Menu

V Simpósio da Amazônia foi sucesso com participação efetiva dos estudantes, avalia deputado Gladson Cameli

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a participação efetiva de estudantes secundaristas de Brasília e do Pará, o V Simpósio da Amazônia, realizado no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, foi considerado como um dos mais concorrido e participativo dos últimos tempos. Realizado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional – CAINDR, em conjunto com a Subcomissão da Amazônia, do Senado Federal, o V Simpósio da Amazônia teve como tema: “Uma Visão Jovem para o Futuro Sustentável da Região”.


O evento ocorre desde 2007, e tem como objetivo revelar nacionalmente os problemas que afligem a Amazônia, buscando através da mídia, uma interação entre as diversas camadas sociais para o mapeamento de possíveis soluções para a região que detém a maior biodiversidade do mundo.

Publicidade

A mesa de honra para abertura dos trabalhos foi formada por Celso Carvalho, diretor de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades; senadora Vanessa Grazziottin, do Amazonas; Camilo Capiberibe, Governador do Amapá; Senador Cícero Lucena, representando o Senado; Eduardo da Fonte, Segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados; Mário Negromonte, Ministro das Cidades; Gladson Cameli, Presidente da Comissão da Amazônia e Hugo Lopes da Confederação do Comércio do Tocantins.


Pela manhã, a primeira mesa de trabalhos foi coordenada pela Senadora Vanessa Grazziotin, e teve como tema “O Crescimento Sustentável das Cidades e Geração de Empregos”. Dentro desse tema, foram discutidos pelos palestrantes, as metrópoles, cidades amazônicas e infraestrutura urbana; política de desenvolvimento para a Amazônia; zonas de processamento de exportação (ZPE), polos industriais e áreas de livre comércio, e; estágio atual e ritmo de crescimento da Amazônia em comparação ao resto do Brasil.


Os palestrantes da primeira rodada foram: Celso Carvalho, do Ministério das Cidades; João Mendes, do Ministério da Integração Nacional; Camilo Capiberibe, Governador do Amapá; Bertha Becker, da Associação Brasileira de Ciência; Oldemar Yanck, Superintendente da Suframa e Júlio Miragaya, da Confederação Nacional de Economia.


Já pela tarde, a segunda mesa teve como tema principal a “Formação e Capacitação dos Jovens para o Futuro Sustentável”, sob a coordenação do deputado Gladson Cameli. Dentro desse tema foram abordados os subtemas: O papel das Universidades; o papel do Ifet / Cefet (Escolas Técnicas Federais); as reivindicações dos universitários e dos alunos de ensino médio e o papel do Sebrae no contexto jovem.


Os palestrantes da tarde foram: Carlos Maneschy, Reitor da UFPA; Luiz Edmundo Aguiar, Ministério da Educação; Fabiano Santos, União Nacional dos Estudantes; Helena Abramo, Secretaria Nacional da Juventude; Adriano Fossini, Organização das Cooperativas Brasileiras e Enio Pinto, do Sebrae.


O presidente da Comissão da Amazônia, Gladson Cameli (PP-AC), ressaltou que o principal objetivo do simpósio foi o de fomentar nos jovens a necessidade de pensar o desenvolvimento da Amazônia, para que eles possam se capacitar nesse sentido.


Essa capacitação, segundo Cameli, é que tem que ser repensada pelas autoridades do Governo Federal, já que a realidade da Amazônia é completamente diferente do resto do País. Um exemplo dado por Cameli, aproveitado da fala do Reitor Carlos Maneschy, é sobre o índice de desistência dos alunos do 2º grau, que nas outras regiões do País é de aproximadamente 30 por cento, enquanto que na região Norte o índice é de aproximadamente 60 por cento.


Disse Gladson Cameli que não se pode pensar em futuro, sem a capacitação técnica e humana da juventude, e que em seu mandato, um dos fatores primordiais é a educação com qualidade para o jovem amazônida.


David Casseb


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido