Menu

Promotoria e Juizado da Infância se unem para retirar crianças de áreas inundadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Promotoria de Defesa da Infância e Juventude em ação conjunta com o Juizado da Infância e Juventude montaram uma Força Tarefa para retirada de crianças que estão em situação de risco nas áreas inundadas pela maior cheia do Rio Acre nos últimos 14 anos. Denominada pela Defesa Civil de “Equipe 50” de apoio às vítimas da enchente o grupo é coordenado pelo Ministério Público do Estado do Acre.


Quatro equipes composta por Assistentes Sociais, Psicólogos e membros do Corpo de Bombeiro e da Defesa Civil estão percorrendo todas as áreas inundadas a fim de identificar e sensibilizar as famílias que persistem em continuar em suas casas mesmo após a enchente. O trabalho das equipes é avaliar o risco de crianças permanecerem nessas áreas e ao mesmo tempo procurar manter o núcleo familiar.

Publicidade

“A principio a ideia é manter o núcleo familiar unido, porém se identificar situação de risco imediato medidas mais severas serão tomadas, a segurança das crianças e dos adolescentes é fundamental”, disse Almir Branco, promotor de defesa da infância e juventude.


Já nas primeiras ações de campo as equipes atenderam mais de uma dezena de casos, todas foram notificadas e serão acompanhadas de perto pelas Assistentes Sociais. As famílias também foram orientadas em não deixar crianças saírem sozinhas em botes e canoas e como recorrer ao Ministério Público e ao Juizado da Infância para proceder com a retirada.



Eduardo Duarte
Assistente de Comunicação
ASCOM/MPE/AC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido