Menu

Membros do Grupo de Atuação do MP/AC se reúnem com segurança pública para evitar violência e furto nos abrigos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os membros do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) que compõem o Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e resposta a situação de emergência ou estado de calamidade devido a ocorrência de desastres (GPRD) com atuação direta ligada aos desabrigados da cheia do rio Acre, se reuniram com representantes dos diversos setores que compõe a segurança publica do estado, a delegada Wânia Lillian Dene representando a policia civil, a tenente Ellen representando a Policia Militar.

Eles ouviram da administração do parque de exposições uma serie de reclamações e denúncias com relação ao aumento dos boletins de ocorrência ligados a furtos de celulares, botijas de gás, colchões e violência domestica. Dentre os moradores do local existem ex-detentos, pessoas em liberdade condicional, semiaberto em medidas de proteção sócio-educativas e conflito com a lei o que coloca uma concentração de pessoas em um mesmo local, o que estaria gerando algumas situações de conflito.

Anúncio

Algumas sugestões foram discutidas para tentar coibir esses tipos de delitos, uma delas seria o aumento nas rondas noturnas, pois é a partir das 22h que boa parte dos delitos são cometidos. Todas as possibilidades serão estudadas pelo judiciário e pelos membros do Grupo de atuação. Os boxes são considerados o lar dos desabrigados e inviolável por quem quer que seja, salvo em flagrante delito. Em duas reuniões marcadas para hoje, 29, entre representantes do Judiciário, membros do MP/AC e Policia civil, será definida a situação jurídica das pessoas acolhidas, e se o estado de calamidade decretado pela Prefeitura de Rio Branco pode dar mais poderes as instituições de segurança publica, do Poder Judiciário e do Ministério Público.

O procurador de Justiça Osvaldo D’Albuquerque coordenador do GPRD disse que é necessário que haja uma união entre as instituições defensoras da lei para que se possa garantir as pessoas situadas no parque de exposição e em outros abrigos todos os seus direitos básico e dentre eles esta a segurança pública. 

Por Jorge Braun

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.