Menu

Patrícia Rego toma posse nesta quinta-feira na chefia do MPE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Procuradora que ajudou a combater o Esquadrão da Morte chega ao cargo por unanimidade de votos


Ao tomar posse como procuradora geral de Justiça, o mais elevado cargo do Ministério Público do Estado do Acre, a acreana Patrícia do Amorim Rego, nascida em Rio Branco, estará consolidando a caminhada de uma nova geração de promotores e procuradores que vem fazendo história na judicatura local e nacional. Sua posse deverá ocorrer na noite deste 5 de janeiro, no Teatro Plácido de Castro, numa solenidade que vai empossar também os procuradores Ubirajara Braga de Albuquerque no cargo de corregedor, além de Edmar de Azevedo Monteiro Filho, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues e Gilcely Evangelista de Araújo Souza como membros do Conselho Superior do Ministério Público.

Publicidade

Eleita com 66 dos 68 votos que integram o colégio eleitoral do Ministério Público do Estado (um promotor esqueceu de enviar seu voto do interior e um outro teve o voto anulado por ter se identificado enquanto eleitor), Patrícia Rego chega ao cargo máximo da Procuradoria de Justiça do Estado após 18 anos do ingresso via concurso público – o primeiro ocorrido após a Constituição de 1988, que deu amplos poderes ao MP nacional.


Naquele concurso, foram aprovados 10 novos promotores, entre os quais Sammy Barbosa Lopes, o procurador geral que está deixando o cargo e que foi o primeiro a abrir caminhos para uma nova geração de promotores e procuradores na aplicação do conhecimento jurídico com a gestão da administração pública.


Pátrícia Rêgo chega ao cargo máximo da Procuradoria de Justiça do Estado após 18 anos do ingresso via concurso público


“O que vou fazer como procuradora chefe é seguir o que o Sammy vinha fazendo. Aliás, aquilo que nós vínhamos fazendo, já que eu sempre fui sua aliada e funcionei como sua substituta e vou dar continuidade àquilo que já vinha sendo feito, que é a aplicação de um plano de gestão estratégica e de implantação do sistema de automação”, disse Patrícia enquanto preparava o discurso de posse a ser lido nesta quinta-feira.


Mas, para que esta geração chegasse aos cargos máximos e estratégicos de uma instituição da importância do Ministério Público estadual, não foi nada fácil. Sammy Barbosa Lopes e Patrícia Rego estavam na linha de frente do grupo de promotores e procuradores que atuou de forma dura e destemida para a derrubada do maior grupo criminoso já registrado na história do Acre, o Esquadrão da Morte, cuja chefia é atribuída ao coronel PM e deputado federal cassado Hildebrando Pascoal. Atualmente preso e condenado a sentenças que superam a um século de prisão, o coronel sabe que parte de suas condenações se deve à determinação desses procuradores e promotores, razão pela qual todos aqueles que atuaram nos casos de combate ao Esquadrão da Morte já sofreram algum tipo de ameaça.


No caso de Patrícia Rego e Sammy Barbosa, as ameaças foram veladas. Partiram de delegados, policiais civis e militares, além de pessoas sem vínculo com o serviço público, mas comprometidas até a medula com o que havia de pior na estrutura de um Estado apodrecido e dominado por forças paralelas. “Era como se o Estado de direito não existisse”, resume a futura procuradora-chefe, certa dos riscos que ainda corre. “Mas acho que, de alguma forma, essas forças paralelas têm consciência de que elas jamais poderiam vencer um Estado e uma sociedade que discordavam de seus métodos”, diz.


A futura procuradora chefe acredita que o Ministério Público, em todo o país, passa por uma crise, uma crise de identidade. É ela mesma que explica: “Criado em 1988 como uma espécie de tutor da sociedade brasileira, o Ministério Público vive um novo momento, um momento em que esta sociedade não mais precisa ser tutelada, e sim de parceiros. Ser parceiro, no meu ponto de vista, é descer do pedestal, é estar ao lado”, disse.


Escrito por Tião Maia/ Jornal Página 20
Foto: Arquivo Página 20


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido