Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul retoma atendimento itinerante de saúde em 2012

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde composta por médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem num total de 15 pessoas irão passar os próximos 15 dias, a bordo do barco da Secretaria, realizando o atendimento de saúde nos Rios Juruá e Valparaíso.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Lucila Brunetta, esse importante trabalho deixou de ser executado por um período devido a ausência de médicos com a disponibilidade de subir até as cabeceiras dos rios e fazer o atendimento de saúde in locu. Brunetta explicou também que o barco subirá até as derradeiras colocações e de lá virá baixando os rios realizando o atendimento, parando quando necessário nos pontos de apoio já preestabelecidos, pela Secretaria. Além do barco da saúde a secretaria dispõe também de 4 canoas pequenas que se deslocam para fazerem o atendimento dentro dos igarapés onde existem comunidades de difícil acesso.

Anúncios


Durante a viagem além de consultas, obturações e extrações dentárias, serão realizados exames pré-natais, coleta de preventivos, vacinação e coletas de lâminas para detecção de malária, entre outros atendimentos.


Para a Secretária esse atendimento é de primordial importância. “Nós estamos, literalmente, levando a saúde até as comunidades. Com isso, além de reduzir o fluxo de gente nos postos de saúde, nós conseguimos minimizar o sofrimento das pessoas que muitas vezes vem de tão longe e ficam perambulando na cidade em busca de um atendimento. Estamos proporcionando também cidadania”. Brunetta explicou que a equipe alterna 15 dias de atendimento e 15 dias em terra. Após os rios Juruá e Valparaíso será a vez das comunidades dos Rios Juruá Mirim, Liberdade, Campinas e Lagoinha receberem a visita da equipe da saúde.



O prefeito Vagner Sales destaca o compromisso que assumiu com essas comunidades, desde que se propôs a ser chefe do executivo: “é uma questão de honra levar um atendimento como esse aos nossos irmãos ribeirinhos. É um compromisso que nós assumimos e queremos fazer com que esse compromisso seja cumprido. Essas pessoas estiveram desassistidas ao longo dos governos passados e precisam sentir a presença da prefeitura nas suas comunidades; e é isso que nós estamos fazendo”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido