Menu

Acre, Rondônia e São Paulo abrem VI Festac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Federação de Teatro do Acre dá inicio neste sábado, 14, a programação do VI Festival de Teatro do Acre transformando a capital do estado em ponto obrigatório para os apreciadores da cultura. Ao longo de uma semana serão apresentados 16 espetáculos entre produções locais e de diversos estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.


Para a abertura a Fetac programou um cortejo teatral com concentração às 16h30min na Praça da Revolução até o Novo Mercado Velho onde serão apresentados dois espetáculos. O primeiro será Comédia Del’Acre, da Cia. Visse Versa de Ação Cênica, espetáculo de rua que em aproximadamente três anos de apresentação já percorreu diversos estados como Ceará, Mato Grosso e Maranhão.

Publicidade

Comédia Del’Acre é uma peça que aborda a história do teatro fazendo um paralelo com temas do cotidiano. O texto foi criado a partir de obras de dramaturgos renomados do teatro mundial e nacional como Sófocles, Aristófanes, Shakespeare, Nelson Rodrigues e João Cabral de Melo Neto que serviram como base para a construção dramática do espetáculo onde a trajetória do teatro através dos tempos está presente no enredo.  Temas como a violência contra a mulher e a questão agrária brasileira também são abordados em uma linguagem suave e acessível para o grande público.


Em seguida, às 18h30min, no mesmo local, o público poderá conferir o trabalho do grupo rondoniense Raízes do Porto com o espetáculo Tira a Canga do Boi. O texto de Marcos Freitas apresenta elementos típicos do Bumba-meu-boi, dança folclórica brasileira. A história se passa em uma cidadezinha do interior e gira em torno da campanha para reeleger o Deputado Dr. Vitalício, através da compra de votos. Os dois espetáculos possuem classificação livre.


Por fim, às 21h no Teatrão é a vez do Teatro de Senhoritas de São Paulo apresentar o espetáculo Ana-me. Inspirada no conto Amor, de Clarice Lispector a peça aborda questões da vida cotidiana de forma bem humorada e poética. Ana é uma dona de casa que se encaixa perfeitamente em sua vida até que um cego mascando chiclete desperta nela um universo repleto de vida, perversidade, erotismo. Porém, ela precisa voltar para casa e preparar o jantar. Esse espetáculo é indicado para maiores de 16 anos.


Além de tudo para quem tem interesse em conhecer mais a fundo o processo teatral a Fetac abrirá durante todo o sábado e domingo para que a comunidade possa se inscrever nas oficinas de teatro. Serão três ao todo “Teatro de Rua” com Licko Turle pós-doutorando em Teatro, “Teatro Épico” com Moisés Miastkwoski e “Jogos Teatrais”, com Roberto Gill Camargo. A sede da Federação fica localizada atrás do Conselho Tutelar, na Rua Floriano Peixoto nº 817.


O VI Festival de Teatro do Acre vai até o próximo dia 21 e conta com o apoio da Pizzaria Guia do Sabor, Uninorte, além de ser financiado pela Fundação Garibaldi Brasil, Fundação Elias Mansour e Ministério da Cultura. A programação inclui ainda oficinas de teatro e o lançamento do livro “Teatro de Rua no Brasil – a primeira década do terceiro milênio” de Licko Turle e Jussara Trindade.  Mais informações podem ser adquiridas através do blog da Federação www.fetac.blogspot.com ou através dos telefones: 3244-2554, 9975-5044 e 9981-1446


Um ponto importante que o vice-presidente da Fetac, Dinho Gonçalves, ressalta é que somente os espetáculos apresentados no Teatrão terão a cobrança de ingressos populares. Os valores foram estabelecidos em R$10 e R$5 para estudantes. “É um ótimo programa para quem está de férias e mesmo para quem não está, mas quer se entreter este mês em Rio Branco”.


Yuri Marcel


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido