Conecte-se agora

Enquanto prefeitura quer multar donos de imóveis, setor depósito da Secretaria de Saúde vira criadouro do mosquito da dengue

Publicado

em

Luciano Tavares,
da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com

“Faça o que eu digo, mais não faça o que eu faço”. A frase popular pode muito bem ser aplicada ao governo do Acre, que vive orientando a comunidade sobre os perigos de água acumulada, nos vasos de planta, tampas de garrafa, pneus velhos, caixas d’água, objetos e recipientes facilitadores para a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Mas no setor de transporte da Secretaria Estadual de Saúde, próximo ao Corpo de Bombeiros, o que se ver é o inverso do discurso de alerta do governo e da prefeitura. Ironicamente, no local onde existem carros para o combate a dengue, o mosquito se prolifera em pneus velhos cheio de água e veículos enferrujados.

A reportagem de ac24horas flagrou o que no mínimo pode ser considerado um absurdo, por vários aspectos.  É que no setor existem dezenas de carros abandonados, destinados pelo governo federal ao combate a dengue no estado, com o slogan “Governo do Povo do Acre”. São rangers, toyotas, S-10 e Fiat do tipo Dòblo. Veículos em bom estado que poderiam estar servindo para combater o mosquito da dengue em Rio Branco. Afinal, segundo o alerta do Ministério da Saúde, a capital do Acre está entre as três do País com risco de enfrentar um surto da doença e, por isso, não se pode se dar ao luxo de abandonar uma frota de veículos no meio do mato.

Na terça-feira [27], a prefeitura de Rio Branco publicou no Diário Oficial do Estado, extenso Projeto de Lei que prevê punições com multas aos proprietários, locatários, possuidores, ou responsáveis a qualquer título, de imóveis com ou sem edificação, localizados no território do Município de Rio Branco.

O Projeto, que passa a valer a partir do dia 27 de janeiro do próximo ano, obriga os donos de imóveis a adotar as medidas necessárias à “manutenção desses bens sem acúmulo de lixo, entulhos e demais materiais inservíveis, bem como drenados, no caso de serem alagadiços, e a evitar quaisquer outras condições que propiciem a presença e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela ou de qualquer outro gênero e espécie, seja ele transmissor ou não de moléstias ao ser humano”.

O Projeto alerta os donos de ferro velho, obrigando-os a providenciar cobertura para seus locais de trabalho e orienta os donos de floricultura a não deixar água acumulada nos vasos de planta, sob pena de multa.

Para começar a cumprir a Lei, a prefeitura terá que primeiro arrumar a própria casa, punindo o estado pelo descaso, acabando com o ferro velho ou como diz a Lei, obrigando o governo a construir uma cobertura. Embora o setor de transportes não seja do estado, prefeitura e governo trabalham conjugados, e quando o assunto é dengue as campanhas são em parceria.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Separada, Nicole Bahls ironiza suposta traição dançando funk

Publicado

em

Por

Ao que tudo indica, a separação de Nicole Bahls e Marcelo Bimbi ainda vai render boas histórias. Após uma suposta traição, a modelo postou nas redes sociais um vídeo em que aparece dançando funk. Para os seguidores, a performance daria entender uma indireta a Bimbi.

“Perfeita”, “maravilhosa”, “diva”, foram alguns adjetivos deixados pelos fãs no campo de comentários da postagem.

LEIA TAMBÉM: >>> Vídeo mostra Marcelo Bimbi com acreana apontada como pivô da separação com Nicole

Ao R7, Nicole disse apenas que deseja tudo de bom para o ex. “Desejo que ele seja feliz , hoje entendo que realmente não era pra mim, que Deus tem algo melhor pra minha vida . Tenho mergulhado no trabalho para não pensar muito na vida pessoal”, declarou ela.

Separação

O fim do casamento de Nicole Bahls e Marcelo Bimbi foi confirmado ao R7 no domingo (25). “Marcelo foi uma marido muito bom para mim durante oito anos, mas no final, acabamos nos afastando. Não tenho nada para dizer sobre ele que não seja coisas boas”, declarou ela.

Na quarta-feira (28), a modelo comentou sobre alguns vídeos que começaram a circular na internet em que o ex-marido aparecia com a consultora de moda Maryllia Gabriela. “Estou triste, mas desejo que ele seja feliz, só isso”, disse a modelo, que preferiu não se estender no assunto.

Naquela data, mais a noite, a mulher apontada como pivô da separação de Nicole e Marcelo se pronunciou sobre a polêmica. “Eu queria dizer que a internet está cheia de ódio, cheia de juízo de valor, cheia de gente que sabe apontar o dedo e dizer o que você fez ou deixou de fazer. Queria dizer para vocês que eu estou com a consciência limpa. Eu sei do meu coração e eu sei da minha verdade”, disse.

“Vocês que estão aí no direct, estão perdendo o tempo de vocês. Aqui, a minha vida vai continuar, vou seguir com meu conteúdo, com seguir com tudo o que eu faço e gratidão para quem está me mandado mensagem de amor”, falou.

Nicole e Marcelo estavam oficialmente casados desde dezembro de 2018. No final de 2019, eles chegaram a dar um tempo na relação, mas reataram logo em seguida.

Continuar lendo

Acre

Incêndio consome apartamentos e galeria comercial no Manoel Julião

Publicado

em

Na madrugada desta quinta-feira, 29, dois batalhões do Corpo de Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio em prédios comerciais na região do bairro Manoel de Julião, em Rio Branco.

Segundo informações repassadas pelos bombeiros o fogo atingiu três edificações comerciais: uma farmácia, lanchonete e uma clínica odontológica.

O incêndio iniciou na lanchonete por decorrência de pane na rede elétrica. Com carga de energia, os fortes ventos e a estrutura dos prédios serem muito próximas, logo o fogo se alastrou para os prédios vizinhos da regional.

Os militares demoraram cerca de 2 horas de combate ao incêndio, com a utilização de quatro caminhões e 22 mil litros de água para o controle das chamas. A estrutura da clínica odontológica pode ser preservada com a atuação dos bombeiros, tendo apenas a cobertura atingida.

Mesmo com as grandes proporções, felizmente, não houve vítimas. O local foi isolado para perícia de incêndio por parte do Corpo de Bombeiros.

Continuar lendo

Acre

Cruzeiro do Sul irá vacinar adolescentes de 12 a 17 anos

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul vai iniciar sábado, 31, das 16 às 21 horas no Shopping Copacabana a vacinação contra Covid para o público de 12 e 17 anos no Tik Tok da vacinação. Os adolescentes deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O Ministério da Saúde recomenda a prioridade para adolescentes com comorbidades, mas todo o público dessa idade será atendido, bem como todos que ainda não foram vacinados. O município tem 15 mil doses da Pfizer, o único imunizante autorizado para adolescentes.

No município, 87% da população já foi vacinada. O prefeito Zequinha Lima faz um chamamento para que os adolescentes e público em geral busque a vacinação para alcançar 100% de imunização em Cruzeiro do Sul.

“Temos visto que o número de novos infectados, de internações e mortes teve uma drástica redução já como resultado da vacinação. Então convidamos os adolescentes e ao público em geral para se vacinar. O Shopping foi escolhido por representar um local se diversão e entretenimento da nossa juventude”, destaca o prefeito.

A autorização para a imunização dos adolescentes foi dada, no último dia 27, terça feira, pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde CONASEMS.

Continuar lendo

Acre

Carteira assinada segue crescendo no Acre e amplia novas vagas

Publicado

em

O emprego no Acre segue rota de crescimento e ofertou, em junho, 967 novas vagas com carteira assinada. A variação relativa é de 1,10% em relação a maio, mês em que o emprego cresceu 1,8% na comparação com o período anterior.

Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (29) pelo Ministério da Economia, informando que em junho foram contratados 3.109 novos trabalhadores e demitidos 2.142, o que gerou saldo positivo no período.

Apesar da crise sanitária imposta pela pandemia da Covid-19, o Acre apresenta saldo acumulado de 4.793 novos postos de trabalho formais em 2021, registrando crescimento 5,68% entre janeiro e junho.

Houve saldo positivo de contratações em todos os Estados. São Paulo apresentou melhor saldo.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas