Menu

Finados: Cresce a movimentação no cemitério Jardim da Saudade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

É maior a movimentação no cemitério Jardim da Saudade, onde desde cedo iniciaram as homenagens aos finados. Durante a tarde, há registros de engarrafamentos na estrada Irineu Serra que liga os bairros Tancredo Neves e Defesa Civil. Guardas da companhia de trânsito ajudam na organização do fluxo de veículos. Estima-se que mais de 10 mil pessoas já visitaram seus entes queridos.


A missa realizada todos os anos é esperada com grande expectativa pelos familiares presentes no local. As missas em memória às pessoas falecidas tiveram origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração. A programação deve se estender até às 18 horas.

Publicidade

No portão de entrada do cemitério Jardim da Saudade, equipes do município entregam textos bíblicos com mensagens de reflexão para o dia dos finados.


A origem desta data:


O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.


A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.


A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Pesquisa: Brasil Escola


 


 


 


 

Publicidade

 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido