Menu

Pesquisar
Close this search box.

Azedou de vez

Azedou de vez o clima na FPA. Ao atacar na televisão a direção do PT, ameaçando, inclusive, ser candidata à PMRB numa segunda via na FPA se não for tirado o nome de Marcus Alexandre, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), deixou o PT sem saída. Ou cede às suas ameaças ou mantém Marcus Alexandre. A partir dessa entrevista acabou a firula na FPA.


Sem hipocrisia


A dura entrevista da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) foi uma peitada pública em Tião Viana, Jorge Viana e Anibal Diniz, patrocinadores da candidatura Marcus Alexandre (PT).


Bom entendedor


E não se venha querer tapar o sol com a peneira, o recado teve endereço certo e completo.


Pedras no tabuleiro


Após a entrevista disparei uma série de telefonemas a figuras de proa do PT e ouvi de todas  que a candidatura de Marcus Alexandre (PT) e irremovível  e não aceitam duas candidaturas.


Posição do PCdoB


Um desses cardeais me disse o seguinte: “duas candidaturas significa a quebra da unidade da FPA e vamos esperar agora para saber se essa é uma posição do PCdoB ou só da Perpétua”.


Fora de cogitação


Partir para o impasse ser decidido numa pesquisa é também, segundo a importante fonte, fora de cogitação: “os demais aliados da FPA já declararam apoio ao Marcus, isso é que importa”.


Não é ingênua


Agora é a minha opinião. A Perpétua Almeida (PCdoB) é inteligente o bastante para saber ser impossível ter duas candidaturas à PMRB na FPA, sem racha entre PT e PCdoB, não há como.


Torre de babel


Como é que os secretários da cota do PCdoB apoiariam a candidatura da Perpétua à PMRB, e o governador Tião Viana e os demais secretários o candidato do PT? Seria uma Torre de Babel.


Lei da física


É a lei da física na política: dois corpos (candidatos aliados) não ocupam o mesmo espaço.


Outra simulação


A FPA perdeu a eleição na Capital. Com dois candidatos da FPA as chances da oposição emplacar Fernando Melo (PMDB) e Bocalon (PSDB) no segundo turno seriam concretas.


Fora de cogitação


Também conversei por telefone com três dirigentes de partidos nanicos. Unânimes em dizer que não vão para nenhum debate com a Perpétua porque já fecharam com Marcus Alexandre.


Deixando claro


Um deles me disse que, inclusive, que deverá sair uma nota oficial dos nanicos, reafirmando que o candidato que vão apoiar é Marcus Alexandre (PT).


Dando o arremate


Diante de tudo isso, vou ser muito pragmático: não creio que o PCdoB peite o PT e lance por cima de pau e pedra a candidatura da Perpétua Almeida, pois, seria o fim da unidade da FPA.


Nada novo


Isso não seria inusitado: o PCdoB já peitou o PT e lançou à PMRB a candidatura de Sérgio Taboada (PCdoB) contra Marcos Afonso (PT). Mas, era outra época, não havia cargos em jogo.


Na justiça


O ex-deputado federal João Correia (PMDB) diz que se necessário irá à justiça eleitoral para garantir seu direito de disputar a indicação a prefeito pelo PMDB contra Fernando Melo.


Libelo acusatório


Fernando Melo se prepare,  João Correia ainda nem abriu o baú principal de críticas a ele.


Discurso de federal


Ainda estamos longe de 2014, mas o deputado Luiz Tchê (PDT) já encarnou na Aleac o discurso de candidato a deputado federal. Aliás, temas que também dizem respeito ao estado.


Não aposte


Algumas lideranças tucanas desfilam de salto alto certas que Tião Bocalon (PSDB) ganha a eleição no primeiro turno. Em política não existe o certo, já vi favorito ficar de fora da disputa.


Não está morta


A FPA está com sérios problemas internos, mas não está morta, é tolice pensar o contrário.


Tudo parado


Enquanto não for definida a situação na Capital, o processo sucessório em Cruzeiro do Sul, onde também há problemas a serem resolvidos, não avança.


Problema a resolver


É bobagem pensar que a sucessão municipal em Sena Madureira não passa pelo prefeito Nilson Areal, nenhum nome se consolidará como candidato sem o seu apoio.


Muito simples


A dedução é simples, numa eleição municipal, o prefeito de um município é peça importante.


Caindo na cabeça


Vereadores do Jordão andam perambulando pela Capital na busca de apoio do governo para recuperar a Câmara Municipal, em vias de cair na cabeça dos freqüentadores.


Rolinhas bombadas


O famoso bloco de carnaval de Brasiléia, “As rolinhas do Coronel”, que reúne mais veado por metro quadrado do Acre, este ano vai bombar: virão caravanas de “boiolas” de La Paz e Lima.


Momento decisivo


Quando todos esperavam que as coisas estivessem acalmadas na FPA, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), com uma entrevista inesperada, atacando o PT,  colocou farofa no ventilador. O PT vive o momento mais decisivo desde a fundação da FPA. Tem que tomar uma decisão já, retardar a agonia da escolha do candidato da FPA á PMRB só favorece a oposição.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.