Conecte-se agora

Vereadores de oposição esvaziam sessão e votação de reversão do Saerb é adiada

Publicado

em

Ray Melo,
da redação de ac24horas
[email protected]

A novela da reversão do Saerb não teve o último capítulo na tarde desta segunda-feira, 26, na Câmara Municipal de Rio Branco. A manobra da oposição surtiu efeito e a sessão extraordinária não teve quórum. Os seis vereadores do bloco de oposição não compareceram ao plenário da Casa e esvaziaram a sessão que precisaria de nove votos para aprovação da devolução dos serviços de saneamento ao Governo do Acre.

Os vereadores Alyson Bestene (PP), Sargento Vieira (PPS), Alonso (PSDB) e Cabide (PTC) compareceram a Câmara, mas no momento de iniciar os trabalhos não foram encontrados. O oposicionista Luiz Anute (PPS), não compareceu aos trabalhos. Segundo informações de assessores, o vereador Rodrigo Pinto (PMDB) teria viajado. Sem a presença dos oposicionistas não foi possível a apreciação da reversão do Saerb.

Sindicalistas e funcionários da autarquia compareceram ao auditório da Funasa, onde acontecem as sessões improvisadas do poder legislativo municipal e exigiram que os vereadores solicitassem ao Governo do Estado, que fosse anexada ao projeto, a minuta do contrato, garantindo a permanência dos funcionários nos quadros do Saerb, além da garantia do pagamento dos passivos dos servidores.

Segundo informações preliminares de um dos vereadores da base de sustentação do prefeito Angelim (PT), seriam necessários 180 dias, para que fosse confeccionada a minuta exigida pelos funcionários do Saerb. Sem um acordo a vista, a novela da reversão do sistema de saneamento e abastecimento de água da capital, poderá ficar para o próximo ano. Os parlamentares de situação ainda tentam um acordo para colocar a votação para amanhã ou na próxima quinta-feira.

Acre

Ex-vereador Raimundo Menezes vem a óbito no PS, vítima de AVC

Publicado

em

O ex-vereador e empresário Raimundo Menezes, veio a óbito na tarde de segunda-feira, 5, no Pronto Socorro da capital, vítima de um AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Meneze havia sido internado no último sábado, 3. O irmão Esperidião Kennedy Menezes, divulgou que o velório está acontecendo na funerária São Francisco, próximo ao Maria Farinha, e o enterro será nesta terça, no cemitério Morada da Paz, no bairro Calafate.

A deputada federal eleita, Socorro Neri, lamentou a morte do primo nas redes sociais. “Muito triste ao saber da morte do meu querido primo Raimundo Nonato Menezes Neto, ex-vereador de Rio Branco e pessoa de agradável convivência. Filho da minha tia Nonata, falecida este ano, e do tio Esperidião, o primo Menezes deixa esposa, filhos, os irmãos Esperidião Júnior, Kennedy Menezes, Vera Lúcia, Rosângela e Elzinha, e muitos sobrinhos. Que Deus conforte a todos”, escreveu Neri.

Continuar lendo

Acre

RBTrans é obrigado a suspender 2% de cobrança por corrida da Maxim

Publicado

em

A juíza Zenair Bueno, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco, determinou que a Superintendência Municipal de Transportes de Rio Branco (RBTRANS) suspenda a cobrança de preço público (2%) sobre o valor de cada viagem realizada por motoristas cadastrados em uma nova plataforma digital de transporte de passageiros, a Maxim, da cidade de Recife (Pernambuco), que recentemente começou a operar na capital do Acre.

No entanto, a decisão manteve a obrigatoriedade do cumprimento da legislação municipal, no tocante apresentação de relatórios e estatísticas periódicos relacionados às viagens iniciadas, finalizadas ou não, rotas e distâncias percorridas; apresentação de documentos complementares e aprovação de curso de formação ministrado por instituição cadastrada pela RBTRANS para o transporte de passageiros ou similar; Licença municipal para o exercício das atividades e que Motoristas cadastrados devem possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B” ou superior, contendo a informação sobre o exercício de atividade remunerada.

A magistrada explicou em sua decisão que a submissão à autarquia municipal é imprescindível para subsidiar o planejamento da mobilidade urbana, bem como o acompanhamento e fiscalização do serviço fornecido, consoante a previsão da legislação federal.

Continuar lendo

Acre

Acre segue com alerta do Inmet de perigo para chuvas intensas

Publicado

em

Assolado por fortes chuvas nos primeiros dias de dezembro, o estado do Acre continua sob alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de chuvas intensas para as próximas 24 horas.

As regiões centrais e leste do estado têm alerta da cor laranja (perigo), que prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já a região oeste do estado tem alerta amarelo (perigo potencial), com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), mas baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O temporal que atingiu a capital acreana na tarde desta segunda-feira (5) provocou grandes transtornos, como queda de árvores e destelhamentos, que geraram cerca de 50 ocorrências, entre elas a queda de um torre de telefonia.

De acordo com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros do Acre os ventos atingiram a velocidade de 77 km em alguns momentos da chuva, causando danos em oito bairros de Rio Branco.

Continuar lendo

Acre

Forte temporal provocou estragos em Brasiléia e Epitaciolândia

Publicado

em

O forte temporal que atingiu as regiões do Baixo e Alto Acre nesta segunda-feira, 5, no período da tarde, deixou muitos moradores assustados e levou transtornos às cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, na fronteira acreana.

No mesmo horário em que ocorria a transmissão do jogo do Brasil contra a Coréia do Sul, na Copa do Mundo do Qatar, fortes rajadas de vento tombaram árvores na avenida Rui Lino e no bairro José Moreira, em Brasiléia, deixando parte da cidade sem energia.

Já em Epitaciolândia, a antiga praça Edmundo Pinto, localizada na parte alta da cidade, teve sua estrutura lateral danificada pelas águas da enxurrada ao ponto de algumas partes desabarem completamente.

Em Xapuri, também choveu muito forte no mesmo horário, mas, de acordo com o comando do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que tem sede na cidade, não foram registradas ocorrências em virtude do mau tempo no município.

Com colaboração do jornal O Alto Acre, de Brasiléia.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.