Menu

Vereador apresenta Projeto de Lei que garante transporte gratuito à pacientes com insuficiência renal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi apresentado ontem [8], na câmara de vereadores de Rio Branco um projeto de lei de autoria do vereador Raimundo Vaz (PRP) que beneficiará portadores de insuficiência renal aguda ou que estejam se submetendo ao tratamento da hemodiálise.


O projeto assegurará, aos portadores de insuficiência renal, gratuidade no transporte público da capital. Segundo o autor do projeto, o objetivo central é dar suporte no tratamento a qual os pacientes se submetem. “O projeto beneficiará a todos os pacientes que são portadores de insuficiência renal ou que estejam se submetendo a hemodiálise, assegurando prontidão no atendimento”.

Publicidade

A concessão da gratuidade nos transportes públicos para esses fins já foi comentado em sessões na casa. Porém, sem chegar a um consenso o vereador traz novamente o assunto em questão para ser apreciado e votado na próxima terça feira, 13, e pede o apoio de todos os vereadores para que seja aprovado. “Somos sabedores das dificuldades dessas pessoas, que normalmente são carentes e precisam da ajuda dos familiares para angariar recursos a fim de assegurar o tratamento. Portanto, solicito aos nobres vereadores que sensibilizem e votem a favor do projeto”.


Vale salientar que a clínica de nefrologia disponibiliza um micro ônibus para realizar o transporte de seus pacientes, porém, como o número de portadores de insuficiência vem crescendo consideravelmente o projeto certamente será de grande utilidade.


Hoje, oito de março, além da comemoração do dia das mulheres, também é o dia Mundial dos Rins. Segundo membros da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Acre (APARTAC), 90% dos pacientes que realizam as sessões no estado são pobres, a grande dificuldade que eles enfrentam é a demora no transporte e os preços elevados dos remédios.


Em média uma sessão de hemodiálise demora de 3 a 4 horas, dependendo do paciente se faz necessário realizá-la três por semana.


A hemodiálise é necessária quando os rins param de funcionar, devido às doenças como a hipertensão e diabetes, seguido de outras doenças como as nefrites, que é um tipo de infecção urinária, e a litíase renal.


Os nossos dois rins têm a função não só da filtração das toxinas, mas também do equilíbrio de líquido e de sais minerais do organismo, além de funções hormonais. Por conta dos rins, o corpo mantém a produção de glóbulos vermelhos, evitando a anemia. Os órgãos controlam ainda a ativação da vitamina D, que é importante para o cálcio dos ossos e é imprescindível cuidar desse órgão vital para a nossa saúde.


Wanglézio Braga


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido