Menu

Acre está com nota abaixo da média nacional. Rio Branco é a terceira pior cidade em acesso e a qualidade dos serviços do SUS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde recebe nota pelo acesso e a qualidade dos serviços. O Índice de Desempenho do SUS (Idsus) avalia o atendimento em todos os municípios e estados e em âmbito nacional, de acordo com uma escala de 0 a 10. Na primeira avaliação, a pontuação do Brasil é 5,47. O Estado do Acre está em décimo com média [5,44] abaixo da nacional.

Publicidade

O município de Rio Branco é a terceira pior saúde das capitais da região norte, com média de 5,56. Boa Vista e Palmas estão no topo da tabela. Macapá é a capital com a pior saúde da região norte.


O Idsus é resultado do cruzamento de 24 indicadores sobre o atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população em unidades públicas de saúde


Para calcular o desempenho do SUS em cada cidade do país, os técnicos dividiram os municípios em seis grupos, dependendo da condição econômica e da estrutura de saúde disponível (hospital, posto de saúde, laboratório).


O levantamento de dados para divulgação do IDUS 2012 será realizado a cada três anos. Desde a idealização até a fase de finalização, o índice foi construído com a participação de vários segmentos do governo, técnicos, acadêmicos e com a participação e aprovação do Conselho Nacional de Saúde.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido