Menu

Recorde histórico: concorrência para curso de medicina da Ufac já é o maior de todos os tempos e pode ser o maior do País

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O número de pretendentes a uma vaga no curso de medicina na Universidade Federal do Acre (Ufac) já é o maior de todos os tempos, na instituição. A concorrência que não passava de 50 candidatos para cada vaga ofertada saltou para 183 na seletiva de 2012.


Uma das principais explicações para o crescimento exponencial é adesão da Ufac ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o teste valoriza o raciocínio lógico em detrimento da decoreba que exigia o antigo vestibular. A gratuidade do Enem, que atinge quase a maioria dos que se inscrevem, também colabora para o crescimento nos números.

Publicidade

O diretor do Núcleo de Processo Seletivo da Ufac (Nups), o professor Adailton de Souza Galvão, afirma que há também um número recorde de inscrições gerais para todos os cursos, cerca de 32 mil concorrentes.


Para se ter uma ideia da grandeza dos dados, um dos vestibulares mais concorridos do País, o da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) que realiza a seletiva da Universidade de São Paulo (USP), entre outras, teve concorrência de 49 por vaga em medicina no vestibular 2011.


Só a concorrência dos que querem fazer enfermagem (57 por vaga) na Ufac – o terceiro mais disputado do momento – supera o número da USP do ano passado. Contudo, a maioria dos grandes certames Brasil afora ainda estão com inscrições abertas no decorrer desta semana, outros ainda vão até o fim do mês. Sendo assim, é necessário esperar para que a Ufac se confirme como a disputa mais acirrada das instituições de ensino do País.


Na seletiva da Ufac, que vai usar as notas das provas do Enem que serão realizadas sábado e domingo próximos, os acrianos representam a maior parcela dos que disputam o espaço, logo em seguida, os rondonienses.


Medicina Fuvest (USP) 2011:
Inscritos 13.545 para 275 vagas: concorrência de 49 por um.


Ufac 2012:


– Medicina (Bacharelado);
Inscritos 7.331 para 40 vagas: concorrência de 183 por um;


– Direito (Bacharelado);
Inscritos 3.386  para 50 vagas: concorrência de 67 por um;


– Enfermagem (Bacharelado);
Inscritos 1.719 para 30 vagas: concorrência de 57 por um.


Para verificar a concorrência de outros cursos da Ufac, clique no link abaixo
http://rnp.ufac.br/estatisticas2012/index.html

Publicidade

Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido