Conecte-se agora

Internauta com suspeita de dengue fica de 7 às 13h na espera e não é atendido na UPA

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

O Facebook se tornou o veículo de comunicação para a população de Rio Branco denunciar o que eles classificam como desumanidade no atendimento público de saúde.

Nesta quinta-feira, 02, Wesley Diógenes, que de acordo com seu perfil na rede social é funcionário da Biblioteca da Floresta, ficou de 7 às 13h, na espera da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Tucumã, com suspeita de dengue, mas não foi atendido.

O desabafo do jovem foi postado no Facebook, no início da tarde. O paciente reclama ainda do atendimento dispensado pelo único médico que atendia na unidade de saúde.

De acordo com Wesley Diógenes, o profissional sequer olhou para ele, pedindo que se dirigisse a sala de observação para coletar sangue e realizar um exame. Depois do procedimento, o jovem relata que não teve para quem mostrar o resultado.

Sem receber atendimento, Diógenes voltou para sua residência.

Abaixo, a íntegra do relato:

Wesley Diógenes

DESABAFO (Por favor repassem para providências serem tomadas): Hoje às 7 da manhã fui na UPA do Tucumã para providências para possível dengue ou virose que estou acometido e me faltam palavras para descrever a desumanidade, precariedade, desrespeito, falta de compromisso médico e principalmente irresponsabilidade daquele local que tem como missão servir à população.

Fiquei de 7 da manhã até às 13 horas pra fazer um simples exame de dengue e acreditem eu não fui atendido ainda, e o pior não é isso, tinha apenas um médico para atender todas as enfermidades do local e quando enfim o médico me atendeu sem ao menos levantar o rosto rabiscou um exame de sangue que fui fazer com um prazo de entrega de 1h30, como não tinha como ir pra casa pacientemente esperei, o exame foi entregue apenas às 12h30, lembre-se que estava desde 7 horas, imaginei que enfim seria atendido, mas quando o exame ia ser entregue para chamarem os pacientes não era possível porque o coordenador tinha ido almoçar, eu pacientemente o esperei e perguntei ao coordenador do local pedante, estúpido e mal e educado que horas eu iria ser atendido, eis que ele me diz que não tinha previsão e mais disse-me que se eu quisesse prioridade que pegasse meu exame e fosse pra outro posto de atendimento…

No mesmo local não tinha pediatra e várias crianças estavam convalescendo sem nenhuma atitude do local, inclusive um bebê de 18 dias ficou horas esperando atendimento e quando saí de lá ainda não tinha sido atendido. . Situações como essa são inadmissíveis e inaceitáveis, tenho certeza que a Secretária Suely Costa de forma alguma aceita essas ações, mas saiba secretária que aquela UPA está uma verdadeira patifaria. Crianças vomitando no saguão, pessoas desmaiando de dor e como possivelmente estou com dengue peguei meu exame e vim pra casa por não ter mais condições físicas de aguardar uma posição médica depois de 7 horas seguidas de febre, dor de cabeça, dor no corpo e fome na espera de um simples atendimente. Ok, vamos fazer campanha contra a dengue, mas vamos oferecer também condições necessárias para o atendimento dos infectados. Abraços.

Link da postagem: https://www.facebook.com/wesley.diogenes/posts/326798117358862

Acre

Bancada federal do Acre fica dividida sobre lei do ensino domiciliar

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 19, o Projeto de Lei (PL) 3.179 de 2012, que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, também conhecida como homeschooling.

A ação não é permitida no país por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) até os dias de hoje, mas pode mudar com a decisão. Antes, precisa ser analisado pelo Senado e se sofrer alterações, volta para a câmara. Caso contrário, pode ser vetada ou sancionada pelo presidente da República.

O texto prevê que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) seja alterada para admitir o ensino domiciliar na educação básica, isto é: pré-escola, ensino fundamental e médio.

No Acre, os parlamentares Alan Rick (União), Vanda Milani (PROS) e Mara Rocha (MDB) deram votos favorecendo a execução da PL.

Já Jesus Sérgio (PDT), Léo de Brito (PT), Flaviano Melo (MDB) e Perpétua Almeida (PC do B), foram contra a iniciativa. Jéssica Sales não participou.

Entidades estaduais, como a Adufac, dizem ser frontalmente contrária ao modelo de ensino e declaram que os deputados acreanos que disseram sim a PL, “mais uma vez traíram a educação pública”.

Em nota, os representantes afirma que o homeschooling é uma pauta anacrônica e sem fundamentos técnicos, e o STF já definiu que o educação domiciliar é inconstitucional.

“O empenho dos bolsonaristas na Câmara, que aprovou regime de urgência para a matéria e evitou que ela tivesse que passar por uma comissão especial, acende sinal de alerta sobre a disposição dos apoiadores do governo Bolsonaro, para aprovar o projeto definitivamente”, esclarece.

Entenda como funciona o Projeto

Segundo o relatório, fica autorizada a educação domiciliar durante a educação básica, desde que os pais ou responsáveis sigam algumas regras, como a comprovação de escolaridade de nível superior ou tecnológico e a apresentação de certidões criminais da Justiça Federal e Estadual ou Distrital.

De acordo com o texto, o estudante também deve ser matriculado anualmente em alguma instituição de ensino credenciada, e o método deve cumprir conteúdos curriculares referentes ao ano escolar da criança, segundo a Base Nacional Comum Curricular.

Foi adotado ainda uma emenda que inclui no texto uma alteração no Código Penal, para que pais ou responsáveis optantes pela educação domiciliar, não incorrem em crime de abandono intelectual de seus filhos ou dependentes.

Continuar lendo

Acre

Mãe de Jonhliane Paiva comemora condenação de Ícaro e Alan

Publicado

em

Depois da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, ter condenado, nesta quinta-feira, 19, os réus Ícaro José da Silva Pinto e Alan Araújo de Lima pelo atropelamento e morte que vitimou Jonhliane Paiva de Souza, na época com 30 anos, em agosto de 2020, em Rio Branco, a mãe da vítima, Raimunda Paiva, declarou à imprensa que a justiça enfim, foi feita.

Segundo ela, o júri deu uma resposta a altura do que o caso merecia. “A verdade prevaleceu”, declarou, dizendo que a pena de ambos foi justa.

Visivelmente emocionada, Raimunda afirmou que não acredita no pedido de perdão de Ícaro Pinto – declarado em vídeo e no seu depoimento durante o julgamento. “Só o tempo dirá”, encerrou.

Além da condenação, os dois deverão indenizar a família em R$ 150 mil reais por dano moral e pagar uma pensão vitalícia à mãe da vítima fixada em ⅔. Ícaro também foi condenado a pagar uma pensão fixada em mais de R$ 900 mil.

Continuar lendo

Acre

Pedreiro descobre traição e tenta matar amante da mulher a tiros

Publicado

em

O funcionário público da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, Jairo Melo, de 30 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio, na tarde desta quinta-feira, 19, após ser ferido por um tiro dentro do seu carro, na BR-364 (Via Verde), na terceira ponte.

Segundo informações do acusado, que foi preso, o pedreiro Tomé da Silva Aguiar, casado há 14 anos e que tem 3 filhos, desconfiou que sua esposa estava lhe traindo, então resolveu clonar o WhatsApp dela e descobriu que Jairo estava tendo um caso com a mulher.

O pedreiro leu as mensagens e se passando pela esposa marcou um encontro com Jairo na terceira ponte. Tomé se escondeu na área de mata e quando Jairo chegou ao local no seu carro HB20, de cor branca, o acusado o abordou e com uma espingarda efetuou um tiro que quebrou o vidro do veículo.

Os chumbos atingiram o braço e cabeça do funcionário público. Após a ação o pedreiro foi detido por populares que passavam pelo local. Ao ac24horas, Tomé informou que não queria matar a vítima, mas apenas dar uma lição.

“Eu não queria matar ele, só tirar os seus testículos, mas aí ele reagiu e tive que efetuar o tiro. Sou casado há 14 anos, tenho três filhos com minha esposa e ainda cuido do sobrinho dela, trabalho o dia todo como pedreiro e esse filho da puta pegando minha mulher, só porque tem dinheiro e carro. Não tenho passagens pela polícia, sou trabalhador, não sou vagabundo”, disse o acusado.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos a Tomé e o encaminharam ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve no local, onde deu voz de prisão ao pedreiro Jairo, apreendendo a arma de fogo usada no crime, além de uma faca. Em seguida o encaminhou à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

A área foi isolada para os trabalhos do perito em criminalística, em seguida o veículo da vítima foi removido por um guincho. O caso agora está à disposição da Polícia Civil e do Judiciário.

Continuar lendo

Acre

Acre não registra novos casos ou mortes por Covid-19 nesta quinta

Publicado

em

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), desta quinta-feira, 19, nenhum caso de Covid-19 foi registrado no Acre. Com isso, o número de infectados continua em 124.973. O informativa também indicou que não ocorreu nenhuma morte, assim, o número de óbitos pela doença é mantido em 2.002 em todo o estado.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI, está com 3,33%, de acordo com o guia de monitoramento, com 2 pessoas internadas, e 12 exames de RT-PCR à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).

O Estado registra até o momento, 327.178 notificações de contaminação pela doença, sendo que 202.193 casos foram descartados e 122.930 pessoas já receberam alta médica da doença.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!