Conecte-se agora

Rio Acre alaga seis bairros e atinge dezenas de famílias

Publicado

em

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
[email protected]

A Defesa Civil  no Acre, divulgou relatório na manhã desta terça-feira (31), apontando que o nível do rio Acre, alcançou o seu maior volume de água desde a última enchente no ano passado e está marcando 14,59m em sua calha mais profunda.

Ao menos cinco bairros. [Ayrton Sena, Taquarí, Seis de Agosto, Baixada da Sobral e Cadeia Velha], continuam como os mais afetados pela enchente e famílias inteiras começam a ser levadas para abrigos improvisados, montados pela prefeitura no Parque de Exposições Marechal  Castelo Branco.

Ainda não há um número oficial de desabrigados, tendo em vista a todo instante, são inúmeros os pedidos de socorro pelo 193 do Corpo de Bombeiros. Estima-se em dezenas o número de afetados.

A Defesa Civil deve emitir um boletim informando a situação geral sobre a enchente ainda esta  manhã.

Confira como é a situação de momento sobre o nível dos rios que banham o Acre:

Rio Juruá no município de Cruzeiro do Sul- 10,41m (situação normal)

Rio Tarauacá no município de  Tarauacá- 6,00m (situação normal)

Rio Acre em Rio Branco- 14,59m (situação de transbordamento)

Rio Yáco no município de Sena Madureira- 12,58m (situação normal)

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Acre passa das 500 mil doses aplicadas da vacina contra Covid-19

Publicado

em

O Acre conseguiu superar a marca de 500 mil doses de vacina contra Covid-19 aplicadas na população. São exatas 500.999 doses alcançadas nesta quarta-feira (4), segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde.

Com a 1ª dose são 371.023 doses e totalmente imunizados com duas doses são 129.956 pessoas. Nada menos que 10.083 tomaram a dose única da Janssen.

No ranking dos municípios, Rio Branco é o que mais vacina em número de doses, e Jordão, o último.

O avanço da vacinação tem relação direta com a redução de casos, internações e mortes por Covid-19 mas, segundo o médico e deputado Jenilson Leite, os cuidados sanitários pessoais e coletivos devem permanecer. Ou seja: o uso de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel devem ser mantidos.

Continuar lendo

Acre

Acre deve receber mais de 17 mil doses de vacina da Pfizer

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou nesta quarta-feira, 4, a chegada do 34º lote de vacinas contra Covid-19 ao Acre na quinta-feira, 5, sendo 17.550 doses da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer.

Os imunizantes da Pfizer devem desembarcar às 14h10, no Aeroporto de Rio Branco. Segundo informações repassadas ao ac24horas, as vacinas devem ser usadas para imunização dos jovens de 12 a 17 anos.

Continuar lendo

Acre

MP pede que prefeito suspenda editais de concursos em Acrelândia

Publicado

em

O promotor de justiça Vanderlei Batista Cerqueira, do Ministério Público do Acre (MPAC), recomendou que o prefeito do município de Acrelândia, Olavo de Rezende (MDB), suspenda os processos seletivos temporários para cargos de níveis médio e superior, bem como todos os atos administrativos deles decorrentes, promovidos pela atual gestão. A portaria foi publicada na edição do Diário Eletrônico desta quarta-feira, 4.

De acordo com a portaria, Olavinho deverá revogar de forma imediata os editais nº 01/2021 e 02/2021, de 1º de junho de 2021, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Além disso, o promotor Vanderlei Batista determinou que a gestão deverá, oportunamente, dentro dos critérios de conveniência e oportunidade, lançar novos editais para realização de concurso público conforme prevê o ordenamento jurídico pátrio, para a substituição dos servidores temporários, atualmente lotados nos órgãos públicos municipais.

Em caso de contratação da empresa que organizará o futuro certame público, que seja precedida do procedimento licitatório cabível, condicionada à comprovação, no momento oportuno do procedimento licitatório, da capacidade técnica para a realização do concurso público, com a apresentação de lista completa do corpo técnico especializado (próprio ou contratado para a ocasião) que se encarregará da elaboração das provas, bem como da correção dos eventuais recursos apresentados pelos candidatos; da lisura na elaboração das questões das provas, que deverão ser inéditas, a fim de possibilitar aos candidatos, de fato direito à impetração de recursos.

Outro pedido feito na recomendação, é que seja(m) aberta(s) conta(s) corrente(s) para o recebimento dos valores pagos a título de inscrição no certame, de forma a possibilitar a tomada ou prestação de contas dos responsáveis ou dirigentes dos órgãos da administração pública, para exame e julgamento pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“A não observância da presente recomendação, de eficácia imediata, acarretará a adoção, pelo Ministério Público, das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, objetivando restabelecer a ordem jurídica outrora violada, sem prejuízo possível responsabilidade no âmbito administrativo, civil e, se o caso, criminal dos envolvidos pela sua inobservância. Assevera que Omissão Dolosa na adoção das medidas poderá ensejar o ajuizamento de Ação Civil Pública por improbidade administrativa ao agente detentor do dever de sanar as ilegalidades por violação aos princípios da legalidade e da eficiência”, diz trecho da recomendação.

A promotoria ressalta que o prefeito Municipal de Acrelândia – Olavo Francelino de Rezende, mediante ofício, devendo constar o prazo de 10 dias úteis para que a Gestão Municipal envie resposta sobre o acatamento da presente recomendação ministerial. O MP destacou que caso haja desobediência, o órgão abrirá uma ação civil por improbidade administrativa.

Continuar lendo

Acre

Acre não registra mortes por Covid-19 pelo segundo dia seguido

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) em boletim divulgado na tarde desta quarta-feira, 4, registrou 44 novos casos da covid-19, sendo dois casos confirmados por exames RT-PCR e 42 resultados de testes rápidos, fazendo com que o número de infectados salte para 87.232 nas últimas 24 horas.

Pelo segundo dia seguido, o Estado não registrou nenhuma notificação de óbitos, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.802 em todo o estado. Segundo o boletim, 29 pessoas seguem internadas entre leitos de enfermaria e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) covid-19 no Acre.

Até o momento, o Acre registra 239.479 notificações de contaminação pela doença, sendo que 152.195 casos foram descartados e 52 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. 84.914 pessoas já receberam alta médica da doença.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas