Menu

Requerimento de regime de urgência para o texto será votado nesta quarta-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Mesa Diretora do Senado adiou para esta quarta-feira (30) o requerimento da Comissão de Meio Ambiente (CMA) que solicita a tramitação em regime de urgência do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/2011), na forma do substitutivo de autoria dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT). Com isso, a votação em plenário do texto foi adiada.

Nesta terça-feira,29, em ato simbólico, Jorge Viana e Luiz Henrique  entregaram  ao presidente do Senado, José Sarney, os pareces aprovados pelas quatro comissões temáticas que examinaram a proposta.

Anúncio

Os líderes partidários já tinham fechado acordo para votação do projeto nesta quarta, 30, mas no final do dia, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou questão de ordem para argumentar que a votação do requerimento não obedeceria ao Regimento Interno do Senado, por não terem sido publicados os avulsos da matéria após sua aprovação pela CMA.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP), que coordenava os trabalhos, acolheu a argumentação de Randolfe, informando que o requerimento de urgência para votação do Código Florestal será lido e votado nesta quarta-feira.

O senador Jorge Viana, relator na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), agradeceu aos líderes partidários, à presidência da Casa e aos presidentes das comissões temáticas pelo apoio recebido e afirmou que a proposta é fruto de diálogo intenso dos senadores.

– Essa matéria é suprapartidária. Não é a proposta dos meus sonhos, mas é uma proposta boa para o Brasil – disse o senador ressaltando que o projeto aprovado pela CMA na última quinta-feira (24) mantém a rigidez do código atual e contribui para reflorestar o país.

Objeto de grande polêmica e mobilização, o novo Código Florestal (PLC 30/11) busca conciliar preservação do meio ambiente e desenvolvimento de atividades econômicas.

A votação do substitutivo do senador Jorge Viana (PT-AC) sobre o projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011) foi concluída na última quinta-feira (24). Na ocasião, também foi aprovado requerimento de urgência. Depois de votado pelo Plenário, o projeto deverá retornar à Câmara, para que os deputados se pronunciem sobre as mudanças feitas pelos senadores.

(Assessoria/Agência Senado)

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.