Menu

Partido que Nilson Areal preside ficará sem receber fundo partidário por irregularidades nas contas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Partido da República (PR) que teve suas contas do exercício 2010 reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), poderá ficar sem receber o repasse do fundo partidário no Acre. O partido é presidido pelo prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal que enfrenta em sua administração no município, diversas acusações de improbidade administrativa.


O PR enfrenta problemas idênticos ao de seu presidente. Nilson Areal ficou afastado do mandato durante dois anos, acusado de ter cometido crime eleitoral. O prefeito ainda responde por suposto desvio de verbas de obras públicas, como o estádio do município e ruas que foram apresentadas como prontas, mas nunca receberam pavimentação.

Publicidade

O prefeito e empreiteiro foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF), de fraudaram execução de convênio para asfaltamento de ruas em Sena Madureira. Nilson Areal e a empreiteira teriam desviado, de acordo com o MPF, mais de R$ 1,2 milhão que teriam sido pagos ilegalmente pelo suposto asfaltamento de ruas em Sena Madureira.


Já o PR presidido pelo prefeito, teve as contas reprovadas pela Corte Eleitoral do Acre. Diversas falhas foram encontradas pela Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria do TRE-AC, como a ausência de documentos comprobatórios das despesas realizadas em 2010. Segundo o relatório, as falhas comprometem a confiabilidade das contas apresentadas.


Ainda de acordo com o relatório, o diretório regional foi notificado a fim de que tomasse as providências necessárias para sanar as falhas detectadas, mas não houve manifestação. Neste sentido, o Ministério Público Eleitoral opinou pela desaprovação das contas. O diretório nacional do PR deverá ser comunicado para que não repasse a cota do fundo partidário.


A decisão da Corte do TRE deixará o partido de Nilson Areal e do deputado Helder Paiva sem receber os repasses de dinheiro para manutenção e custeio de candidaturas pelo período de doze meses. Os republicanos correm ricos de ficarem inviabilizados para as eleições municipais de 21012. O motivo seria a ingerência do presidente Nilson Areal.


Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido