Menu

Pesquisar
Close this search box.

SEAPROF volta a explicar atraso no pagamento de produtores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em nota assinada pelo secretário Lourival Marques, a Seaprof voltou atrás e disse que não deve produtores rurais. Ao contrário do que gravou ontem com a reportagem, o texto esclarece que o Estado não deixou de pagar nenhum produtor inserido no programa de aquisição de alimentos.


O documento confirma que os produtores rurais da Associação Verde é Vida entregaram seus alimentos em dezembro de 2011, como consta na denúncia feita pelo site. O secretário diz que no caso do arroz e farinha de mandioca, precisavam ser estocados com tratamento fitossanitário para manter esses produtos em boas condições de consumo. Ele não esclareceu por que deixou de pagar R$ 45 mil as dez famílias inseridas no programa.

Anúncios


Leia o documento:


Em atenção às inverdades noticiadas nesse site ac24horas em matéria com o titulo “Seaprof confirma atraso no pagamento de produtores” temos a esclarecer que em nenhum momento isso foi posto durante entrevista. O Governo do Estado não deixou de pagar nenhum produtor que estava inserido no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra para Doação Simultânea, no ano de 2011 ou períodos anteriores.
Foi explicado que a Associação de Produtores Rurais Verde é Vida, Seringal Belo Horizonte e São Francisco do Espalha, através de seu presidente José Augusto da Cunha Ferreira, buscou o apoio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar Seaprof) em dezembro de 2011 porque já haviam entregue toda a cota estabelecida pelo PAA naquele ano, no valor de R$ 4.500,00 cada um dos associados, mas ainda havia um restante de produção, no caso arroz e farinha de mandioca que precisavam ser estocados com tratamento fitosanitário para manter esses produtos em boas condições de consumo.
Como é nossa função atender os produtores familiares em suas necessidades de organização da produção colocamos à disposição os serviços de transporte e armazenamento. Também esclarecemos que ficou acordado que neste ano de 2012 caso a Associação Verde é Vida garantisse a participação de seus associados no PAA, esses produtos já estariam prontos para serem entregues e, claro, posteriormente feito o pagamento.
Portanto, fica esclarecido que o Governo do Estado, através do PAA, não adquiriu produtos da agricultura familiar e deixou de realizar o devido pagamento aos agricultores. Informo que o volume de produtos que estão armazenados na unidade da Cageacre em Senador Guiomard é de 6.978 quilos de farinha e 850 quilos de arroz.
O Programa de Aquisição de Alimentos atende ao preceito de garantir o direito à alimentação das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, mas também visa promover o fortalecimento da agricultura familiar, a geração de renda no campo e a promoção do desenvolvimento local por meio do escoamento da produção para o consumo.
Além da garantia de compra do que é produzido, o Programa assegura ainda assistência técnica, com os extensionistas acompanhando de perto cada caso, orientando e programando a produção. Os produtores cadastrados recebem orientação dos técnicos da Seaprof, que ainda tem o papel de estudar a logística de distribuição.
A instituição Seaprof tem uma história de respeito e reconhecimento do trabalho de assistência e extensão rural que desenvolve junto aos agricultores familiares acreanos desde a década de 60.
Lourival Marques
Secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido