Menu

Rio Branco sai de último para 24º no IFDM e Santa Rosa do Purus continua entre os piores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

A capital do Acre recebeu destaque na divulgação Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2011. Rio Branco avançou tanto em Emprego&Renda, quanto em educação, o que permitiu que a capital acriana deixasse a última posição na penúltima avaliação em 2007, para ocupar o 24º lugar ultrapassando Macapá e Manaus.

Anúncio

Mesmo com o pequeno avanço de Rio Branco e, com o crescimento em empregos em Porto Velho (RO), as capitais do Norte e Nordeste seguiram com os índices mais baixos. A nota triste entre os 22 municípios do Acre continua sendo a de Santa Rosa do Purus, que continua ocupando as últimas colocações na avaliação da Firjan.

O município de Santa Rosa do Purus tem uma das piores notas, chegando a 0,4059. Os dados foram divulgados com o objetivo de verificar as gestões das prefeituras. A cidade mais atrasada no IFDM é administrada pelo PT, assim como Rio Branco que obteve o melhor índice entre os municípios do Estado.

Em 2007, o menor índice ficou para Santa Rosa do Purus-AC (0,3410). Em 2011, o município que foi destaque nacional pela mortalidade de crianças indígenas com diarréia aguda. Mesmo com a morte das 12 crianças, Santa Rosa ainda ficou na penúltima colocação a frente de São Félix de Salsas (MA).

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.