No maior cemitério público de Rio Branco, o dia de finados movimenta uma equipe de cem pessoas da Secretaria de Serviços Urbanos e alimenta a esperança de várias pessoas de ganharem um dinheiro extra. Na entrada do São João Batista, dezenas de “prestadores”de serviço abordam quem chega oferecendo os serviços de limpeza, pintura e manutenção de túmulos. Essa movimentação aliás, ocorre desde a semana passada, segundo informou a administradora do local Luzanira Mendes.
Com 33 mil registros de sepultamentos, o São João Batista vai receber uma programação especial para o dia de amanha. As 8 horas será celebrada uma missa campal, cuja celebração será repetida no final do dia, ás 17 horas. De acordo com Luzanira, estima-se que cerca de 20 mil pessoas devam passar pelo cemitério no dia de finados.
No arredores, ambulantes disputam locais para a instalação de barracas onde são oferecidos arranjos florais, velas e outros itens. Na manha desta terça feira, homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local realizando o serviço de podas de árvores, enquanto funcionários da Semsur, erguiam duas tendas na entrada principal.
Por anos seguidos os túmulos do ex-governador Edmundo Pinto tem sido o local mais visitado no cemitério; no ano passado, informou a administração, o túmulo do vereador Jessé Santiago também recebeu grande numero de visitantes.
Jairo Barbosa –[email protected]