Conecte-se agora

Projeto reconhece vaquejada como atividade esportiva

Publicado

em

Tramita na Câmara projeto que regulamenta a vaquejada como atividade esportiva. Pela proposta (Projeto de Lei 3024/11), do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), a atividade será regulada e remunerada nos termos da Lei 10.220/01, que regula a profissão de vaqueiro.

A legislação estabelece, por exemplo, que a empresa promotora de rodeios deve assinar contrato por escrito com o peão, com cláusulas como prazo de vigência – entre quatro dias e dois anos – e forma detalhada de remuneração.

A promotora do evento também é obrigada a contratar seguro de vida e de acidentes em favor do peão. A apólice deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente no valor mínimo de R$ 100 mil, a ser atualizado a cada doze meses com base na Taxa Referencial de Juros (TR). Deve-se prever ainda o pagamento de todas as despesas médicas e hospitalares causadas por acidentes de trabalho.

O projeto estabelece ainda cuidados com a proteção dos animais envolvidos na competição. De acordo com o texto, a proteção à saúde e à integridade física dos animais compreenderá todas as etapas do evento, inclusive o transporte do local de origem, a chegada, a acomodação, além de alimentação, trato, manejo e montaria, “observadas as devidas precauções”.

“Manifestação cultural”
O projeto considera a vaquejada um evento esportivo de competição, em duplas montadas, com o objetivo de dominar bovinos. Somente poderão ser usados animais liberados para a competição por atestado de veterinário, prossegue o texto. A proposta ainda detalha as características da pista e da competição, assim como a atuação do juiz.

O deputado Paulo Magalhães afirma que a vaquejada representa uma manifestação cultural legitimamente brasileira, que atrai público “fiel e apaixonado” e inúmeros atletas. “As cidades onde são promovidas transformam-se em destinos turísticos”, agrega.

Tramitação
O projeto, que tramita apensado ao PL 2086/11, será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado no Plenário.

Cotidiano

Sem mortes e com um internado, Acre registra apenas um novo caso de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foi registrado 1 novo caso de coronavírus neste sábado, 24 de setembro. O número de infectados notificados é de 149.668 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 356.104 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.431 casos foram descartados e 5 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 145.043 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 1 continuava internada até o fechamento deste boletim.

Nenhum óbito foi notificado neste sábado, 24, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.029 em todo o estado.

Continuar lendo

Na rede

Morre irmã Nair, diretora do Hospital do Juruá de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A diretora geral do Hospital Regional do Juruá em Cruzeiro do Sul, a freira Nair Reichert,70 anos, morreu no início da tarde deste sábado, 24, na unidade hospitalar que administrava desde a fundação, em 2007 . Ela teve uma parada cardiorrespiratória de 15 minutos, foi reanimada pelos médicos, mas não resistiu e faleceu.

O médico Elcimar Reis disse que ela foi submetida a Ressucitação Cardio Pulmonar e voltou da parada cardíaca. “Mas ficou gravíssima e não resistiu”, disse ele.

A religiosa estava internada com pneumonia há cerca de 15 dias. Inicialmente na clínica médica e depois na Unidade de Terapia Intensiva- UTI.

Discreta e firme, a irmã Nair era muito querida e respeitada por todos no Hospital Regional do Juruá, que ela administrava desde 2015 por meio da Associação Nossa Senhora da Saúde – Anssau. Ela já havia estado à frente do Hospital Santa Juliana e da Fundhacre em Rio Branco e fazia parte da Congregação de Servas de Maria Reparadora.

O médico Teobaldo Dantas disse que irmã Nair é exemplo a ser seguido por ter devotado a vida às pessoas e a saúde. “Ela é uma referência na saúde do Acre. Uma mulher de fibra mesmo diante dos momentos difíceis como na pandemia de Covid 19. Ela nos ensinava muito e tinha o respeito de todos. Uma perda imensurável”, afirma o médico.

Ele afirma que a religiosa tornou o Hospital do Juruá, referência de qualidade. “O Hospital atualmente é elogiado por seu desempenho por programas nacionais implementados e fiscalizados pelos hospitais Paulistas Sírio Libanês, Albert Einstein e Beneficência Portuguesa”, destaca

A freira era do Sul do Brasil, mas morava no Estado há muitos anos. Ainda não há informação oficial do local do velório e enterro da religiosa, que devem ser realizados no Acre.

Continuar lendo

Destaque 4

Discussão por causa de troco em distribuidora termina com dois feridos a tiros

Publicado

em

Uma dupla tentativa de homícidio foi registrada na madrugada deste sábado, 24. Igor Junior Lima da Silva, de 19 anos e Tarlisson Andrik Lima Lira, de 29 anos, foram feridos a tiros durante uma discussão em uma distribuidora situada na Rodovia AC-10, no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Igor e Tarlisson chegaram na distribuidora e durante a compra iniciaram uma a discussão com o proprietário por causa do troco que não teria sido entregue. Irritado, o homem que estava atendendo na distribuidora, pediu que os compradores esperassem que que ele iria buscar o troco dentro da casa. Quando o homem voltou, puxou uma arma de fogo e efetuou dois tiros na direção das vítimas. Igor foi ferido com um projétil que atingiu o braço e o peito. Já Tarlisson foi atingido com um tiro na mão. Após ação, as vítimas saíram correndo e pediram ajuda a amigos e familiares.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos a Igor e o encaminharam em estado de saúde estável ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Populares colocaram Tarlisson em um veículo e seguiram até ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), a vítima deu estrada com na unidade hospitalar em estado de saúde estável.

Policiais Militares estiveram no local e não encontraram o autor do crime.

O caso segue sob investigação dos agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE), da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

Continuar lendo

Na rede

Carro despenca de barranco e quase cai em cima de casa em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira, 23, um carro despencou de um barranco na Estrada Nova Olinda, no Bairro Boca da Alemanha em Cruzeiro do Sul e por pouco não cai em cima de uma casa. O veículo ficou totalmente na vertical mas nem o condutor, enfermeiro Helinton Lopes do Nascimento, nem moradores da residência ficaram feridos e não foram levados para atendimento médico.

Segundo o chefe da 1° Circunscrição Regional de Trânsito- Ciretran, Izaías Queiroz, o motorista perdeu o controle do veículo. “O condutor transitava sentido cemitério/Cidade da Justiça e perdeu o controle do carro”, citou

Uma guarnição do corpo de bombeiros foi acionada para fazer a remoção do veículo.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.