Menu

O verdadeiro debate

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O debate não é se o manejo sustentável é bom ou não é bom. Não há método melhor para explorar a floresta. Isso é consenso. O debate deve ser sobre o baixo preço pago pelas madeireiras aos moradores e sobre a falta de agregação de valores à madeira extraída.


Pura politicagem
Ficar centrando fogo contra o método do manejo florestal vira mera politicagem.


Luz no túnel
O secretário da Indústria, Edvaldo Magalhães, foi no foco em sua entrevista ao repórter Jairo Carioca, ao defender o manejo com agregação de valores, sem o que, o Acre ganha muito pouco com a exploração.


Quase não ganha
Ter madeira certificada e exportar de forma bruta não deixa quase nada na economia acreana.


Saindo do ramadã
Após cumprir seu Ramadã, o Lhé ligou ontem para defender que o PT faça uma plenária entre os filiados, e avisar que, o “grupo do Sibá” vai lutar e cair de pé pela sua candidatura à PMRB.


Dom Quixote
Essa “luta” do Lhé pela candidatura do Sibá lembra Dom Quixote lanceando moinhos de vento.


Alerta ao PMDB
Lhé Aproveitou para pedir a inserção de um comentário sobre o PMDB: “a candidatura do Fernando Melo foi um cavalo de Tróia enviado pelo PT como presente de grego ao PMDB”.


Grito de guerra
E aproveitou para dar um grito de guerra: “João Correia para prefeito pelo PMDB, já!”.


Candidatura mantida
O PT vai mesmo com a candidatura de André Maia (PT) a prefeito de Senador Guiomard.


Tudo que não queria
Não foi bom à sua candidatura a entrada no páreo do ex-prefeito Celso Ribeiro (PTN), porque é muito forte e,  lhe tira a condição de ser o único candidato da oposição em Senador Guiomard.


Alianças difíceis
Márcio Bittar (PSDB) terá dificuldade de compor alianças, se quiser disputar o Senado em 2014. Há uma tendência na oposição em apoiar o nome de Gladson Cameli (PP) a senador.


Crédito na casa
O rompimento com o vice-governador César Messias e com o PT deixou o deputado federal Gladson Cameli (PP) com o crédito muito alto entre os principais dirigentes da oposição.


Cartaz grande
Entre os deputados estaduais do PT, Ney Amorim está com um cartaz grande com o governador Tião Viana, pelo desprendimento em retirar a sua candidatura à PMRB.


Exemplo de disciplina
Ney é sempre citado na cúpula petista como exemplo de disciplina partidária.


Voltando à política
Quem anda assessorando o senador Sérgio Petecão (PSD) é o ex–deputado federal Alércio Dias, exímio articulador político, e, uma das cabeças mais lúcidas que eu conheço.


Carnaval sem tamborim
Estão fazendo carnaval sem tamborim com a demissão do representante do Ministério da Pesca, no Acre, Samy Pinheiro: quem está em cargo de confiança não é dono do cargo.


Outra conversa
Se este moço foi demitido supostamente por ser aliado do deputado federal Gladson Cameli (PP) não invalida a máxima de que, em cargo de confiança se dorme nele e se acorda fora dele.


Quem coisa estranha?
Coisa mais estranha a presidente da CUT, Rosana, em tudo que é ato público se apressar em dizer que não é “pelega”. Porque a fobia de dizer que, não faz o jogo do governo do PT?.


Outro que escapa
Está escapando todo mundo. O próximo a ter certidão negativa da justiça eleitoral é o deputado Denilson Segóvia (PSC), um dos muitos acusados de compra de votos.


Próximo do acordo
Ainda restam pequenas arestas, mas, o nome de Marcos Alexandre (PT) está prestes a ser anunciado como o candidato a prefeito da FPA.


Mostra positiva
A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino (PSD), deu uma mostra de força no lançamento de sua pré-candidatura à reeleição no último fim de semana.


Salada de abacaxi
Marilete tem como principais apoiadores: Walter Prado (PDT), Flaviano Melo (PMDB) e Sérgio Petecão (PSD).


Bom para democracia
Marcos Alexandre (PT), Fernando Melo (PMDB) e Tião Bocalon (PSDB), candidatos confirmados para a disputa da PMRB, dão a quase garantia que teremos pela primeira vez um segundo turno na Capital. Isso é bom para a democracia. É bom porque amplia as discussões com o eleitor. É bom porque deixa de ser uma eleição meramente plebiscitária como tantas outras.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.