Menu

Pesquisar
Close this search box.

Elefante na porcelana

Tião Viana não foi à reunião de ontem que pôs fim à candidatura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), para deixar a vontade os aliados. Pois bem, com a sutileza de um elefante numa casa de porcelana, o presidente do PSB, Gabriel Maia, melou tudo, ao dizer que o governador tinha “mandado” todos votarem na candidatura Marcus Alexandre (PT).


Tapa na cara


Quase colocou tudo a perder, causou constrangimento, e por pouco não espatifa o acordo. Perpétua Almeida ficou tão irritada que abandonou a reunião indignada com a descortesia.


Furiosos


Um petista da cúpula estava furioso ontem com a trapalhada do presidente do PSB. “Tião nunca obrigou ninguém a votar no Marcus, a escolha foi por convencimento”, disse.


Voltando ao resultado


Mas, voltando ao resultado. Fui o único jornalista da área política a dizer desde o início que a candidatura Perpétua à PMRB não vingaria, ao contrário dos colegas de jornal e televisão.


Muito simples


A dedução é muito simples, só havia uma chance da deputada Perpétua Almeida, disputar a PMRB: o PCdoB romper com o PT. E isso era tão crível como uma nota de 300 reais.


Muita ingenuidade


O PCdoB ajudou o PT a ganhar o governo. Com várias secretarias, inclusive, a mais importante, 152 cargos de confiança, os comunistas iriam jogar isso no lixo por uma candidatura isolada?


Merece respeito


Agora, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) me merece respeito. Prefiro quem emite suas opiniões publicamente que os que se limitam a fazê-lo nas sobras, como muitos da FPA.


Venhamos e convenhamos


Por ter o prefeito da Capital, o PT tinha o direito de indicar a cabeça de chapa para a PMRB.


Final previsto


No PMDB, o final foi o mesmo previsto desde o começo pelo blog, deu Fernando Melo (PMDB) como candidato a prefeito, por claro aspecto: era o candidato nascido na cúpula.


Jogo suicida


O ex-deputado federal João Correia (PMDB) entrou num jogo suicida. Com um QI alto, ele sabia de antemão que o jogo estava decido a favor de Melo, perdeu no partido e na justiça.


 


Mera homologação


Ao vencer ontem as prévias do PMDB, Fernando Melo irá à convenção municipal apenas para ter sua candidatura homologada.


Primeira mão


Vou antecipar a posição do João Correia na eleição municipal: irá apoiar publicamente a candidatura de Tião Bocalon (PSDB) a prefeito de Rio Branco; Fernando Melo, jamais.


Orelhas ardidas


Sérgio Petecão (PSD) cochichou muito com Tião Viana na posse do presidente da Associação Comercial. Quem estava perto conta que as orelhas de João Correia e Werles Rocha arderam.


Chapa pronta


A chapa da prefeita Marilete Vitorino (PSD) para disputar a reeleição está pronta, como vice já foi escolhido o coronel PM Deodato (PMDB), que sempre teve boa votação naquele município.


Nome certo


Para o vereador Charqueiro (PMDB) o nome ideal da oposição para disputar a prefeitura de Plácido de Castro é a vereadora Jamislene (PMDB), mas ressalta estar o processo indefinido.


Culpa do petecão


Charqueiro debita a estagnação ao senador Sérgio Petecão (PSD), pelo fato do seu partido ter três nomes querendo ser candidato a prefeito de Plácido sem se entenderem.


Como um pária


Quem anda como um pária em Plácido é o médico Roney Firmino (PSB) que, saiu da oposição, certo que seria o candidato único da FPA, mas armou e se deu mal, houve reação no PT.


Mesma tese


A tese dos petistas em Plácido é a mesma usada na Capital: o PT governa o município e por isso tem o direito de apontar o nome à sucessão do prefeito Paulinho (PT).


Conversa em Brasília


Os deputados Astério Moreira (PRP) e Lira Moraes (PRP) embarcam à Brasília na próxima segunda para uma conversa com a direção nacional do PRP na próxima terça-feira.


Sentimento político


Vão levar o sentimento do partido que, pelas confusões políticas armadas, não há mais como se manter Julinho na presidência do PRP, sem sérios prejuízos partidários.


Praticamente decidido


Em Cruzeiro do Sul, se não houver turbulência de última hora, o candidato a prefeito da FPA deverá ser o deputado federal Henrique Afonso (PV), com Marcelo Siqueira (PT) na vice.


Prego enterrado


Os demais partidos da FPA não se alvorocem em colocar nomes como opção de vice de Marcus Alexandre (PT), o PCdoB só não apontará esse nome se não quiser.


Muda o quadro


A se confirmar a candidatura do deputado Moisés Diniz (PCdoB) a prefeito de Tarauacá, a FPA terá mais facilidade de se unir que com Moises fora do contexto.


Bola com o PP


As atenções na oposição estão voltadas para o PP e saber se indicará o vice de Tião Bocalon (PSDB) ou de Fernando Melo (PP). O PP se comprometeu com ambos, esse é o problema.


É com o eleitor


Agora a conversa é com o eleitor. As candidaturas principais estão definidas para a disputa da prefeitura da Capital. O PT com o engenheiro Marcus Alexandre (PT), o PMDB com o advogado Fernando Melo (PMDB) e o PSDB com o professor Tião Bocalon (PSDB). Há ainda a candidatura do ex-deputado Luiz Calixto (PSL). Outra que porventura aparecer será apenas para figuração.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.