Conecte-se agora

Amarildo Uchoa vence eleição no CREA/Acre, sob suspeita de supostas irregularidades

Publicado

em

O atual presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia do Acre (Crea-AC), engenheiro civil Amarildo Uchoa foi reeleito para continuar no comando da instituição por mais dois anos. Ele teve 266 votos. A apuração dos votos terminou por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira, 09, com a suspeitas de supostas irregularidades no processo eleitoral.

Segundo resolução do sistema Confea/Crea, a eleição deveria ser realizada pelo voto eletrônico, com urnas cedidas pelo TER/Ac. Outra irregularidade segundo os candidatos derrotados, Sebastião Jaccoud, que obteve 92 votos e Jimena Rosana, 84 votos – alguns profissionais teriam sido excluídos da relação de votantes, mesmo estando em dia com o Crea.

Os profissionais que estivessem na lista de eleitores aptos, poderiam votar normalmente apresentando o comprovante de quitação de pagamentos atrasados na instituição, junto à mesa receptora. Outra reclamação das chapas adversárias foi em relação ao lacre das urnas que teria sido feito de forma fechada.

A Resolução do Confea, determina que façam parte da mesa receptora, profissionais registrados no sistema Confea/Crea e em dia com suas obrigações. “Se observou que na mesa receptora era composta por profissionais e funcionários do Crea-AC, o que contraria a resolução.  Em todo o Brasil as eleições foram realizadas pelo voto eletrônico, somente aqui, as eleições foram manuais”, comenta Sebastião Jaccoud.

De acordo com os candidatos derrotados os próprios funcionários do Crea teriam trabalhado como mesários na eleição. “Em nenhum momento o presidente da mesa receptora chamou os candidatos para mostrar que as urnas estavam abertas e conseqüentemente vazias, como é obrigatório neste caso para garantir a transparência e a lisura do processo eleitoral”, declarou Jimena Ameneiros.

Os candidatos derrotados informaram que tomarão as medidas judiciais cabíveis, solicitando inclusive a anulação das eleições pelo fato de a Comissão Eleitoral Regional – CER, não cumprir em sua totalidade a Resolução baixada pelo Confea.

Ray Melo, da redação de ac24horas – [email protected]

Acre

Em agenda neste sábado, Jenilson vira “dançarino” no Senado

Publicado

em

Durante visita ao forró do Senadinho, neste sábado, 2, o pré-candidato ao governo, Dr. Jenilson Leite, conversou com alguns frequentadores e aproveitou também para mostrar um pouco de seus passos de dança.

Segundo o político, algumas pessoas pediram para que fosse construído alguns bancos para poderem sentar após cada música bailada.

“Dei uma passadinha do Senadinho para conversar com os amigos da melhor idade. Aí aproveitei para dançar um pouco, não foi fácil aguentar o ritmo da turma”, disse leite.

Veja o vídeo.

 

Continuar lendo

Acre

“Dupla da Pulseira” é presa com drogas e são liberados da delegacia em menos de 2 horas

Publicado

em

Uma ação dos Policiais Militares da Força Tática do 1° Batalhão resultou na prisão de dois detentos monitorado por tornozeleira eletrônica, identificados como Kauan, de 21 anos, e Lucas de 26 anos, na noite desta sexta-feira, 1°, pelo crime de tráfico de drogas. As prisões ocorreram na rua Piauí, no bairro Papoco em Rio Branco.

A guarnição Policial estava fazendo um patrulhamento de rotina na região conhecida pelo intenso tráfico de drogas, quando avistaram os dois detentos monitorados por tornozeleira em atitude suspeita. Um dos dois foi abordado e em sua posse foi encontrado uma quantia de R$ 229,00 . O outro detento monitorado fugiu correndo ao perceber a aproximação dos policiais. Os policiais saíram em busca do fugitivo e quando chegaram próximo a escadaria no bairro Papoco, conseguiram prendê-lo. Foi feito uma busca na região e debaixo da escadaria foi encontrado 80 gramas de crack, 20 gramas de skunk, 2 papelotes skunk.

Durante a ação dos Policiais, moradores da região e familiares dos presos ainda tentaram tomar os detentos das mãos dos Policiais, quando foi pedido apoio a outras guarnições e a situação foi controlada.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e os dois indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos. Após 1h e 30 minutos, os presos foram liberados e saíram pela porta da frente da delegacia.

Continuar lendo

Acre

Homem de 35 anos é tirado de dentro de casa e recebe dois tiros

Publicado

em

Daniel Batista da Costa, de 35 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio após ser ferido a tiros na noite desta sexta-feira, 1°, no Ramal Pantanal, no Polo BenficaM na região da Vila Acre, em Rio Branco.

De acordo com informações da Polícia, Daniel estava bebendo na companhia de mais dois amigos em uma residência, quando dois criminosos não identificados invadiram a casa. Os amigos de Daniel, ao perceberem a situação, fugiram da residência e homem foi abordado pelos bandidos e levado até o ramal, onde recebeu dois tiros, um que atingiu o pescoço e teve saída do projétil na traquéia e outro na região da nuca com saída do projétil na boca. Após ação, os criminosos fugiram do local.

Populares que passavam no ramal visualizaram Daniel sangrando e acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam o paciente ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde grave.

Policiais Militares do 2° Batalhão estiveram no local e em seguida fizeram patrulhamento na região em busca de prender os autores do crime, mas eles não foram encontrados. O caso será investigado pelos agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

Continuar lendo

Acre

Escuridão no Lago do Amor geral reclamação da população

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira, 1, foi realizado o primeiro Arraial no Lago do Amor. O local, inaugurado em 2018, rapidamente se tornou uma das boas opções para passeios em família na capital acreana. No entanto, a escuridão em parte do local tem sido alvo de reclamações de quem frequenta o espaço. Na sexta, a iluminação das barracas juninas era um contraste com boa parte do Lago do Amor às escuras.

“Esse é um lugar tão novo na nossa capital, onde a gente já tem pouca opção, não pode ficar desse jeito. Sem falar que moramos em uma cidade que não pode ser chamada de tranquila e com uma escuridão dessas favorece à bandidagem”, afirmou o autônomo Felipe dos Santos, que saiu com a família para passear.

O ac24horas procurou o secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, sobre a manutenção da iluminação pública no Lago do Amor. “Vamos enviar uma equipe ainda na noite desta sexta para verificar o que está acontecendo, já que fizemos recentemente manutenção em toda essa área”, garantiu.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!