Menu

Gestores de Cruzeiro do Sul consideram 2011 positivo e prevêem crescimento para 2012

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Neto Vitalino,
de Cruzeiro do Sul-Ac


O Prefeito Vagner Sales, avaliou o resultado do conjunto de ações realizadas ao longo do ano de 2011. Em companhia do seu vice, Mazinho Santiago, Sales também fez uma projeção do seu último ano a frente da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Na sua avaliação, este ano foi altamente positivo. Um ano com muitas realizações, cumprimento de metas e economia. Esse foi o resultado de 2011 e é este o cenário esperado para 2012.

Publicidade

 Na avaliação do prefeito, 2011 foi um ano de grandes resultados, e que em 2012, apesar do cenário ser favorável com muitos investimentos e crescimento, caberá a cada setor buscar valorizar cada centavo e economizar, ajudando dessa forma a aplicação de recursos em contrapartida ao grande volume de obras que estarão sendo iniciadas no novo ano.


Três anos de administração


O prefeito explicou que não dá para avaliar apenas o ano de 2011. Uma Administração tem que ser planejada. Pra isso é preciso recorrer aos anos anteriores. Vagner Sales explicou sobre o desafio de planejar e executar as ações num município onde não dá pra contar com o auxilio do Governo do Estado e todo o esforço é voltado para o apoio da bancada federal. “Quando pegamos o município ele estava destruído, sem recursos institucionais  de arrecadação e nem das emendas de bancadas. No Acre e em muitos municípios do nosso pais, ninguém consegue administrar sem o auxilio dos recursos externos”, disse.


Verbas federais


Vagner se diz feliz com a capacidade de superação das dificuldades e confiante que 2012 será um ano de muitas realizações. Para ele, o bom gestor é aquele que consegue mostrar uma administração positiva dentro das dificuldades. Ele destacou o apoio fundamental dos deputados e senadores do estado e a força política do seu partido, para que o município saísse do vermelho e alcançasse uma posição de destaque dentro do cenário político-administrativo acriano. Quando Vagner assumiu a prefeitura o município tinha apenas pouco mais de um milhão em verbas federais. No primeiro ano da administração esse número foi elevado para 15 milhões, no segundo para 17 e agora para cerca de 20 milhões. “É com esse esforço que temos conseguido conduzir nossa administração. É assim que nós acreditamos que 2012 vai ser um ano muito melhor. Temos tido um apoio marcante dos nossos parlamentares, dos ministros do nosso partido, e da própria Presidente Dilma que tem sido muito generosa com Cruzeiro do Sul. Graças a Deus não temos tido dificuldades para liberar os nossos recursos em Brasília. Quando eu me propus a ser candidato foi com o sentimento de amor e pensamento de bem servir o nosso povo.” disse ele. Segundo Vagner já dá pra fazer uma comparação entre o que era e o que é Cruzeiro do Sul em termos de recursos.


Parcerias


Vagner afirmou ser um gestor voltado as parcerias. Ele lamentou que nesses três anos o Governo da Frente Popular simplesmente tenha ignorado a atual administração, sem o estabelecimento de nenhum convênio ou parceria com o município. Para ele uma das piores coisas que um governo pode praticar é a supressão de liberdade. Sales disse que a falta de democracia, a arrogância e a prepotência com que o estado tem sido dirigido, assusta não só a classe política, mas também a própria população. “Eu costumo dizer que Cruzeiro do Sul também é Brasil. Nós temos um Governo Federal que investe aqui. Investe na ponte, na BR 364, na maternidade. Agora Cruzeiro do Sul parece que não pertence ao Estado do Acre. Porque os investimentos do Governo do Acre são limitados. Dificilmente nós iremos ver nesses treze anos de administração do PT, obras construídas com recursos próprios do Governo do Acre. E o estado tem recursos pra isso. São mais de quatro bilhões de reais por ano, recursos que ficam concentrados na capital do estado. Até parece que Rio Branco não tem prefeito”, destacou ele. Um exemplo citado por Vagner Sales é a questão das alagações em Cruzeiro do Sul. Nesses três últimos anos em nenhum momento o Governo do estado ofereceu qualquer tipo de apoio para a retirada das famílias afetadas pela cheia do rio. O próprio município teve que, a duras penas dar o acolhimento o quem teve sua casa alagada. Segundo o prefeito até mesmo na hora de contemplar famílias com as casas construídas com recursos do Governo Federal, o Governo do Estado se deu ao trabalho de consultar o Corpo de Bombeiros ou a Secretaria de Assistência Social do Município que possuíam cadastros das famílias mais atingidas pela cheia e, naturalmente as primeiras que deveriam ter sido contempladas, saindo das áreas mais atingidas todos os anos, pela cheia do rio. Sales considera uma falha muito grave do governo em não considerar essas informações que mesmo assim foram encaminhadas ao setor competente para conhecimento.


Câmara de Vereadores


O prefeito fez menção ao apoio recebido pela Câmara de vereadores de Cruzeiro do Sul.  Segundo ele a relação com os vereadores tem siso a melhor possível. “Temos tido um bom entendimento com os nossos representantes na câmara de vereadores. Temos respeito por cada um porque assim como eu, foram eleitos pelo nosso povo. Mesmo os de oposição tem tido uma ação responsável, e nós queremos fazer sempre um trabalho que garanta a valorização dos nossos vereadores”, disse o prefeito.


Trabalho de equipe

Publicidade

Em sua entrevista o prefeito mencionou que um trabalho como esse de administrar não se faz sozinho. É preciso o apoio de uma equipe competente que dê suporte para que as ações aconteçam e os benefícios cheguem a todos os recantos do município. Vagner disse que o sucesso da administração está exatamente na existência de pessoas que zelam e tem responsabilidade com a administração, dando tudo de si, para fazer cada vez mais e melhor. Pelo que fez até aqui Vagner se diz uma pessoa realizada. “Agradeço o empenho de cada secretário e sua equipe de trabalho. Se hoje estamos construindo uma nova Cruzeiro do Sul é porque tenho o apoio de cada servidor público e  dos deputados federais. Estamos buscando fazer a diferença, empregando cada centavo do dinheiro público em benefícios para o nosso povo, seja no centro, nos bairros da cidade ou na zona rural do nossa cidade”, disse o prefeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido