Menu

Pesquisar
Close this search box.

Despedida de Dom Moacyr é registrada pelo deputado Padre Ton em plenário

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A despedida de Dom Moacyr Grechi do cargo de Arcebispo de Porto Velho mereceu hoje (30) no plenário registro do deputado federal Padre Ton (PT-RO), que prestou homenagem ao religioso pela longa atuação na Igreja Católica, com destaque pela defesa dos direitos humanos, pela busca da justiça e da igualdade.


“Dom Moacir deixou marcas profundas em todos os cargos que ocupou na Igreja. Ele deixa suas funções em Porto Velho, mas não se trata de uma despedida, porque Dom Moacyr continuará contribuindo irrenunciável tarefa de construir uma sociedade mais justa, onde todos terão igualdade de oportunidade”, declarou Padre Ton.

Anúncios


Conhecido por suas posições sólidas de combate à corrupção e defesa dos direitos da pessoa humana, Dom Moacyr se afasta por razão de idade, 75 anos, em conformidade com o cânon 401.1, do Código do Direito Canônico.


A partir deste 1º de dezembro, quinta-feira, passa a sucedê-lo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, 62 anos, natural da Bahia, que foi transferido da Diocese de Santarém (PA).


Dom Moacyr  foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, de 1975 a 1978. Presidente da Comissão Pastoral da Terra, a CPT, por oito anos, e Presidente do Regional Norte I, da CNBB, por dois períodos.


O deputado Padre Ton lembrou que o religioso teve a coragem de denunciar o grupo de extermínio que atuava no Estado do Acre, na década de 90, sob a liderança do ex-deputado Hildebrando Pascoal, conhecido nacionalmente como o ‘deputado da motosserra’.


Também mereceu registro do deputado os dois acidentes automobilísticos  sofridos por Dom Moacyr, em 2001 e 2004, na BR-364. “Em ambos sofreu traumas físicos profundos, restringindo a sua mobilidade, mas não o entusiasmo com que se dedica às obras religiosas e sociais”, disse.


“Vascaíno de coração como eu, Dom Moacir nunca mudou suas convicções. É um farol aceso a nos ensinar o caminho da justiça e da santidade”, concluiu o deputado Padre Ton.


Fonte: www.rondonoticias.com.br


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido