Menu

Rio Branco sai de último para 24º no IFDM e Santa Rosa do Purus continua entre os piores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


A capital do Acre recebeu destaque na divulgação Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2011. Rio Branco avançou tanto em Emprego&Renda, quanto em educação, o que permitiu que a capital acriana deixasse a última posição na penúltima avaliação em 2007, para ocupar o 24º lugar ultrapassando Macapá e Manaus.

Publicidade

Mesmo com o pequeno avanço de Rio Branco e, com o crescimento em empregos em Porto Velho (RO), as capitais do Norte e Nordeste seguiram com os índices mais baixos. A nota triste entre os 22 municípios do Acre continua sendo a de Santa Rosa do Purus, que continua ocupando as últimas colocações na avaliação da Firjan.


O município de Santa Rosa do Purus tem uma das piores notas, chegando a 0,4059. Os dados foram divulgados com o objetivo de verificar as gestões das prefeituras. A cidade mais atrasada no IFDM é administrada pelo PT, assim como Rio Branco que obteve o melhor índice entre os municípios do Estado.


Em 2007, o menor índice ficou para Santa Rosa do Purus-AC (0,3410). Em 2011, o município que foi destaque nacional pela mortalidade de crianças indígenas com diarréia aguda. Mesmo com a morte das 12 crianças, Santa Rosa ainda ficou na penúltima colocação a frente de São Félix de Salsas (MA).


O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.



 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido