Agencia de Notícias do Acre


Uma equipe do Fundo Amazônia do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) está no Acre para analisar um projeto encaminhado ao Fundo pelo Governo do Estado. O projeto busca apoio para desenvolver trabalho de combater o fogo em áreas rurais e florestais do Acre durante o período de estiagem. O executor deste projeto deve ser o Corpo de Bombeiros.


De acordo com Rubem Studart, diretor do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, a equipe terá reuniões com os formuladores do projeto que neste caso são Governo do Estado e Corpo de Bombeiros. “Bem como com todas as pessoas que interajam no âmbito do Estado com esse problema”.


Prevenção – Studart lembra que discutir e definir ações de combate às queimadas antes do período em que elas ocorrem nesta região é de extrema importância porque previne a incidência de pessoas com problemas de saúde causados pela fumaça e ainda, garante a preservação do meio ambiente. Para discutir melhores maneiras de executar este projeto a equipe do Fundo Amazônia participou de uma reunião na tarde desta quarta-feira, 14, com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Pires, o professor geoquímico Foster Brown e com governador Tião Viana.


“Esse é o início de uma base de defesa para que a gente não enfrente o mesmo que aconteceu em 2005”, pontua Tião Viana. O comandante do Corpo de Bombeiros, Flávio Pires, destacou que este apoio Fundo Amazônia que pode vir para o Acre se o projeto for aprovado será de suma importância para o Estado. “Ele vem ao encontro das necessidades do Corpo de Bombeiros”.


Flávio Pires observa que a região começou a enfrentar maiores incidências de queimadas a partir de 2005, quando o Estado registrou um período de queimadas histórico. “O Governo trabalha para evitar que incidentes como esse não aconteçam e a ajuda do Fundo Amazônia com a disponibilização de equipamentos para nosso trabalho é fundamental”, ressalta.


Caso o projeto seja aprovado o Corpo de Bombeiros do Acre receberá seis novas viaturas de combate a incêndios, 20 caminhonetes com tanques para combate de incêndio em áreas que o caminhão teria dificuldade de acesso, além de equipamentos de proteção individual, entre outros. O geoquímico Foster Brown afirma que o trabalho de planejamento para o período de seca no Acre é um componente importante para a construção de sistema de combate às queimadas e, portanto, o apoio do Fundo Amazônia se faz necessário. “Mas, também precisamos da ajuda de todos no trabalho de conscientização”, frisa o geoquímico.


A equipe do BNDES deve ir nesta quinta-feira, 15, a uma região localizada na BR-364 para conhecer uma das áreas que ficou na lista das mais afetadas pelas queimadas em anos anteriores.


Share
Por
Roberto Gaz

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

“Expectativas são as melhores”, afirma presidente da FIEAC na Expoacre

Teve início neste sábado, 31 de agosto, a Expoacre, em Rio Branco. Como já é…

01/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Concurso da melhor farinha tem dois vencedores com premiação de R$ 6 mil

No Festival da Farinha, em Cruzeiro do Sul, os dois melhores tipos de farinha foram…

01/09/2024
  • Destaque 3
  • Notícias

Parque Nacional da Serra do Divisor está em chamas

Parte do Parque Nacional da Serra do Divisor, que concentra uma das maiores biodiversidade do…

01/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Zequinha recebe agradecimento de agricultores no Festival da Farinha

Presente na última noite do Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul, o candidato a…

01/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Domingo será seco, ventilado e com baixa umidade do ar no Acre

O tempo segue seco e ensolarado neste domingo, 1° de setembro, no Acre, Rondônia, sul…

01/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus Alexandre diz que deverá criar comissão para revisar projetos do Mercado Elias Mansour

O candidato a prefeito pela coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), afirmou aos comerciantes…

01/09/2024