Conecte-se agora

Oposição quer CPI para investigar rombo no Proacre

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

Os deputados de oposição questionaram, nesta quarta-feira, 14, as investigações sobre os desvios dos recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (Proacre), iniciada pela Polícia Civil, no ano passado, que teria resultado na prisão de provisória de cinco pessoas. Os deputados entrarão com um pedido de CPI para investigar a aplicação dos recursos do programa, nos demais municípios acrianos.

A proposta da CPI será apresentada na quinta-feira, 15. Os oposicionistas esperam com a iniciativa, trazer os envolvidos na investigação da Polícia Civil, para prestar esclarecimentos na Aleac. O suposto mentor intelectual, de acordo com o inquérito da polícia, o coordenador do Proacre, no Vale do Juruá, Márcio Klinger será um dos convocados pelos deputados, para fornecer detalhes de como funciona o esquema de desvio dos recursos do Proacre.

Segundo os parlamentares, as autoridades estaduais criaram uma grande expectativa em torno da questão, mas recuaram em investigar as prefeituras que são administradas por partidos aliados a Frente Popular do Acre (FPA). “Foi feito um carnaval em razão da prisão de Randon (PMDB), que irá arcar com seus erros. Não somos a favor da impunidade, mas queremos deixar nossa desconfiança com o processo que envolve vários outros prefeitos”, diz Major Rocha (PSDB).

O líder do governo, Moisés Diniz (PCdoB) se antecipou aos pronunciamos seguintes e mostrou uma relação de prefeitos da situação, que teriam sido punidos por supostos atos ilícitos. Diniz falou da cassação prefeitos da base aliada, que teriam sido tratadas na Casa. “Nós tratamos na tribuna desta casa, como líder do governo, a cassação de prefeitos da base. O prefeito de Tarauacá, Wando Torquato (PP), do Nilson Areal (PP) e Neuzari Pinheiro (PT), com retorno”.

De acordo com o comunista, “cinco prefeitos nossos foram investigados e vossas excelências vêm aqui com essa intolerância. Paulinho Almeida , Neuzari Pinheiro, Juarez Leitão, Nilson Areal e Wando Torquato responderam na Justiça. Que insatisfação é essa com à Justiça? Gostaria de ajudar vocês, mas o local não é este, procurem o Ministério Público. Na tribuna não é o local. Não vou tratar nem a questão do prefeito Randson. Não tratamos estas prisões e cassações como alguns fizeram e está registrado nos anais”, destaca Moisés Diniz.

O parlamentar se referiu ao deputado Gilberto Diniz (PTdoB) que teria ido a tribuna e elogiado à Justiça pela cassação do prefeito Nilson Areal, de Sena Madureira. “Este deputado, que não vou falar o nome, fez rasgados elogios quando a Justiça cassou o prefeito desafeto seu. Um ano depois, à Justiça retornou este prefeito ao cargo e este deputado não deu um pio em relação à Justiça”, disse Moisés Diniz.

A resposta ao governista veio em seguida. O deputado Gilberto Diniz voltou à tribuna e criticou a operação realizada pela Polícia Civil. “A operação que foi desencadeada pela Polícia Civil deixou muita gente de fora. O prefeito Neuzari Pinheiro está complicado com esta situação do Proacre. Sabemos que o Proacre começou aqui, nós aprovando os empréstimos para o Governo do Acre. Dai vemos o dinheiro público ser jogado pelo ralo e os governistas querem que viremos as costas para tudo isso?”, questiona.

O parlamentar de oposição ilustrou com os recursos destinados a uma pequena localidade do interior. “No Itauba realizaram uma festa para deixar R$ 5 milhões. Vamos lá, hoje, não vemos onde este dinheiro foi aplicado. Não se ver sequer uma obra que justifique os gastos. E agora a Aleac é obrigada a colocar uma venda nos olhos e não questionar para onde está indo tanto dinheiro. As torneiras estão abertas, nós deveríamos primeiro correr e fechar as torneiras, antes de se preocupar com os juros do endividamento”,  protesta Gilberto Diniz.

Gilberto Diniz questionou ainda, a participação de nomeados pelas administrações petistas, no esquema que teria desviado R$ 1,2 millhão em municípios do Vale do Juruá. “Não é hora para brigarmos para renegociar dividas, mas seria hora de tentarmos estancar a sangria de dinheiro público. Márcio Klinger tem que vir a esta casa se explicar como foi feito este esquema de desvio de dinheiro. Esta Casa tem que apurar e ver para onde está indo este dinheiro. Vemos o noticiário dos investimentos, mas não sabemos como ele vem sendo aplicado”, finaliza Diniz.

A proposta de CPI foi apoiada pelos demais membros do bloco de oposição. Os deputados querem ainda, ouvir um funcionário público, que teria ingerido veneno de rato. O servidor seria apontado como envolvido em outros desvios de verbas federais e estaduais.

Acre

Jorge Viana começa a percorrer o interior em busca de apoio

Publicado

em

O ex-governador e ex-senador Jorge Viana, mesmo sem confirmar qual cargo disputa nas próximas eleições, apesar de quase certo colocar seu nome para o Senado Federal, começou a percorrer os municípios para reuniões com lideranças locais em busca de apoio. Neste sábado, 22, Viana usou as redes sociais para mostrar uma reunião realizada no município de Senador Guiomard.

Onde tem ido, Viana tem apostado no discurso da falta de obras do atual governo, mesmo tendo o apoio do governo federal, os três senadores e a maioria da Câmara Federal. “Não fizeram um posto de saúde. Durante três anos e já cinco meses não construíram uma escola, nenhuma casa, qual é a lógica? Nenhum ramal ou estrada foram asfaltados e eu vou ficar de braços cruzados?

Viana lembrou ainda que foi em seu governo que chegou a energia elétrica nas propriedades rurais e que foi feita a BR-317. Durante a reunião, Jorge Viana recebeu o apoio de lideranças que lembraram que há falta de medicamento nas unidades de saúde e a ida de muitas pessoas embora do Acre por falta de oportunidades.

“Estou motivado, esperançoso, disposto a trabalhar e bater nas portas e convidar as pessoas para nos ajudar nessa jornada”, disse Jorge Viana.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Acre registra 1 novo caso e chega ao 18° dia sem mortes por Covid

Publicado

em

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), apenas 1 caso de Covid-19 foi registrado neste sábado, 21, no Acre. Com isso, o número de infectados sobe para 124.974. O informativa também revela que hoje completam 18 dias sem ocorrências de mortes, assim, o número de óbitos pela doença se mantém em 2.002 em todo o estado.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI, está com 3,33%, de acordo com o guia de monitoramento, com 1 pessoa internada, e 4 exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

O Estado registra até o momento, 327.217 notificações de contaminação pela doença, sendo que 202.239 casos foram descartados e 122.930 pessoas já receberam alta médica da doença.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Acre

Comerciantes denunciam aumento da violência no Shopping Aquiri

Publicado

em

Os comerciantes do Shopping Popular Aquiri, no centro de Rio Branco, afirmam estar sofrendo com a baixa movimentação de clientes, e denunciam que o aumento da violência na região, o fluxo de pessoas em situação de rua e assaltos no local, tem influenciado na diminuição das vendas

Segundo a dona de casa Havaí Araújo, a impunidade e o temor nas ações dos bandidos, tem impedido sua ida até o centro comercial. “Tenho medo de andar sozinha, já que geralmente um cara para ao seu lado e toma o que é seu. Raramente vejo um policial por aqui. Hoje por ação vi dois passando”, comentou.

A representante da Administração do shopping, Fabíola Moreira, declarou que alguns furtos e roubos realmente ocorrem no local, mas com pouca frequência. De acordo com ela, além dos agentes de portaria, o estabelecimento conta com o apoio da Polícia Militar, que tem um box no Terminal Urbano. “Estamos tentando e vamos melhorar”, explicou.

O Coronel Ezequiel Bino, do Gabinete Militar, informou que a corporação mantém equipes todos os dias na área, com o objetivo de manter a calma e a segurança de todos os cidadãos, principalmente os que trabalham no Aquiri.

Continuar lendo

Acre

Nicolau destaca geração de emprego com a ExpoJuruá

Publicado

em

Na manhã deste sábado, 21, foi realizado o lançamento da Feira Agropecuária do Juruá, a Expojuruá, em Cruzeiro do Sul. A estreia contou com a apresentação da Banda Tigres Negros e de um vídeo institucional do evento.

Diversas autoridades estaduais e municipais, estiveram presentes durante a ocasião. Ao lado do governador Gladson Cameli, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior, disse que este momento chega para recolocar a região no caminho da geração de emprego e renda.

“Eu vejo aqui o semblante dos empresários que já estão em contagem regressiva para esse evento. Aqui teremos geração de emprego, renda, oportunidades de negócios para a produção local e o mais importante: dinheiro circulando e ficando aqui no Juruá. Isso é muito importante”, explicou.

Nicolau destacou ainda, o esforço do Governo do Acre pelo planejamento e organização da Feira, que este ano deve contar com mais de 200 expositores.

“Pela estrutura que vi aqui, estou certo que teremos um evento impecável. Parabéns a equipe que está a frente e que tenhamos a maior feira de todos os tempos”, pontuou.

A 17 ª Expojuruá, será realizada no estádio Arena do Juruá, durante os dias 1 a 4 de setembro. Além das atrações nacionais, no cronograma tem ainda definido muito entretenimento, cavalgada, rodeio, noite cristã, provas de esportes radicais, entre outras atividades. Os shows de Wesley Safadão na abertura e Murilo Huff, no encerramento, foram confirmados.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!