Conecte-se agora

Perpétua Almeida integra comissão nacional para Conferência Rio+20

Publicado

em

Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, a deputada Perpetua Almeida, junto com o Senador Fernando Collor, presidente da mesma comissão no Senado, integram a Comissão Nacional da Rio+20 como representantes do Congresso Nacional.

Na ultima sexta reuniram-se com o Secretario Geral da ONU – Sha Zukang, os Ministros Patriota das Relações Exteriores, Izabela Teixeira do Meio Ambiente, Gleise Hoffman da Casa Civil e o Secretario Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Presentes ainda outros ministérios e instituições federais responsáveis pelo sucesso do evento que deve receber no Rio de Janeiro pelo menos cinqüenta mil pessoas de diversos países.

A Conferencia Rio+20  tem o objetivo de  assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável em busca de uma Economia Verde no planeta. Com essa preocupação de valorizar e garantir o desenvolvimento de regiões com grandes cobertura florestal foi que a deputada levantou a preocupação de se pautar na Conferência um debate a cerca de novos parâmetros para o IDH, levando-se em consideração o IDH da Floresta – IDHF, tendo em vista que são exatamente essas regiões que protegeram suas florestas, que aparecem com os piores índices de IDH.

A ministra Isabella Teixeira (Meio Ambiente) posicionou-se no sentido de buscar facilitações para o debate a cerca da proposta da deputada, o que foi reforçado pelo ministro Patriota (Relações Exteriores). Patriota enfatizou que a deputada “conhece de perto a realidade das populaças tradicionais”, lembrou com entusiasmo que é uma honra tê-la como integrante dos debates sobre a Rio+20, única mulher a presidir comissões na Camara.

“Acho esse debate sobre IDHF e do desenvolvimento das populações da floresta de grande importância para o nosso Acre. Precisamos de ações concretas para que o homem que preservou a floresta até aqui possa ser o principal beneficiado por ela”, concluiu a deputada.

Assem Neto, de Brasília

Acre

Duarte apresenta PL que acaba com a taxa de licenciamento de veículos

Publicado

em

O deputado estadual Roberto Duarte (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 23, o Projeto de Lei (PL) que põe fim ao pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) no Estado do Acre. Atualmente os contribuintes pagam uma taxa de licenciamento anual no valor de R$184,10.

O principal argumento do autor do PL, deputado Roberto Duarte, é a implantação da emissão digital do documento de licenciamento. Atualmente, o motorista pode ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) por meio de um aplicativo.

“Com a emissão do documento de forma digital, a cobrança pela prestação do serviço se faz descabida. Peço a todos os deputados que fiquem ao lado do povo. A cobrança da taxa ainda pesa no orçamento do contribuinte num momento crítico, em que as dificuldades financeiras atingem muitas famílias no Estado do Acre, que gastam valores exorbitantes com energia elétrica e combustível. Vamos lutar pela isenção dessa taxa”, afirmou.

O CRLV é emitido exclusivamente de forma eletrônica por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC). Portanto, o proprietário do veículo não receberá mais a versão impressa e poderá fazer a cópia, bem como do documento do carro digital com o QR Code gerado pelo DENATRAN.

O PL surgiu após sugestão do cidadão

Andresso Magalhães, em conversa com o deputado Roberto Duarte.

“Procurei o deputado, pois acredito que ele é um dos únicos que luta pelas causas do povo. Ouvi ele falando na rádio sobre ICMS da energia solar e procurei para mostrar o PL sobre essa causa. Se o Detran não está imprimindo o papel desse documento, tem que pelo menos baixar essa taxa”, disse Andresso.

Continuar lendo

Acre

Polícia do DF prende namorado de acreana encontrada queimada

Publicado

em

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na manhã desta segunda-feira, 23, o suspeito de matar Marina Paz Katriny, de 30 anos. A vítima foi encontrada na última quarta-feira, 18, com o corpo parcialmente carbonizado.

De acordo com informações, o homem, que não teve sua identidade divulgada, era namorado da vítima. O caso é investigado pela 17ª Delegacia de Polícia e foi registrado como feminicídio.

Segundo o delegado Mauro Aguiar Machado, durante o interrogatório, o acusado confessou que matou a namorada e detalhou o crime. Mais informações devem ser repassadas em entrevista coletiva.

Marina morava há 6 anos com uma tia em Brasília, era formada em pedagogia e pós-graduada em ensino especial. Se mudou para a cidade em busca de oportunidades.

A acreana foi enterrada neste domingo, 22, ao lado de seus familiares e amigos. Uma vaquinha foi realizada para custear o translado de seu corpo até Rio Branco e em poucas horas atingiu a meta.

Continuar lendo

Acre

Cunhada de Tchê é exonerada de cargo comissionado da SEE

Publicado

em

A indefinição do PDT no apoio à reeleição do governador Gladson Cameli começa a custar a cabeça de indicados do deputado estadual Luiz Tchê, principal nome da legenda no Acre.

No Diário Oficial desta segunda-feira, 23, Gladson exonerou a cunhada do parlamentar, Marina Lostarnaud Galvão Schafer. Marina ocupava uma CEC-5 na Secretaria de Educação.

As relações entre o Palácio Rio Branco e o PDT ficaram mais tensas após o presidente estadual do partido, Emylson Farias, afirmar que o partido não tinha fechado questão em relação à reeleição de Gladson e da vereadora Michelle Melo ter colocado seu nome à disposição do partido para uma candidatura ao governo. Michelle teve, inclusive, a irmã exonerada no dia seguinte à declaração.

Continuar lendo

Acre

“Não sou nem Lula, nem Bolsonaro”, declara Sérgio Petecão

Publicado

em

Depois da liberação do presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, para que os Estados decidam qual candidato a presidência da República apoiar nas eleições deste ano, o senador e pré-candidato ao governo, Sérgio Petecão, declarou ao ac24horas nesta segunda-feira, 23, que não deverá seguir nenhuma das candidaturas postuladas até o momento.

A tendência era o parlamentar seguir com apoio a candidatura à reeleição do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), já que é vice-líder do governo no Congresso Nacional, porém, Petecão optou por seguir neutro no pleito eleitoral, pelo menos durante o primeiro turno. “Não sou nem Lula, nem Bolsonaro, meu candidato a presidente é o Acre”, declarou.

Segundo o presidente do PSD, Gilberto Kassab, a sigla deverá contar com candidatura própria em pelo menos 11 Estados da federação.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!