Conecte-se agora

Deputados visitam cracolândia de Rio Branco que funciona em antiga rodoviária

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

Funcionando próximo ao box da Polícia Militar, a cracolândia de Rio Branco, que funciona na antiga rodoviária do bairro Cidade Nova recebeu neste fim de semana, a vista de um grupo de deputados, que trabalham a questão dos dependentes químicos, no Acre.

A deputada federal Antonia Lúcia (PSC), os deputados estaduais Eber Machado (PSDC), Denílson Segóvia (PSC) e o presidente do Conselho Penitenciário estadual, defensor públivo Valdi Perazzo, foram verificar de perto a situação de jovens e adultos que frequentam  o local.

Sem qualquer tipo de assistência por parte do estado, as pessoas que usam crack, no local que pertence a prefeitura de Rio Branco, reclamam da ausência do poder público, para se libertarem da dependência de drogas, sentimento é compartilhado pelos comerciantes.

Donos de pequenos estabelecimentos comerciais pedem uma ação das autoridades municipais e estaduais, para remover os dependentes químicos do local. Os comerciantes dizem ainda, que não se trata de reprimir, mas dar um tratamento adequado aos viciados para se livrarem da dependência.

“São pessoas que vivem em condições subumanas, que precisam de tratamento. Como representantes do povo, os políticos precisam acordar e trabalhar esta questão que vem tomando de conta da vida de jovens a adultos, silenciosamente”, diz Antônia Lúcia.

A deputada federal Antônia Lúcia está construindo uma comunidade terapêutica em sua chácara, na Vila Acre. O local está sendo preparado para receber dependentes químicos, que terão assistência completa com profissionais da área médica.

“Encontramos pessoas escravizadas pelo craque. Cidadãos que querem ajuda, mas não sabem a quem recorrer. Após tomar conhecimento da existência da cracolândia do Acre, convidei a deputada Antônia Lúcia para tentarmos interceder nesta questão”, destaca Eber Machado.

A equipe de gabinete de Antônia Lúcia fez imagens e fotografias do local. Os deputados pretendem sensibilizar as autoridades estaduais na criação de instituições de ajuda aos dependentes químicos das cidades acrianas.

“O poder público precisa se empenhar na luta pela recuperação dos dependentes químicos. Estas pessoas estão sendo excluídas das ações dos administradores do estado, que reprimem e lotam os presídios com pessoas que precisam de tratamento”, enfatiza Antônia Lúcia.

Cotidiano

Previdência revoga exigência do uso de máscara nas unidades do INSS

Publicado

em

O Ministério do Trabalho e Previdência revogou nesta terça-feira (24) regras de acesso às unidades do INSS.

Segundo a portaria 1.444, fica dispensado o uso de máscara de proteção facial nas unidades do INSS, exceto quando a legislação local indicar expressamente a obrigatoriedade do uso.

“Deverão ser afixados nas unidades do INSS, incluindo-se os banheiros e as copas, informativos disponibilizados pela Assessoria de Comunicação Social, nos quais constem orientações sobre a higiene adequada das mãos, o cuidado coletivo da saúde e a utilização dos ambientes compartilhados”, a nova portaria.

Continuar lendo

Na rede

Mâncio Lima comemorará 45 anos com inaugurações de obras, shows, cavalgada e rodeio

Publicado

em

O município de Mâncio Lima, o mais ocidental do Brasil, vai completar 45 anos de emancipação política no próximo dia 30. A programação que começa nesta quarta-feira, 25, inclui inaugurações nas áreas esportiva, de infraestrutura, social e de educação, além de rodeio, escolha da rainha e shows.

O prefeito Isaac Lima cita que além de inaugurar importantes obras, o aniversário será uma oportunidade dos moradores e das famílias voltarem a se encontrar depois de dois anos de atividades presenciais suspensas por causa da pandemia de Covid-19.

“Será um grande reencontro da população de Mâncio Lima que sempre teve o hábito de participar das atividades do aniversário do município e teremos entretenimento e diversão. Com apoio do governo do estado estamos avançando em todas as áreas e vamos inaugurar essa semana quadras, escola e garantir  equipamentos e ações que melhoram a qualidade de vida da população de Mâncio Lima”, destaca Isaac Lima.

As obras e serviços executados e em execução com recursos próprios e em parceria com o governo do estado já garantem mudança no cenário do município para receber os visitantes. A pavimentação das vias da cidade começou pela rua Francisco Alves Ferreira.

“A parceria da prefeitura de Mâncio Lima e o Governo do Estado tem rendido bons frutos e ações para o desenvolvimento do município. Foram firmados vários convênios na área da Produção e outros, e Gladson e Isaac têm  mantido constantes reuniões de trabalho e vamos seguir avançando”, diz o secretário especial da prefeitura, Danilo Chagas

Inaugurações durante a semana de aniversário

Na quarta-feira, 25, às 9h, o prefeito Isaac Lima vai inaugurar o Centro de Multiuso Hildegardes Araújo Rodrigues, no bairro São Vidal. Às 16h será inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade dos Gerinos, no Ramal do Feijão Insosso.

Na quinta-feira, 26, às 15h, será a vez da inauguração da quadra poliesportiva Benício Alcântara de Souza, na Comunidade dos Virgíneos, e às 17h haverá Sessão Solene em comemoração aos 45 anos da cidade na Câmara de Vereadores

Sexta-feira, 27, será inaugurado, às 9h, o ginásio coberto Odilon Andrade Dias, no bairro Guarani. Às 20h haverá a abertura do Rodeio e às 22h00 a escolha da Rainha e Princesas do Rodeio, na Arena do  Bairro São Francisco

No sábado, 28, às 08h, Isaac Lima entrega a quadra poliesportiva Adailton Vieira de Vasconcelos, na comunidade Belo Monte, e às 10h entrega a reforma e ampliação da escola municipal rural Braulino Vieira de Alencar aos moradores da comunidade Pentecostes.

Domingo, 29, às  06h30 começa a concentração da XVII Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima, em frente ao Teatro Márcia Alencar. No local também haverá corrida de cavalo, show do cantor Bruno Barros e Banda, prova de tambor e som automotivo. Às 21h terá início a última noite de rodeio.

Na segunda-feira, 30, às 06h30, terá início a corrida pedestre Governador Edmundo Pinto, masculina e feminina, na Estrada dos Virgíneos com chegada no mercado Hermecílio Barreto de Lima, no Bairro São Francisco.

Às 08h serão entregues kits de segurança para o segmento turístico e do Plano Estadual de Turismo. Às 09h haverá o amistoso de futebol master entre as equipes de Mâncio Lima e Porto Walter, no campo de futebol do Bairro São Francisco.

Às 16h00 será a vez do Desfile Cívico e Militar: secretarias municipais, escolas municipais e estaduais, 61 BIS, Polícia Militar e outros, na praça São Sebastião. Às 20h30 haverá o pré-show com o  grupo de dança Tucumã, os cantores Aderban Silva, Klysman Barros, Geinisson Rocha e Bruno Barros e Banda. E à meia-noite entra no palco a banda nacional Companhia do Calypso, que cantará até às 2 horas da manhã.

Continuar lendo

Cotidiano

Palácio ‘pega leve’ e Diário registra apenas 7 mudanças nos cargos comissionados

Publicado

em

Até que, pelo normal dos últimos dias, o governador Gladson Cameli foi econômico nas mudanças em cargos comissionados. No

Diário Oficial desta terça-feira, 24, foram apenas 7 mudanças, entre nomeações e exonerações.

Confira abaixo a lista:

Priscila Andrade Vitorino foi exonerada de uma CEC 3 na Sedur;

André Lucas Ferreira Ximenes nomeado em uma CEC 4 na Sedur;

Luciana da Silva Souza nomeada em uma CEC 3 na Sedur;

Sônia Arruda de Souza foi exonerada de uma CEC 4 na Secom;

João Quelvin do Vale Pinho foi exonerado de uma CEC 6 na Sesacre;

Danilo Correia Cabral foi nomeado em uma CEC 5 na Sesacre e

Antônia Talita de Andrade Albuquerque foi nomeada em uma CEC 1 na SEE.

Continuar lendo

Cotidiano

Humaitá sofre virada nos 39 minutos do 2º tempo e perde para o Trem, em Macapá

Publicado

em

O Humaitá foi duramente castigado na noite desta segunda-feira, 23, em partida pelo Campeonato Brasileiro da Série D. Jogando em Macapá, o Tourão de Porto Acre vencia a partida contra o Trem até os 39 minutos do segundo quando levou a virada.

Após um primeiro tempo bem equilibrado, Aldair marcou logo no início da segunda etapa o gol do Humaitá. O time acreano resistiu a pressão do time amapaense até os 39 minutos quando o zagueiro Gilmar empatou a partida. Já nos acréscimos, aos 47, Gilmar de novo apareceu para marcar o gol da virada do Trem.

Com a derrota, o Humaitá se complica na tabela de classificação e fica seis pontos distante do G-4.

Veja a classificação do Grupo 1

Amazonas – 14

Rio Branco – 11

Porto Velho – 11

São Raimundo (AM) – 10

São Raimundo (RR) – 8

Trem (AP) – 5

Humaitá – 4

Náutico (RR) – 2

Foto: Rosivaldo Nascimento

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!