Conecte-se agora

Acre, Rondônia e São Paulo abrem VI Festac

Publicado

em

A Federação de Teatro do Acre dá inicio neste sábado, 14, a programação do VI Festival de Teatro do Acre transformando a capital do estado em ponto obrigatório para os apreciadores da cultura. Ao longo de uma semana serão apresentados 16 espetáculos entre produções locais e de diversos estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Para a abertura a Fetac programou um cortejo teatral com concentração às 16h30min na Praça da Revolução até o Novo Mercado Velho onde serão apresentados dois espetáculos. O primeiro será Comédia Del’Acre, da Cia. Visse Versa de Ação Cênica, espetáculo de rua que em aproximadamente três anos de apresentação já percorreu diversos estados como Ceará, Mato Grosso e Maranhão.

Comédia Del’Acre é uma peça que aborda a história do teatro fazendo um paralelo com temas do cotidiano. O texto foi criado a partir de obras de dramaturgos renomados do teatro mundial e nacional como Sófocles, Aristófanes, Shakespeare, Nelson Rodrigues e João Cabral de Melo Neto que serviram como base para a construção dramática do espetáculo onde a trajetória do teatro através dos tempos está presente no enredo.  Temas como a violência contra a mulher e a questão agrária brasileira também são abordados em uma linguagem suave e acessível para o grande público.

Em seguida, às 18h30min, no mesmo local, o público poderá conferir o trabalho do grupo rondoniense Raízes do Porto com o espetáculo Tira a Canga do Boi. O texto de Marcos Freitas apresenta elementos típicos do Bumba-meu-boi, dança folclórica brasileira. A história se passa em uma cidadezinha do interior e gira em torno da campanha para reeleger o Deputado Dr. Vitalício, através da compra de votos. Os dois espetáculos possuem classificação livre.

Por fim, às 21h no Teatrão é a vez do Teatro de Senhoritas de São Paulo apresentar o espetáculo Ana-me. Inspirada no conto Amor, de Clarice Lispector a peça aborda questões da vida cotidiana de forma bem humorada e poética. Ana é uma dona de casa que se encaixa perfeitamente em sua vida até que um cego mascando chiclete desperta nela um universo repleto de vida, perversidade, erotismo. Porém, ela precisa voltar para casa e preparar o jantar. Esse espetáculo é indicado para maiores de 16 anos.

Além de tudo para quem tem interesse em conhecer mais a fundo o processo teatral a Fetac abrirá durante todo o sábado e domingo para que a comunidade possa se inscrever nas oficinas de teatro. Serão três ao todo “Teatro de Rua” com Licko Turle pós-doutorando em Teatro, “Teatro Épico” com Moisés Miastkwoski e “Jogos Teatrais”, com Roberto Gill Camargo. A sede da Federação fica localizada atrás do Conselho Tutelar, na Rua Floriano Peixoto nº 817.

O VI Festival de Teatro do Acre vai até o próximo dia 21 e conta com o apoio da Pizzaria Guia do Sabor, Uninorte, além de ser financiado pela Fundação Garibaldi Brasil, Fundação Elias Mansour e Ministério da Cultura. A programação inclui ainda oficinas de teatro e o lançamento do livro “Teatro de Rua no Brasil – a primeira década do terceiro milênio” de Licko Turle e Jussara Trindade.  Mais informações podem ser adquiridas através do blog da Federação www.fetac.blogspot.com ou através dos telefones: 3244-2554, 9975-5044 e 9981-1446

Um ponto importante que o vice-presidente da Fetac, Dinho Gonçalves, ressalta é que somente os espetáculos apresentados no Teatrão terão a cobrança de ingressos populares. Os valores foram estabelecidos em R$10 e R$5 para estudantes. “É um ótimo programa para quem está de férias e mesmo para quem não está, mas quer se entreter este mês em Rio Branco”.

Yuri Marcel

Na rede

Cruzeiro do Sul firma parceria com governo nas áreas social e de infraestrutura

Publicado

em

O governo do Estado e a prefeitura de Cruzeiro do Sul vão construir em conjunto no município uma Casa de Passagem para os trabalhadores rurais que estiverem em tratamento de saúde na cidade.

A parceria também será estendida para a área de infraestrutura urbana e rural com a pavimentação de ruas e abertura e manutenção de ramais.

O alinhamento das ações de trabalho entre os executivos  estadual e o municipal foi tratado nesta quinta-feira, 27, na sede do executivo pelo vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso,  e o diretor da secretaria de governo – Segov, Flávio Silva, com secretários.

“Cruzeiro do Sul precisa dessa parceria estratégica para o enfrentamento de desafios em várias áreas como a social, de Meio Ambiente e infraestrutura o que resulta na melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta Henrique.

Flávio ressalta a otimização garantida a partir da parceria. “O povo de Cruzeiro do Sul que é  assistido pela prefeitura e  pelo governo é o mesmo povo então é salutar esse  alinhamento tendo como objetivo único o desenvolvimento do município e o bem estar da população”. Ações nas áreas de saneamento, habitação, saúde, produção e turismo também foram tratadas.

Continuar lendo

Na rede

Juruá vai reativar Pronto-Socorro do Hospital de Campanha e proibir troca de acompanhantes

Publicado

em

Por causa do aumento de novos casos de Covid-19 e de internações por conta da doença em Cruzeiro do Sul, os Hospitais do Juruá e de Campanha passam por  mudanças a partir desta quinta-feira, 28.  O Pronto-Socorro Covid do Hospital de Campanha deverá ser reativado nos próximos dias.

A médica infectologista do Hospital do Juruá, Suiane Negreiros, explica que há casos de profissionais contaminados, o que impacta no atendimento ao público e, por isso, o fluxo de pessoas dentro da unidade hospitalar será alterado. Os acompanhantes de pacientes com e sem Covid-19 não poderão fazer troca, tendo que permanecer durante toda a internação do paciente. Eles terão que apresentar a Carteira de Vacinação contra a Covid  e usar máscara durante  todo o tempo que permanecer no local.

“Temos que adotar essa estratégia para diminuir a transmissibilidade. Só haverá troca de acompanhante em casos excepcionais”, cita a médica.

Com relação ao Pronto Socorro do Hospital do Juruá, segundo Suiane, os médicos é que vão decidir sobre a necessidade de acompanhante, de acordo com a gravidade do estado de saúde do paciente. “A decisão será caso a caso de acordo com a gravidade do paciente e necessidade de acompanhante”, explica a infectologista.

Hospital de Campanha

No dia 28 de novembro do ano passado o Pronto Socorro do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul foi desativado.  Os  pacientes com sintomas gripais passaram a ser  atendidos no Pronto-Socorro do Hospital do Juruá, como acontecia no início do surto de Covid e antes da inauguração do Hospital de  Campanha, em  junho de 2020.

Para os casos de necessidade de internação, dos 60 leitos do Hospital de Campanha ficaram  funcionando apenas 10  clínicos e dos 20  Unidade de Terapia Intensiva – UTI, 10 ficaram em funcionamento. Agora com o aumento de casos de internação o Pronto-Socorro deverá ser reativado e mais leitos de enfermaria também vão entrar em funcionamento. As medidas estão sendo tratadas entre a Associação Nossa Senhora da Saúde – Anssau que administra os Hospitais do Juruá e de Campanha e a secretaria de Estado de Saúde – Sesacre.

Continuar lendo

Destaque 2

Atendente de maternidade é afastado sindicância é aberta após mulher dar à luz na rua

Publicado

em

A maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, decidiu abrir uma sindicância para apurar os fatos que envolvem o caso da moradora de rua de 26 anos que teve de dar à luz numa calçada por suposta falta de atendimento na unidade de saúde. O caso aconteceu no início desta semana e gerou revolta entre os moradores.

Além de abrir a sindicância, a maternidade também resolveu afastar de suas funções o atendente que estava escalado para trabalho no dia em que a mulher entrou em trabalho de parto.

Centenas de pessoas fizeram campanha e doaram roupas, fraldas, utensílios de higiene, entre outros para a mãe do bebê e a criança, uma menina. Após ocorrido, mãe é recém-nascido ficaram internadas na maternidade.

O Conselho Tutelar cogitou se responsabilizar pela criança, mas voltou atrás após um familiar se identificar e ficar responsável pela mulher e a filha. O caso segue sendo acompanhados por autoridades locais.

Continuar lendo

Acre 01

Petecão constrói comitê e manda indireta para adversários: “Vamos virar essa página ruim”

Publicado

em

O senador da República, Sérgio Petecão (PSD) usou as redes sociais nesta quinta-feira, 27, para mostrar que já deu início a reforma do seu comitê eleitoral, próxima a Saudosa Maloca, em Rio Branco, visando as eleições deste ano.

De acordo com o parlamentar, pré-candidato declarado ao governo do Estado, o local vai dispor de duas grandes tendas, onde deverá receber eleitores, cabos eleitorais e aliados, além de uma grande sala de reuniões.

Petecão adiantou que a campanha será uma das mais acirradas dos últimos tempos. “Essa vai ser a campanha”.

Sobre a disputa particular com seu ex-aliado das eleições estaduais de 2018, o atual governador Gladson Cameli, o senador acredita que deverá sair vitorioso no pleito eleitoral. “Vamos virar página ruim, essa página negra que tem aí na política, nós vamos virar ela , porque o povo já decidiu, chega”, concluiu.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!