Comunidade promete protesto com bolo e convidar o prefeito Angelim
Os moradores do conjunto Manoel Julião, mais precisamente na quadra onde fica localizada a escola João Aguiar, convivem com um esgoto a céu aberto faz 20 anos. Eles pretendem fazer um bolo de aniversário para comemorar a data do descaso das autoridades e enviar um convite especial ao prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim.
Muito embora as reivindicações sejam inúmeras, até o momento nem a prefeitura de Rio Branco, Companhia de Habitação COHAB, ou outros órgãos competentes tomaram qualquer providencia.
Segundo conta o morador Roberval da Costa, “por aqui além do cheiro insuportável, quase todo mundo já pegou dengue, malária ou está com hepatite. Eu mesmo já peguei malária quatro vezes. Só pode ser desse esgoto ai que já virou até cartão postal”, reclama.
Os alunos da escola João Aguiar também reclamam e afirmam que em dias de sol quente em que a temperatura é alta, mesmo dentro das salas de aula é praticamente impossível suportar o cheiro dos esgotos.
Eles relatam ainda, “outro dia uma colega da gente desmaiou dentro da sala de aula. A coitadinha começou a ficar amarela e caiu. Eu acho que foi por causa desse esgoto ai ao lado”, conta um dos estudantes.
Procurado para falar sobre o esgoto no conjunto Manoel Julião, a nossa reportagem tentou falar com o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco Saerb e na Empresa Municipal de Urbanismo, mas não conseguimos falar com nenhum responsável.
Salomão Matos- da redação do ac24horas
salomao.mats@gmail.com
Rio Branco, Acre