Conecte-se agora

Família compra gasolina para ambulância transportar parente

Publicado

em

Jairo Barbosa – [email protected]

A família da estudante Meiriane Nascimento Oliveira, de 24 anos, não sabe o que é mais humilhante. Ver a jovem morrendo em uma cadeira de rodas por causa de uma série de problemas de saúde, ou ter que comprar gasolina para abastecer a ambulância que a transporta do município de Porto Acre para o Hospital das Clínicas, em Rio Branco.

Meiriane é obesa (pesas 140 kg), e sofre com problemas cardíacos, cisto e pneumonia. Desde de 2009 ela é atendida no Hospital das Clínicas para onde se locomove de Porto Acre (60 km de Rio Branco) toda vez que precisa vir ao médico. Mas para que ele chegue ao hospital a família precisa comprar combustível para abastecer a ambulância do posto de saúde da Vila do V, sob a responsabilidade da prefeitura de Porto Acre.

“Segunda feira a gente colocou vinte reais de gasolina e o motorista da ambulância completou com mais dez reais. Se a gente não colocar o combustível o carro não trás ela pra Rio Branco”, denunciou a Irma da paciente, Marly do Nascimento Oliveira, que acompanha Meiriane no tratamento.

Segundo Marly, nem o município, nem o estado disponibilizaram acompanhamento por meio do serviço social, setor da saúde responsável pelos pacientes que fazem tratamento fora do domicílio.  Marly disse temer pela sequência do tratamento da Irma, já que segundo ela, a família não possui mais condições financeiras de “bancar”o combustível para o carro da prefeitura.

“Desse jeito a gente vai desistir. Dói saber que minha Irma pode morrer se parar de vir ao hospital, mas nós não temos mais de onde tirar dinheiro”, disse ela chorando.

Nesta sexta-feira, Meiriane e a Irma estiveram novamente no HC graças a solidariedade de um vizinho que deu uma carona.

Prefeito diz não saber do problema

Por telefone, o prefeito de Porto Acre, Zé Maria (PT), disse desconhecer o problemas, mas admitiu que  pode ter ocorrido um atraso no repasse dos recursos para a compra do combustível que abastece as ambulâncias.

“Eu fiquei sabendo do problema por meio da imprensa e pedi ao secretário de saúde para verificar a situação. Nós temos três ambulâncias, todas novas  e não quero acreditar nessa situação”, disse o prefeito.

Em Rio Branco, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que encaminhou o caso para o gabinete da secretaria Suely Melo.

Acre

Cessão de Marcus Alexandre é novamente renovada para o TJAC

Publicado

em

O Diário Oficial desta segunda-feira, 6, publicou decretos de cessão para outros órgãos de duas figuras importantes na gestão passada do ex-governador Tião Viana.

O engenheiro e ex-prefeito, candidato ao governo do Acre nas últimas eleições, Marcus Alexandre, servidor de carreira do estado, vai continuar prestando serviços ao Tribunal de Justiça do Acre. O novo decreto permite a cessão até 1º de janeiro de 2023. Marcus Alexandre deve ser candidato a deputado estadual nas eleições do ano que vem.

Quem também continua fora do governo do estado no ano que vem, é o também engenheiro Átila Pinheiro de Souza, que foi secretário de obras e homem forte no governo passado. Átila vai continuar até dezembro do ano que vem trabalhando no governo da Bahia.

No caso dos dois profissionais, o governo os mantém na folha de pagamento, com o compromisso de reembolso do TJ e do governo baiano.

Continuar lendo

Acre

Licenças de pescadores são canceladas no Acre e sete Estados

Publicado

em

O Ministério da Agricultura publicou nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial da União a portaria 475, que cancela, a pedido ou por óbito 17 inscrições no Registro Geral da Atividade Pesqueira, como também Licenças de Pescadores Profissionais.

Do Acre, duas licenças foram canceladas pelos mesmos motivos -a pedido ou morte do usuário. A portaria traz a lista de cancelamentos em oito Estados. Além do Acre, pecadores do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins também constam da lista.

Veja: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-sap/mapa-n-475-de-3-de-dezembro-de-2021-364679881

Continuar lendo

Acre

Alan passa por cirurgia de retirada de tumor benigno, em Brasília

Publicado

em

O deputado federal, Alan Rick, usou as redes sociais neste domingo, 5, para comunicar aos amigos que passou por uma cirurgia para retirada de um tumor localizado no epicôndilo lateral do fêmur direito.

De acordo com o parlamentar, o tumor era benigno e a cirurgia foi realizada na última sexta (03).

Na publicação, Alan que ainda se encontra internado em Brasília (DF), agradeceu toda a equipe médica pelos serviços.

“Continuo no hospital em observação. Grato a Deus por estar muito bem acompanhado da Michelle e do Pedro”, escreveu o parlamentar.

Continuar lendo

Acre

Gabinete Itinerante de Mailza percorre o Alto Acre nesta semana

Assis Brasil será o primeiro município do Alto Acre a receber o projeto da parlamentar nesta segunda-feira, 6

Publicado

em

Com o objetivo de promover a participação da comunidade em seu mandato, a senadora Mailza (Progressistas-AC) realiza nesta semana o projeto Gabinete Itinerante pelos municípios do Alto Acre: Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.

Nesta segunda-feira, 6, a equipe desembarca em Assis Brasil, que faz divisa com o Peru. Na terça-feira, 7, o Gabinete Itinerante estará em Brasiléia, quarta-feira, 8, em Epitaciolândia e na quinta-feira, 9, segue viagem para Xapuri, onde encerra as atividades pelo Alto Acre.

A van vai percorrer os municípios da região, sempre com uma equipe pronta para ouvir a população, prestando contas das ações da parlamentar no Senado Federal, conversando com os prefeitos, e assim contribuir para o desenvolvimento dos municípios do Acre.

“Essa foi uma ideia que tivemos para deixar nosso mandato mais próximo das pessoas. Já fizemos Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e todos os municípios do Juruá. Depois dessa semana, planejaremos a capital Rio Branco e todas cidades perto. Vamos rodar todo o Estado. É tendo esse contato direto com a sociedade que iremos construir um mandato mais popular, com propostas advindas da população”, finalizou a parlamentar.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas