Conecte-se agora

Nova rebelião no Centro Sócio Educativo Aquiry, esta manhã

Publicado

em

Os menores internos do Centro Sócio Educativo Aquiry, em Rio Branco, deram início na manhã desta segunda-feira (28), uma rebelião na unidade prisional, onde pelo menos, 129 internos encontram-se detidos.

Os motivos da rebelião, segundo informações da policia, foi pela mudança da direção do instituto.

Apenas oito agentes educadores encontravam-se na unidade no momento do princípio da rebelião que já foi controlado com a chegada da PM.

A direção do centro ainda não se manifestou sobre o assunto. Essa é a 11ª rebelião registrada só este ano. Na última realizada na semana passada, onde ao menos novo internos conseguiram fugir, um deles morreu ao cair de um muro de aproximadamente seis metros, quando quebrou o pescoço.

Salomão Matos, da redação de ac24horas

Acre

Servidores da Saúde do Acre para atualização cadastral em até 5 dias

Publicado

em

O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira, 13, no Diário Oficial, uma lista com o nome de 230 servidores públicos da Saúde, que precisam atualizar o cadastro junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre).

Os trabalhadores constantes na relação, devem comparecer ao Departamento de Gestão de Pessoas, no prazo de até 05 dias contados a partir da publicação do informativo, sob pena de bloqueio dos vencimentos.

A lista pode ser consultada a partir da página 29 do DOE.

Continuar lendo

Acre

Circuito Sesc de Corridas acontece neste domingo em Rio Branco

Publicado

em

No próximo domingo, 15, ocorre a terceira edição do Circuito Sesc de Corridas 2022 realizado pela Fecomércio/AC por meio do setor de Esporte do Sesc/AC. O circuito de corrida inicia às 6h30, horário local, com saída da unidade do Sesc no Bosque.

O evento tem por objetivo o incentivo às práticas esportivas e qualidade de vida dos usuários do comércio e comunidade em geral, os quais disputam o melhor tempo da competição em três categorias, sendo divididas no percurso de 3 km, 5 km e 10 km. O trajeto conta com cinco postos de distribuição de água, acompanhamento de ambulância, distribuição de máscaras, além de distribuição de frutas no local da chegada

A programação estima a participação de 300 competidores que, durante todo o percurso, contarão com acompanhamento e suporte das equipes de profissionais do setor de saúde do Sesc que atenderão com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, bem como orientações quanto a cuidados com a diabetes e hipertensão, além de outros serviços relacionados a saúde.

O gerente de esporte do Sesc no Acre, Alessandro Pereira, destaca a importância do evento para a sociedade. “Temos um papel fundamental na vida de todos, e um evento esportivo como esse, marcado pela alegria, descontração, promovendo uma saúde de qualidade através da prática esportiva, reafirma o nosso compromisso. Idealizamos um evento para as famílias, crianças, jovens e adultos, pois a saúde é um dos programas base do Sesc”, afirmou o gerente.

Os inscritos receberam previamente um kit de corrida com camisetas, medalhas, bolsa e numeração para largada. A iniciativa do Serviço Social do Comércio proporciona provas de corrida de rua, com foco em fomentar hábitos saudáveis e qualidade técnica que envolvam aspectos lúdicos, educativos e de integração do esporte.

Continuar lendo

Acre

Desemprego cresce e informalidade avança no Acre em 2022

Publicado

em

A taxa de desemprego do Acre ficou em 14,8% no 1º trimestre de 2022, 1,6% maior que o resultado do 4º trimestre de 2021,quando a desocupação foi de 13,2%. No país, no 1° trimestre de 2022, a desocupação foi de 11,1%, ficando estável em relação ao 4º trimestre de 2021 (11,1%) e caindo 3,8 p.p. frente ao mesmo trimestre de 2021 (14,9%).

Para efeito de comparação, a desocupação no Acre é 3,7% maior que o desemprego em nível nacional. Frente o trimestre anterior, a taxa de desocupação em 2022 ficou estável em 26 Unidades da Federação. A única queda foi no Amapá (-3,3 p. p.). As maiores taxas de desocupação foram as da Bahia (17,6%), de Pernambuco (17,0%) e Rio de Janeiro (14,9%) e as menores, de Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (5,3%) e Mato Grosso do Sul (6,5%).
A taxa de desocupação por sexo foi de 9,1% para os homens e 13,7% para as mulheres no 1° trimestre de 2022. Já a taxa de desocupação por cor ou raça ficou abaixo da média nacional para os brancos (8,9%) e acima para os pretos (13,3%) e pardos (12,9%).
A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (18,3%) foi maior que as taxas dos demais níveis de instrução. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi 11,9%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (5,6%).

No 1° trimestre de 2022, a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação à força de trabalho ampliada) foi de 23,2%. Piauí (43,9%) teve a maior taxa, seguido por Sergipe e Alagoas, ambos com 38,6%. Já as menores taxas ficaram com Santa Catarina (8,3%), Mato Grosso (11,3%) e Paraná (14,0%).

O número de desalentados no 1° trimestre de 2022 foi de 4,6 milhões de pessoas. O maior número estava na Bahia (648 mil desalentados, ou 14,1% do contingente nacional). O percentual de desalentados (frente à população na força de trabalho ou desalentada) no 1º tri de 2022 foi de 4,1%. Maranhão (15,8%) e Alagoas (15,4%) tinham os maiores percentuais, Santa Catarina (0,6%), Mato Grosso (1,2%) e Distrito Federal (1,4%), os menores.

O percentual de empregados com carteira assinada era de 74,1% dos empregados do setor privado. Os maiores percentuais estavam em Santa Catarina (88,2%), São Paulo (82,4%), Rio Grande do Sul (81,1%) e os menores, no Maranhão (47,3%), Pará (51,3%) e Piauí (51,4%).

O percentual da população ocupada do país trabalhando por conta própria foi de 26,5%. Os maiores percentuais foram do Amapá (35,9%), Amazonas (35,7%) e Pará (34,6%) e os menores, do Distrito Federal (19,4%), Mato Grosso do Sul (22,3%) e São Paulo (23,6%).
O número de pessoas vivendo na informalidade também cresceu no Acre entre o último trimestre de 2021 e o 1º trimestre deste ano, saindo de 46,2% para 47,2% no período.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Deomicílios (PNAD Contínua Trimestral) divulgada nesta sexta-feira (13) pelo IBGE.

Tanto a taxa de desemprego quanto a informalidade são considerados pelo IBGE números estáveis, apesar do aumento.

Continuar lendo

Acre

PRF prende traficantes com 70 kg de de cocaína na BR-364

Publicado

em

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na prisão de dois homens e na apreensão de 70 kg de droga no início da noite desta quinta-feira, 12, na BR-364, próximo a entrada do Aeroporto Internacional de Rio Branco.

Os Policiais estavam realizando uma abordagem de rotina na BR-364, quando pararam um veículo modelo Saveiro, de cor branca, placa QLX-7A75. O motorista apresentou os documentos pessoais, CNH e documento do carro e foi averiguado que estavam em dias. Foi feito uma entrevista e a dupla apresentou muito nervosismo. Os policiais pediram que os dois homens descessem do veículo e durante a revista veicular dentro de um compartimento falso, foram encontrados 70 kg de pasta a base de cocaína. Foi encontrado também no interior do carro um valor de R$ 16 mil.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão e os dois homens foram encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) na Cidade do Povo juntamente com a droga, o veículo e o dinheiro para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!