Conecte-se agora

Menos de 4% dos domicílios do Acre tem acesso à rede de esgoto, garante IBGE

Publicado

em

As informações são do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na quarta-feira (19), revelam que o Estado do Acre apresenta a situação mais grave quanto a políticas públicas de saneamento básico. Apenas 3,5% dos domicílios de 13% dos municípios do Estado têm acesso à rede de esgoto.

Os dados do IBGE  comprovam que a implantação e ampliação de redes coletoras não conseguiram acompanhar o crescimento demográfico da população nas áreas urbanas do Acre. O Estado apresenta uma das menores taxas de municípios assistidos.

O instituto mostrou ainda, a falta de melhorias, investimentos e inexistência da rede de esgotamento sanitário, na maioria dos municípios acreanos. Até nas áreas que exibem números positivos de crescimento os resultados são fracos em melhorias.

Outro dado interessante da pesquisa do IBGE é a queda do índice de esgoto tratado. No Acre, onde praticamente inexistem estações de tratamento de esgoto os números caíram ede 38% para 23% em apenas um ano.

Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Cotidiano

Ex-BBB Gleici Damasceno faz selfie de biquíni e chama atenção na web

Publicado

em

Por

Grande campeã da edição de 2018 do Big Brother Brasil, Gleici Damasceno atraiu muitos olhares neste final de semana nas redes sociais.

Usando um biquíni cor de rosa bem pequenininho, a famosa exibiu a barriga sequinha e o seu bronzeado super em dia na postagem feita no Instagram.

Como era de se esperar, o momento de relax e de sol da vitoriosa do reality show da TV Globo rendeu uma chuva de elogios para ela na internet.

A cantora Preta Gil chamou Gleici de gata. Já a ex-BBB Ana Clara comentou: “Uma bebê dessa, hein Brasil”. Colega de confinamento da morena, a sister Elana, também reagiu bem na internet. “Um corpo é um corpo”, escreveu ela.

Continuar lendo

Cotidiano

Uninorte, U:VERSE e CERB não registram candidatos atrasados no 1º domingo de Enem

Publicado

em

Ao contrário de anos anteriores, as instituições de ensino como Uninorte, U:VERSE [antiga FAAO] e o Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CERB), não tiveram ocorrências de candidatos atrasados neste domingo, 17, do Enem.

Os videomakers do ac24horas, Kennedy Santos e Whidy Melo, acompanharam os locais de prova onde constataram uma movimentação muito tranquila, e principalmente, a chegada bem antes do horário por parte dos candidatos.

No Acre, mais de 40,6 mil candidatos farão as provas presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A abertura dos portões ocorreu como nas edições anteriores: às 9h30 (horário local) e fecham às 11h (horário local).

Em Rio Branco, a Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), informou que neste domingo, 17, foram colocados nove ônibus a mais circulando para atender a demanda dos candidatos. Ao todo, 47 coletivos farão o transporte dos estudantes em Rio Branco.

Continuar lendo

Cotidiano

No Acre, mais de 40 mil candidatos farão a prova do Enem 2020 neste domingo

Publicado

em

No Acre, mais de 40,6 mil candidatos deverão fazer as provas presenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17). A abertura dos portões ocorrerá como nas edições anteriores: abrem às 9h30 (horário local) e fecham às 11h (horário local).

Em Rio Branco, a Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), informou que neste domingo, 17, a frota de ônibus será reforçada para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Serão nove ônibus a mais circulando para atender a demanda dos candidatos. Ao todo, 47 coletivos farão o transporte dos estudantes em Rio Branco.

Segundo o Inep, as medidas de prevenção contra o coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos.

Entre as medidas, estão:

Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores; Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame); Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento.

Na edição de 2019, foram 140 mil locais de aplicação, agora serão 200 mil com cerca de 50% da capacidade máxima.

Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima. Ocorrerá higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.

A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo, para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item. É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar.

Continuar lendo

Cotidiano

Retomada do turismo em 2021 no Acre deve ser cautelosa, alerta Fecomércio

Publicado

em

Os dados recentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o mostram que o recuo no volume de receitas dos serviços turísticos em 2020 foi de 7,6% para 8%, pior resultado anual da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2012.

Para o coordenador de Turismo da Federação do Comércio do Acre, João Bosco Nunes, a pesquisa, embora assustadora, é verdadeira e refletiria o ano de 2020, marcado pelo caos pandêmico que atingiu a economia mundial.

De acordo com as expectativas da CNC, os serviços devem voltar a crescer 3,7% em 2021. Além disso, segundo a PMS, o volume de receitas dos serviços cresceu 2,6%, em relação a outubro, já descontados os efeitos sazonais. Foi o sexto avanço consecutivo do setor, após acumular retração de quase 20% entre março e maio. Na comparação com novembro de 2019, houve variação negativa (-8,3%) pelo nono mês consecutivo.

Nunes afirmou que o turismo foi o setor mais atingido com a pandemia do novo coronavírus. “Temos exemplos como desemprego muito forte, com empresas – desde microempreendedores individuais a grandes corporações – fechando. As que não fecharam demitiram muitos colaboradores, tudo na tentativa de se adequarem à nova tendência mercadológica”, explicou.

O coordenador citou ainda que a retomada do setor deve ser realizada com todos os protocolos de biossegurança exigidos pelo Ministério do Turismo. “Essa retomada deve ser feita de maneira cautelosa, e teremos de enfrentar 2021 com novos produtos e serviços. Aí que Acre se encaixa, já que dispomos de dois polos turísticos, o do Vale do Acre e o do Vale do Juruá, que oferecem aos visitantes que aqui chegam toda a estrutura, enfatizando ainda as empresas e associações cadastradas no próprio Ministério [do Turismo] e que seguem as prerrogativas do selo do turismo”, finalizou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas