MPE abre Inquérito Civil para investigar estrutura dos estádios do Acre

Luciano Tavares,
da redação de ac24horas
[email protected]
Com base no Estatuto do Torcedor, a Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Alessandra Marques, abriu Inquérito Civil que apura as condições de funcionamento dos estádios de futebol do Acre, onde serão realizados os jogos do Campeonato Acriano de Futebol de 2012.
Pelo inquérito, a Federação de Futebol do Acre deve apresentar informações sobre a tabela do campeonato e laudos de Segurança, engenharia, prevenção e combate de incêndio, e condições sanitárias e de higiene, dos estádios.
No relatório a promotoria informa que é atribuição do Ministério Público, prevista no Estatuto do Torcedor, em seu art. 23, receber os laudos referentes aos estádios de futebol, nos quais o organizador do evento desportivo pretende que sejam realizados os jogos, com a finalidade de investigar as condições de segurança dos estádios; viabilizar o cumprimento do Estatuto do Torcedor, conforme definido na Comissão Permanente de Adoção de Medidas de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios de Futebol.
No ano passado, com base numa vistoria da Defesa Civil, o estádio Arena da Floresta foi embargado, depois de uma ação judicial movida pela promotora Alessandra Marques. A ação foi o inicio de um enorme imbróglio judicial entre o Rio Branco Futebol Clube e a Justiça Desportiva, o que culminou com desistência do clube acriano, do Campeonato Brasileiro da série C.
Mais uma vez dependo do laudo apresentado ao MPE, não só a Arena da Floresta, mas os outros estádios do Acre podem ser embargados e o Campeonato Acriano pode estar com o calendário comprometido.
O Campeonato Acriano começa no sábado, na Arena da Floresta.
Perguntado se não teme pela suspensão do campeonato, caso o MPE verifique irregularidades nos estádios, o Antonio Aquino disse que vai esperar pelo resultado da apreciação da Promotoria do Consumidor.
“A minha parte foi entregar o laudo, o Arena da Floresta, pelo menos, está com seu laudo aprovado por engenheiros”, disse Lopes.

O prazo para a convocação dos candidatos inscritos na lista de espera para o primeiro processo seletivo de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina às 23h59 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (26).
No total, foram ofertadas 66,5 mil vagas no primeiro processo seletivo de 2022 do Fies e, segundo o Ministério da Educação (MEC), para todo o ano de 2022 serão 110 mil vagas. Inicialmente, a convocação seria feira até o dia 4 de maio.
De acordo com o MEC, a decisão de ampliar o prazo final de convocação da lista de espera do Fies 2022/1 tem como objetivo promover maior ocupação das vagas ofertadas pelo programa. Além disso, nesta edição não será realizado o processo de preenchimento de vagas remanescentes, o que também contribuiu para a prorrogação da data.
O que é o Fies
O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos ofertados em instituições de ensino que aderiram ao programa. Para concorrer a uma das oportunidades do Fies, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010.

O deputado federal Tiririca, que se tornou famoso pela carreira humorística, afirmou estar chateado com o PL. O motivo: a chance de seu número utilizado nas urnas em eleições passadas ficar agora com Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), recém-filiado ao partido. À CNN, Tiririca comentou que poderia até mesmo desistir de tentar a reeleição a deputado federal.
“Aconteceram umas coisas com o partido que me deixaram meio chateado. Estão querendo pegar meu número para dar para o Eduardo Bolsonaro”, falou Tiririca à reportagem, entre pausas para atender a pedidos de fotos com simpatizantes ao andar pelos corredores da Câmara. No fim de 2017, Tiririca chegou a dizer que deixaria a vida política após o pleito de 2018. No entanto, voltou atrás.
Desde 2010, Tiririca usou o 2222 como seu número para ser eleito nas urnas. No entanto, segundo ele, há certa pressão para que o 2222 passe a ser utilizado por Eduardo Bolsonaro.
A CNN procurou e deputado Eduardo Bolsonaro para esclarecer a decisão sobre o número, mas ainda não obteve retorno.
O número é tido como um dos mais fáceis de memorizar pelo eleitorado e é praticamente igual ao que deve ser utilizado por Jair Bolsonaro: 22. Questionado sobre quem estaria por trás da ideia, Tiririca disse ter se “esquecido” do nome.
Articulador do PL em São Paulo e 2º vice-presidente nacional do partido, o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), afirmou que o número que cada candidato usará nas urnas só deve ser definido perto da convenção partidária –prevista para julho ou agosto– e que “o número para quem já tem nome não é fundamental”. O tempo de propaganda na rádio e na televisão é mais importante, defendeu.
Capitão Augusto disse ainda que o PL deve pedir que seus candidatos apresentem três opções de números para que se tente um consenso.
Puxadores de votos
Tiririca se tornou um dos maiores puxadores de votos nas últimas três eleições.
Em 2010, por exemplo, –à época no PR, que se tornou PL– Tiririca se elegeu à Câmara dos Deputados por São Paulo com 1.353.820 votos.
Ele acabou beneficiando candidatos integrantes de sua coligação que obtiveram menos de 100 mil votos, enquanto nomes de outro grupo com mais votos ficaram de fora.
Puxador de voto é o apelido dado a candidatos fortes que têm perspectiva significativa de conseguir mais votos do que os demais.
Eles conseguem fazer com que candidatos menos votados de sua legenda sejam “puxados” e eleitos por causa da grande quantidade de votos, que dará a seu partido o direito de uma bancada maior.
Essa lógica é válida para o chamado sistema proporcional –deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. Tanto Tiririca quanto Eduardo Bolsonaro são considerados fortes puxadores de votos.
CNN BRASIL

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine), está disponibilizando 79 vagas de emprego para várias áreas em Rio Branco, nesta segunda-feira, 23.
As oportunidades de trabalho são rotativas, ou seja, são divulgadas para o dia, podendo ou não estar mais disponíveis para o dia seguinte. O atendimento está sendo feito exclusivamente via telefone.
Para se candidatar, é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado. Aqueles que precisam fazer o registro na instituição, devem ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.
O cidadão poderá verificar se a vaga ainda está disponível através dos telefones (68) 3224-5094 (68) 3224-1519, (68) 3223-6502 ou (68) 0800 647 8182.

O tempo segue firme, seco e ensolarado no Acre, nesta segunda-feira, 23. Os termômetros chegam a marca máxima de até 34°C na maioria dos municípios.
Não deve chover em de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira durante o dia, e a noite será mais amena com o céu estrelado. Diferente de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, que tem a possibilidade de chuvas rápidas e pontuais em algumas áreas.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC.
As informações são do portal O Tempo Aqui.
-
TIRANDO ONDA
Governador inova na dancinha do Tik Tok: “Desenrola, bate e conserta as coisas que precisam terminar”
-
TRAGÉDIA NO SUL
Dono do Hotel Imperador Galvez, Maurício Lisboa morre em acidente
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com gol de goleiro no 2º tempo, Rio Branco arranca empate com o Amazonas pela Série D
-
Destaque 6
Justiça condena Ícaro a mais de 11 anos de prisão em regime fechado e Alan a 7 anos, respondendo em liberdade
-
TUDO POR AMOR
Pedreiro descobre traição e tenta matar amante da mulher a tiros
-
ALERTA!
Símbolo nazista e ameaça de massacre mobiliza polícia
-
Destaque 4
Gladson descarta reeleição de Mailza pelo PP e diz que Senado “está nas mãos” de Bittar
-
VEJA O EDITAL
Justiça abre processo seletivo para cessão de servidores efetivos da Administração Pública