Conecte-se agora

Nova guerra à dengue é deflagrada na capital

Publicado

em

Acre

Jornal A Gazeta

Manchete: Fiscal que matou a namorada com um tiro vai a julgamento na segunda
O Tribunal do Júri vai julgar, na próxima segunda-feira, dia 7, o fiscal sanitário André Raimundo da Costa Júnior, acusado de ter cometido homicídio doloso contra a agente de endemias Ely Felipe de Souza, ex-namorada dele, em março de 2010.

A vítima foi morta com um tiro de arma de fogo, por não querer reatar o relacionamento.

O indiciado está preso preventivamente desde o dia 14 de outubro do ano passado e será julgado pelo crime de homicídio, com a agravante de motivo fútil.  Leia +

Jornal A Tribuna

Manchete: Nova guerra à dengue é deflagrada na capital
O prefeito Raimundo Angelim e o secretários Osvaldo Leal (Saúde) e Cezário Braga (Serviços Urbanos) lançaram ontem (1º), o Plano de Contingência Contra a Dengue em Rio Branco, deflagrando a campanha “Dengue: a guerra não pode parar – combata a dengue dentro de casa”, que será veiculada em diferentes  meios de comunicação da capital.

A campanha visa conscientizar a população quanto aos riscos de se manter água limpa parada nos quintais neste início de inverno,  o ambiente propício para reprodução do mosquito aedes Aegipty, o transmissor da dengue. 80% dos criadouros estão dentro ou ao entorno da casa, lembrou Osvaldo Leal.  Em abril passado, 4,08% das casas estavam infestadas com o inseto e, na semana, a taxa de infestação subiu para 9,83%. “Uma em cada dez casas  tem a presença do mosquito”, disse Leal. Leia +

Jornal Página 20

Manchete:  Cerca de 40 mil pessoas devem visitar cemitérios da capital hoje
Hoje, Dia dos Finados, a expectativa de maior movimentação é no Cemitério Jardim da Saudade, no Tancredo Neves, onde são esperados mais de 20 mil visitantes.

Nos demais cemitérios da capital, segundo informou o secretario Municipal de Limpeza e Serviços Urbanos (Semsur), Cesário Braga, cerca de 40 mil pessoas devem visitar seus entes queridos neste feriado.

Dezenas de ambulantes, trabalhadores informais e visitantes circulam, desde o início da semana, pelos cinco cemitérios ativos da capital. As barraquinhas de flores, velas e refrigerantes também já estão prontas à espera do grande público de hoje. Leia +

Jornal O Rio Branco

Manchete: Prefeitura combate trabalho infantil no Dia de Finados
Nesta época as principais atividades realizadas por crianças e adolescentes e que  são tipificadas como exploração do trabalho infantil são as seguintes: limpeza e capina de túmulos, inclusive manuseando armas brancas, instrumentos  perigosos e produtos químicos nocivos; venda de velas e coroas; venda de lanches; guarda e lavagem de carros , chegando em alguns casos extremos a situações de exploração sexual.

O atendimento nestas situações  é realizado pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e consiste na aproximação com foco á criação de vínculos de confiança e respeito com a criança e adolescente em situação de trabalho infantil e/ou risco social, a identificação do responsável e orientação quanto aos riscos e a ilegalidade da exploração da mão de obra infanto juvenil , o referenciamento ao responsável,sob termo de entrega e a inclusão e/ou atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Leia +

Brasil

Folha de São Paulo

Manchete: Sob pressão de Lula e Dilma, Marta desiste da corrida à prefeitura
Isolada no PT e sob pressão do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, a senadora Marta Suplicy desistiu de disputar a indicação para concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2012.

A decisão abre caminho para o partido confirmar a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele foi lançado por Lula e tem apoio de Dilma e da cúpula petista.

Marta acertou a saída em conversa reservada com a presidente na base aérea de Congonhas, na segunda-feira, antes de ela visitar Lula no hospital Sírio-Libanês.

O encontro foi divulgado ontem (1º) pela ministra Helena Chagas (Comunicação Social) na chegada da comitiva presidencial a Cannes, na França, para a cúpula do G20.

Segundo o relato dela, Dilma disse que Marta foi “a melhor prefeita que São Paulo teve”, mas não deveria se candidatar de novo porque agora sua presença no Senado seria “mais importante”. Leia +

Portal G1 de notícias

Manchete: Prefeito afastado de Teresópolis é cassado por unanimidade
O prefeito afastado de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, Jorge Mário Sedlaceck (sem partido), foi cassado por unanimidade pelos vereadores em votação na Câmara nesta terça-feira (1º). Segundo o vereador Dr. Carlão, a votação foi por 12 votos a favor a zero contra a cassação.

O G1 tentou entrar em contato com o advogado que representa Mário Jorge, mas não obteve retorno.

Ainda segundo o vereador, o prefeito, apesar de ter o direito, não compareceu à votação para se defender. A cassação será publicada no Diário Oficial do município na quarta-feira (2).  Leia +

Jornal do Brasil

Manchete: Polícia mata Marcelinho Niterói, braço direito de Fernandinho Beira-Mar
O traficante internacional de drogas Marcelo da Silva Leandro, o Marcelinho Niterói, foi morto a tiros, na noite desta terça-feira, por policias em uma das favelas que fazem parte do Complexo da Maré,  na Zona Norte do Rio. A informação foi confirmada através do Twitter oficial do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A operação conjunta contou com a participação de homens da  Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal e policiais civis do Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (Saer). Estes últimos teriam sido os responsáveis por matar Marcelinho, segundo informações. O bandido foi flagrado por homens em um helicóptero na Rua Ari Leão, na Favela Parque União, usando bermuda e camiseta. As aeronaves sobrevoaram o local por cerca de cinco minutos. Houve intensa troca de tiros até que o traficante fosse baleado. Outro homem também ficou ferido durante a ação. Leia +

Agência Brasil de Notícias

Manchete: AGU vai recorrer até quinta-feira da decisão que anulou questões do Enem
A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer até quinta-feira (3) da decisão da Justiça Federal no Ceará que anulou 13 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. O pedido para que os itens fossem cancelados foi feito pelo Ministério Público Federal naquele estado após a constatação de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame.

Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010. O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma.  Leia +

Mundo

– Bolsas na Europa e nos EUA operam em baixa, após anúncio de referendo sobre pacote grego
As ações nas bolsas europeias caíram, em média, 6,60% ao longo do dia hoje (1º). Para analistas, houve uma reação à decisão do governo da Grécia de promover um referendo para definir sobre o pacote de austeridade cujo objetivo é atender às exigências da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo analistas, se a população rejeitar o pacote de austeridade, o governo e a população da Grécia podem sofrer represálias da União Europeia. O ceticismo e a incerteza se concretizaram nos índices dos bancos gregos, que caíram, em média, 11%.

A Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos, também operou hoje em baixa. O índice Dow Jones registrou 1,61% de perdas e o índice NYSE Composite teve queda de 2,71%, enquanto o Standard & Poor caiu 1,84% e o Nasdaq Composite, 2%.

A iniciativa das autoridades gregas gerou reações também nas principais bolsas europeias. A de Milão, na Itália, caiu em média 6,6%; a de Paris, na França, registrou perdas de 4,97%; e a de Frankfurt, na Alemanha, 4,82%. Leia +

– Neymar lidera enquete para melhor do mundo em site da ‘France Football’
Ao menos segundo eleição no site da revista “France Football”, organizadora da Bola de Ouro em conjunto com a Fifa, Neymar pode bater no peito e dizer que está à frente de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Após mil votos, o craque do Santos aparecia com 22% (220 votos) da preferência dos internautas, contra 16,1% (161) do argentino e 13,5% (135) do português. Mas um simples pedido no Twitter oficial do clube brasileiro, que tem mais de 193 mil seguidores, fez a vantagem aumentar consideravelmente.

Às 20h07m (de Brasília), a enquete já tinha ultrapassado os 1.991 cliques. Neymar tinha 42,49% (846 votos), enquanto Messi (14,36%, com 286) e Cristiano Ronaldo (9,34%, com 186) vinham na sequência.  Leia +

– Número de mortos por inundações na Tailândia chega a 427
As autoridades da Tailândia elevaram nesta quarta-feira para 427 o número de mortos pelas inundações que afetam o norte e o centro do país desde julho.

O Departamento de Mitigação e Prevenção de Desastres indicou que há 2,1 milhões de desabrigados em 147 comarcas de 26 províncias, onde a água mantém submersa grande parte das casas e das plantações de arroz.

O desastre causado pela inundação do planalto central alcançou os subúrbios do norte e do oeste de Bangcoc, enquanto aumenta a indignação de seus habitantes com as autoridades, que sacrificaram seus bairros para salvarem o centro da capital. Leia +

– Tribunal britânico confirma extradição de Assange à Suécia
O Tribunal Superior de Londres deu sinal verde nesta quarta-feira para a extradição do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, para a Suécia.

O país queria que Assange fosse extraditado para responder por supostos abusos sexuais de que é acusado na Suécia.

A Promotoria sueca o acusa de três delitos de agressão sexual e um de estupro após a denúncia de duas mulheres que garantiram que os fatos aconteceram em agosto de 2010. Ele admite sexo consensual, nega qualquer crime e afirma estar sendo alvo de uma perseguição política que visa extraditá-lo aos Estados Unidos.

A defesa de Assange afirma que sua extradição a Suécia seria “injusta e ilegítima”.

Os advogados do criador do WikiLeaks ainda podem recorrer da decisão na Suprema Corte, instância judicial máxima no Reino Unido. Leia +

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Mãe de Gladson pede desculpas por chamar Bocalom de “doido”

Publicado

em

Após a repercussão do comentário em que chamou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, de “doido”, a mãe do governador Gladson Cameli, Linda Cameli, usou as redes sociais nesta quinta-feira, 21, para pedir desculpas ao prefeito da capital.

Nas redes, Linda Cameli reconheceu que exaltou e destacou que em momento algum quis ofender Bocalom.

“Eu não quis ofender o prefeito. Peço até desculpa. Só falei isso por causa desse covid”, afirmou.

O comentário de Linda Cameli ocorreu após o prefeito determinar o retorno das aulas do ensino municipal para fevereiro.

Continuar lendo

Acre

Xapuri se torna o município do Acre com maior incidência de Covid-19

Publicado

em

Com 2.119 casos confirmados da infecção causada pelo novo coronavírus, o município de Xapuri passou a ter, nesta quinta-feira, 21, o maior número de casos de covid-19 por grupo de 100 mil habitantes (10.813,4/100.000), superando Assis Brasil, de acordo com o último Boletim Sesacre.

A taxa de incidência registrada em Xapuri é mais que o dobro da média verificada em todo o estado, que é de 5.112,4/100.000. O resultado é reflexo da alta ocorrida no município nas primeiras semanas de janeiro deste ano, quando foram registrados mais de 250 novos em um período inferior a 15 dias.

Também nesta quinta-feira, quando começou a vacinar os primeiros profissionais de saúde contra o coronavírus, o município adotou, por meio do Decreto 045/21, medidas para conter a disseminação do vírus. O alvo das determinações são as aglomerações promovidas em vários locais da cidade, públicos ou privados.

Com as novas medidas, o funcionamento de atividade econômicas continua sendo regido pelo que dispõe o Pacto Acre sem Covid, mas lanchonetes, bares, restaurantes e distribuidoras poderão funcionar apenas até às 21 horas, sob pena de multa de R$ 250 em caso de desobediência.

Outro destaque do decreto é a proibição da permanência de pessoas em locais públicos, como ruas, praças e calçadas, entre às 10 horas da noite e às 5 horas da manhã seguinte. Fora desses horários, aglomerações com mais de 5 pessoas deverão ser dispersas pela polícia ou agentes de saúde.

Com os mais de 2 mil casos confirmados e 16 mortos, a cidade não consegue conter as aglomerações desde a campanha eleitoral passada. Eventos em bares que promovem som ao vivo, entre outras atividades, têm causado ajuntamentos constantes de pessoas em espaços mínimos.

A situação de agravamento da pandemia no município somada ao surto de dengue que vem ocorrendo no mês de janeiro ampliou as dificuldades enfrentadas pelo sistema público de saúde. Tanto o hospital Epaminondas Jácome quanto a Unidade de Referência para a Covid-19 na cidade, que têm tido enormes dificuldades para dar conta da demanda.

Recentemente, o hospital de Xapuri foi obrigado a fazer, a pedido do Ministério Público, um incremento na oferta de profissionais nos plantões da unidade. Com novas contratações e extensões de cargas horárias, a expectativa é a de que a partir de fevereiro a instituição tenha dois médicos por plantão de maneira permanente.

Os plantões no hospital também deverão ter, segundo foi informado nesta semana pela direção, três enfermeiros e três técnicos em enfermagem por plantão em vez de apenas dois de cada área como ocorre na atualidade, situação que sobrecarrega os profissionais, de acordo com relatos de representantes da categoria.

O aumento da demanda por conta da Covid-19 é o principal motivo das mudanças que vinham sendo cobradas pela comunidade local e entidades como o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) e o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC). A falta de médicos é, há muito tempo, um dos grandes problemas da unidade hospitalar de Xapuri.

Continuar lendo

Acre

Em visita a Embrapa, Leo de Brito reafirma importância da ciência

Publicado

em

O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) visitou nesta quarta-feira, 20, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Acre). O chefe-geral da instituição no Acre, Eufran Amaral, apresentou o trabalho executado pela Empresa e as prioridades de apoio.

A Embrapa Acre trabalha atualmente com quatro linhas de pesquisa: floresta, fruticultora, pecuária, solos e agricultura, e responde a demandas por tecnologia com relação a produção agroflorestal no estado.

O chefe-geral da Embrapa Acre, Eufran Amaral, agradeceu a visita do parlamentar acreano e apresentou sugestões de parcerias.

“Ficamos honrados com a visita do deputado federal Leo de Brito porque é uma oportunidade de apresentar nosso trabalho e discutir as principais questões relacionadas a pesquisa, inovação e geração de tecnologia para o estado, assim como também pudemos discutir como o mandato pode auxiliar a Embrapa a ampliar suas ações, sobretudo nos municípios e com os produtores familiares”, disse Eufran Amaral.

Leo de Brito aproveitou para conhecer os principais experimentos desenvolvidos pela Embrapa, e destacou a importância do investimento em ciência e pesquisa.

“Vimos aqui a importância da ciência, desde a década de 1980 a Embrapa investe, por exemplo, em novas tecnologias para a produção pecuária, o que poupou mais de um milhão e trezentos mil hectares de desmatamento no Acre, é esse tipo de trabalho que quero apoiar. Conheci vários experimentos interessantes que deram certo, e que tem que chegar ao pequeno produtor, vamos trabalhar em parceria, apostando na ciência, na pesquisa e na inovação para que as pessoas de fato possam melhorar suas vidas com a tecnologia”, finalizou Léo de Brito.

Continuar lendo

Acre

Acre registra 300 novos casos e mais 4 mortes pela Covid-19

Publicado

em

Não é à toa que o governador Gladson Cameli disse nesta quinta-feira, 21, ao ac24horas que existe a possibilidade de decretar toque de recolher no Acre das 22 às 6 da manhã para evitar o crescimento ainda maior da pandemia no estado.

Prova de que a situação é cada vez mais preocupante são os números de novos casos nesta quinta-feira. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), registra 300 novos casos de infecção por coronavírus nas últimas 24 horas. O número de infectados subiu de 45.429 para 45.729 nas últimas 24 horas.

Os dados da vacinação nos municípios ainda não estão disponíveis e serão atualizados de acordo com a plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitos a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Mais 4 notificações de óbitos foram notificadas nesta quinta-feira, 21, sendo todas referentes a vítimas do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 844 em todo o estado.

Os óbitos são:

L. S. M., de 91 anos. Moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 29 de dezembro de 2020, no Hospital Santa Juliana, vindo a falecer no dia 13 de janeiro de 2021.

D. F. P., de 60 anos. Moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 5 de janeiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu no dia 19.

Moradora de Rio Branco, S. R. P., de 40 anos, deu entrada no dia 19 de janeiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), vindo a falecer no dia seguinte, 20.

Moradora de Rio Branco, H. F. S., de 38 anos, deu entrada no dia 25 de dezembro de 2020, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), vindo a óbito nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro de 2021.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas