Menu

Projeto do senador Jorge Viana [PT] permitirá que partidos com desempenho fraco terão acesso a sobra de vagas em eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 26, em caráter terminativo, projeto de lei do senador Jorge Viana que permite a participação dos partidos que não atingirem o mínimo de votos exigido para a obtenção de uma vaga na Câmara dos Deputados ou em Assembleias Legislativas na distribuição das cadeiras não preenchidas após a aplicação do quociente partidário (proporção de vagas destinada a cada partido em função dos votos recebidos).

O senador Viana justificou a mudança da regra eleitoral sob o argumento de que todos os partidos, inclusive os que atingirem a cota mínima de votos, devem ter o direito de participar da distribuição das frações de votos resultantes da aplicação do quociente partidário.

Anúncio

Segundo o senador acreano, “era preciso encontrar uma maneira de combater a corrupção eleitoral e as coligações cartoriais, valorizando o papel do voto”.  Ele lembrou situações em que candidatos com grande votação eleitoral individual ficaram sem mandato parlamentar porque seu partido ou coligação não alcançou o quociente eleitoral.

Na opinião de Viana, a retirada dessa restrição à disputa das vagas restantes fará justiça a candidatos nessa situação.

A proposta seguirá agora para exame da Câmara dos Deputados, se não for apresentado nenhum recurso para votação no plenário do Senado.

Charlene Carvalho

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.