Conecte-se agora

Coreme divulga gabarito oficial do concurso de residência médica

Publicado

em

Agência de Notícias do Acre

A Comissão de Residência Médica do Hospital das Clínicas da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) divulgou o gabarito oficial e o gabarito de cancerologia clínica (a especialidade depende de pré-requisito) do concurso de residência médica 2012 que oferece 39 vagas em 10 especialidades. A prova foi realizada na manhã de hoje em Rio Branco e Manaus. A próxima etapa consiste na análise de currículos.

O tempo do programa varia entre 2 e 3 anos. Os aprovados cumprirão o período de residência nos hospitais especializados do Acre. Apenas a especialidade ortopedia e traumatologia terá carga horária cumprida nas unidades de saúde do Acre e no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro. A única especialidade que não obteve procura foi a de neonatologia que dependia de graduação em pediatria.

O prazo final para que o candidato entre com recursos contra o resultado divulgado no gabarito é 19 de janeiro às 14 horas (conforme errata divulgada pela Coreme). A previsão para a divulgação do resultado é 27 de janeiro.

Confira o gabarito oficial

Confira o gabarito de cancerologia clínica

Acre

Acre registrou apenas um foco de queimadas nos últimos seis dias

Publicado

em

Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que o Acre deve fechar o mês de outubro com uma quantidade de focos de queimadas inferior ao acumulado do ano passado no mesmo período – foram 1.652 focos em outubro de 2020 contra 945 detectados até 21 de outubro de 2021.

O fato que aponta para isso é que nos últimos seis dias o estado teve apenas um foco de queimadas detectado pelo satélite de referência. Nesse mesmo período, no ano passado, ocorreram 55 focos, na comparação pelos valores diários, ressaltando que o INPE não recomenda a avaliação por esse critério.

Em 2021, o Acre acumula 8.637 focos de queimadas – no ano passado foram 8.887 no período de 1º de janeiro a 21 de outubro. Em 31 de dezembro o total chegou a 9.193 registros. O município de Feijó é o campeão de queimadas no estado, com 1.510 focos detectados neste ano.

Nas unidades de conservação federais, a Reserva Extrativista Chico Mendes se destaca com a maior parte das ocorrências, com 1.108 focos, o que corresponde a 70,8% do total de todas as UC’s localizadas no estado do Acre. No ano passado, a Resex CM teve 1.068 focos de queimadas, 675 do total.

No último informativo do Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar do Acre, Os municípios de Sena Madureira, Xapuri, Rio Branco, Tarauacá, Brasiléia, Capixaba, Acrelândia e Epitaciolândia aparecem com o maior número de focos por km² em seu território, ou seja, maior densidade de ocorrência em relação aos demais.

Neste sentido, esses municípios tornam-se prioritários para monitoramento e ações de combate e controle de queimadas e incêndios florestais caso o cenário indique aumento dessa tendência. Nesta sexta-feira (22), o risco de fogo Mínimo e Baixo é previsto com maior intensidade em todo o Acre.

Quanto à qualidade do ar, parte dos municípios do estado, especialmente na região Leste, têm taxa entre 12 e 35 µg/m³, que é considerada é aceitável, mas que pode provocar um problema de saúde moderado para um número muito pequeno de pessoas, caso expostas por 24 horas ou mais a essas condições.

O boletim do Monitoramento Hidrometeorológico diz que o prognóstico do Satélite NOAA/NCEP-GFS/USA indica previsão de chuva com volume acumulado na semana de até 50 mm para as regiões Oeste e Leste, indicando anomalia negativa, onde as chuvas poderão ficar abaixo do esperado para o período.

De acordo com as cotas de monitoramento de estiagem do TerraMA² (Plataforma de Monitoramento, Análise e Alerta a Extremos Ambientais), o Rio Acre permanece em Alerta Máximo em Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Porto Acre e Rio Branco. O equipamento de Xapuri está apresentando falhas nos dados.

Também permanecem em Alerta Máximo de estiagem no Acre, o Rio Iaco, em Sena Madureira, e o Rio Juruá, em Porto Walter. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não houve registro significativo de chuva nas últimas 24 horas nas bacias hidrográficas acreanas.

*Com informações dos boletins mais atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e dos sistemas de Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar e Hidrometeorológico do Acre.

Continuar lendo

Acre

17% das empresas sobrevivem dez anos no Acre

Publicado

em

No Acre, apenas 17 de 100 empresas sobrevivem dez anos depois de abertas. Logo no primeiro ano, a taxa de sobrevivência é de 68%, de acordo com o estudo Demografia das Empresas e Empreendedorismo 2019 divulgado nesta sexta-feira (22) pelo IBGE -mas vai caindo substancialmente ao longo de apenas uma década.

O Acre ocupa a 2ª colocação no ranking nacional de empresas, perdendo apenas para o vizinho Amazonas. No País, o cenário é parecido: depois de mostrar cinco saldos negativos, de 2014 a 2018, a diferença entre o número de empresas entrantes e encerradas foi positiva em 2019, chegando a 290,9 mil. Parte deste saldo positivo pode estar relacionado ao fato de que, em 2019, a Demografia das Empresas, que tem como base de dados o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), passou a incorporar também as informações do eSocial, em um processo de substituição gradativa dos dados da RAIS.

No plano nacional, a taxa de entrada de empresas em 2019 foi de 20,2% (ou 947,3 mil), sendo 15,5% de novas empresas (ou 726,5 mil) e 4,7% de reentradas (ou 220,8 mil). A taxa de saída ficou em 14,0% (ou 656,4 mil empresas).

O maior saldo de empresas foi registrado nas Atividades profissionais científicas e técnicas (61.388 empresas) e de Saúde humana e serviços sociais (44.294 empresas).

Já as maiores taxas de saída ocorreram no Amapá (22,0%), Maranhão (20,3%) e Roraima (18,2%) e as menores, em Santa Catarina (10,7%), Rio Grande do Sul (12,6%) e Espírito Santo (12,8%).

O estudo do IBGE analisa a dinâmica empresarial através de indicadores de entrada, saída, reentrada e sobrevivência das empresas, bem como as empresas de alto crescimento e gazelas, entre outros.

Em 2019, o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) somava 4,7 milhões de empresas ativas, que ocupavam 39,7 milhões de pessoas, sendo 33,1 milhões (83,3%) assalariadas e 6,6 milhões (16,7%) sócias ou proprietárias. A idade média das empresas era de 11,7 anos.

Continuar lendo

Acre

Cesário Campelo Braga estreia coluna no ac24horas

Publicado

em

Em uma busca por mais pluralidade na democracia brasileira, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores no Acre, Cesário Braga, 37 anos, passa a integrar a partir desta sexta-feira, 22, o time de colunistas do site ac24horas.

Cesário, que é militante das causas sociais e pré-candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, falará acerca da sua concepção do Acre, do Brasil e do mundo na coluna “Diário de um Acreano”.

Temas ligados à nossa cultura e ao nosso povo serão contemplados na coluna do petista.

“É um relato sobre o Acre, nosso povo e a vida, nos rios, ramais, florestas e as nossas comunidades”, afirmou Cesário.

Leia a coluna completa aqui. 

Continuar lendo

Acre

Policiais impedem fuga de apenado em presídio de Rio Branco

Publicado

em

Policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) lotados na Unidade de Regime Fechado nº 2 de Rio Branco, também conhecida como Antônio Amaro Alves, impediram a fuga de um detento no final da tarde desta quinta-feira, 21.

De acordo com o diretor da unidade, Francisco Pereira, por volta das 17h40, ao sair de um atendimento no Parlatório (local destinado ao atendimento com advogados), o apenado tentou agredir o policial que o escoltava e subiu na mureta do corredor do portão de acesso. Da mureta, o preso conseguiu o acesso ao espaço que fica entre a parte administrativa e a muralha do presídio.

Na ocasião, o policial que estava no portão 2 chegou rapidamente para prestar apoio e efetuou disparos de advertência, conseguindo neutralizar e frustrar a ação do apenado.

Diante do ocorrido, o preso foi encaminhado ao isolamento preventivo. A ocorrência será informada ao juízo de direito e, no âmbito da Unidade, um procedimento administrativo disciplinar será aberto para apurar os fatos e a falta cometida pelo detento.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas