Conecte-se agora

Jorge Viana cobra do governo federal ajuda aos refugiados haitiano no Acre

Publicado

em

O senador Jorge Viana (PT) cobrou nesta segunda-feira, 28, da tribuna, a ação imediata dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e dos organismos internacionais de ajuda humanitária para  socorrer centenas de haitianos que cruzam o Acre, a partir do Equador, Peru e Bolívia, em busca de oportunidades e auxílio no Brasil.

Segundo o senador acreano, há cerca de 3.000 mil refugiados haitianos no país e a metade deles passou pelo Acre, com entrada pelo município de Assis Brasil. “Só em Brasiléia, no oeste do Estado do Acre, no começo de novembro havia 332 haitianos. Hoje, pouco mais de duas semanas depois, são 550”, acrescentou.

Jorge Viana disse que o governador do Estado, Tião Viana, está oferecendo abrigo e alimentos aos refugiados, mas alegou que a situação, pela sua gravidade e extensão, ultrapassou o limite de capacidade do Acre.

– Essa questão é da alçada do governo federal, só ele pode tratar da questão com outros países envolvidos, como o Peru, o Equador e o Haiti, e resolver de forma adequada essa tragédia que fere os direitos humanos. Os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores precisam assumir esta situação, afirmou.

O senador disse que há também implicações de saúde da maior gravidade, além de fortes indícios de comércio e exploração do sofrimento dos refugiados.

Charlene Carvalho

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Anúncios

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas