Conecte-se agora

Desfiles cívicos marcam o encerramento das comemorações dos 107 anos de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A população de Cruzeiro do Sul mostrou que continua valorizando a história de uma grande cidade que ajudou a construir apesar do isolamento no meio da Amazônia. Essa valorização foi transmitida mais uma vez através da criatividade dos desfiles de instituições militares, civis, estudantes e outras entidades.
A festa aconteceu na noite de quarta-feira, 28 de setembro, dia em que o município completou 107 anos de intendência política e administrativa. A exemplo de anos anteriores, os militares do 61° BIS foram os primeiros a se apresentar em um desfile vibrante que atraiu a atenção do público. Na sequência passaram pela avenida, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Aeronáutica e apresentações de centenas de estudantes de várias escolas municipais e estaduais.
Colocadas em um palanque à margem da avenida, as autoridades acompanharam atentas as apresentações. Um dos momentos mais marcantes do desfile foi a passagem de alunos e servidores da Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) com exibição de cartazes agradecendo a administração do prefeito, Vagner Sales, que deu atenção especial para a entidade que ganhou uma moderna sede própria em abril desse ano.
Após os desfiles a população fez festa na praça, ao som de muita música e cantores regionais.
“É uma data marcante e uma festa muito bonita. O povo cruzeirense valoriza sua cidade, isso é muito importante. Quanto cheguei aqui, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo ainda faziam parte de Cruzeiro do Sul e a população total era de apenas 10 mil habitantes. Assim é possível ter uma idéia do tanto que Cruzeiro do Sul se desenvolveu”, comenta o funcionário público, Gildo Gaspar, natural de Brasiléia, mas que mora em Cruzeiro do Sul há 28 anos.
O prefeito Vagner Sales avalia que a cidade vive um momento muito bom de desenvolvimento e conquistas. Ele lembrou a importância do presente que o município ganhou no dia do aniversário, ao se referir a unidade Integrada SESI/SENAI que cumprirá um papel importante no desenvolvimento de Cruzeiro do Sul qualificando mão de obra e atuando na educação profissional. “Estou muito feliz porque graças a Deus estamos conseguindo desempenhar um bom trabalho. É claro que nem a nossa administração, nem a próxima vai conseguir resolver todos os problemas, mas diante das dificuldades que enfrentamos, acho que já demos passos importantes para melhorarmos a infraestrutura da nossa cidade que é sem dúvida a maior exigência da nossa população, além de investimentos em educação e saúde”, resume.
O deputado federal Gladson Cameli (PP), presente na solenidade avaliou a importância de comemorar o aniversário da cidade onde nasceu e comemorou a liberação de uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão para calçamento de ruas e a construção de uma parada de ônibus no trevo da Vila Santa Rosa que vai beneficiar a população de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. A parada fica no encontro das rodovias que ligam as três cidades. O recurso será administrado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Também estiveram presentes, o deputado federal, Flaviano Melo, deputado estadual, Chagas Romão, a deputada estadual Antonia Sales, os prefeitos Cleidson Rocha e Randson Almeida, vereadores, secretários e ex-ocupantes de cargos públicos que fizeram parte da história recente do município.
Copão do Vale do Juruá
Também na manhã desse dia 28, o prefeito Vagner Sales entregou no Estádio Cruzeirão o troféu de campeão, a Seleção de Rodrigues Alves que conquistou o título do Copão do Vale do Juruá, ao vencer na final o time de Guajará (AM) por 2X0.
O Copão foi mais uma competição esportiva resgatada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul no intuito de fortalecer e integrar a região do Vale do Juruá revelando novos talentos no futebol. Nesta edição participaram seleções de seis municípios e Rodrigues Alves apareceu como uma surpresa para conquistar o título.

Acre

IBGE: 72,77% da população do Acre já está recenseada

Publicado

em

O IBGE divulgou nesta terça-feira (6) o 4º balanço da coleta do Censo Demográfico 2022. Desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 05 de dezembro, foram recenseadas 168.018.345 pessoas, em 59.192.875 domicílios no país.

O Acre está com 72,77% de sua população recenseada e se inclui entre os cinco Estados com menor contagem até agora. Esse percentual é também inferior à média nacional, de 78,73% dos habitantes visitados pelo IBGE.

O Instituto relata que está enfrentando dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Em todo o país, de 28/11 a 4/12, o IBGE contava com 60.611 recenseadores em ação, 33,1% do total de vagas disponíveis.

“Os cinco estados menos adiantados na evolução da coleta – Mato Grosso, Amapá, Espírito Santo, Acre e São Paulo – estão com, respectivamente, 42,1%, 35,6%, 30,3%, 40,0% e 31,9% das vagas ocupadas ativas”, diz o Instituto.

Do total de pessoas recenseadas em todo o País, 29,43% estavam na região Nordeste, 39,54% no Sudeste, 14,76% no Sul, 8,79% no Norte e 7,44%no Centro-Oeste. Até o momento, 48,4% da população recenseada eram homens e 51,6% eram mulheres.

Esse total corresponde a 78,73% da população estimada do país. O estado mais adiantado, ou seja, com maior proporção de pessoas recenseadas em relação a população estimada, é o Piauí (96,2%), seguido por Sergipe (91,2%) e Rio Grande do Norte (89,8%). Os menos adiantados são Mato Grosso (65,9%), Amapá (66,9%) e Espírito Santo (70,67%).

Continuar lendo

Acre

Ex-vereador Raimundo Menezes vem a óbito no PS, vítima de AVC

Publicado

em

O ex-vereador e empresário Raimundo Menezes, veio a óbito na tarde de segunda-feira, 5, no Pronto Socorro da capital, vítima de um AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Meneze havia sido internado no último sábado, 3. O irmão Esperidião Kennedy Menezes, divulgou que o velório está acontecendo na funerária São Francisco, próximo ao Maria Farinha, e o enterro será nesta terça, no cemitério Morada da Paz, no bairro Calafate.

A deputada federal eleita, Socorro Neri, lamentou a morte do primo nas redes sociais. “Muito triste ao saber da morte do meu querido primo Raimundo Nonato Menezes Neto, ex-vereador de Rio Branco e pessoa de agradável convivência. Filho da minha tia Nonata, falecida este ano, e do tio Esperidião, o primo Menezes deixa esposa, filhos, os irmãos Esperidião Júnior, Kennedy Menezes, Vera Lúcia, Rosângela e Elzinha, e muitos sobrinhos. Que Deus conforte a todos”, escreveu Neri.

Continuar lendo

Acre

RBTrans é obrigado a suspender 2% de cobrança por corrida da Maxim

Publicado

em

A juíza Zenair Bueno, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco, determinou que a Superintendência Municipal de Transportes de Rio Branco (RBTRANS) suspenda a cobrança de preço público (2%) sobre o valor de cada viagem realizada por motoristas cadastrados em uma nova plataforma digital de transporte de passageiros, a Maxim, da cidade de Recife (Pernambuco), que recentemente começou a operar na capital do Acre.

No entanto, a decisão manteve a obrigatoriedade do cumprimento da legislação municipal, no tocante apresentação de relatórios e estatísticas periódicos relacionados às viagens iniciadas, finalizadas ou não, rotas e distâncias percorridas; apresentação de documentos complementares e aprovação de curso de formação ministrado por instituição cadastrada pela RBTRANS para o transporte de passageiros ou similar; Licença municipal para o exercício das atividades e que Motoristas cadastrados devem possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B” ou superior, contendo a informação sobre o exercício de atividade remunerada.

A magistrada explicou em sua decisão que a submissão à autarquia municipal é imprescindível para subsidiar o planejamento da mobilidade urbana, bem como o acompanhamento e fiscalização do serviço fornecido, consoante a previsão da legislação federal.

Continuar lendo

Acre

Acre segue com alerta do Inmet de perigo para chuvas intensas

Publicado

em

Assolado por fortes chuvas nos primeiros dias de dezembro, o estado do Acre continua sob alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de chuvas intensas para as próximas 24 horas.

As regiões centrais e leste do estado têm alerta da cor laranja (perigo), que prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já a região oeste do estado tem alerta amarelo (perigo potencial), com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), mas baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O temporal que atingiu a capital acreana na tarde desta segunda-feira (5) provocou grandes transtornos, como queda de árvores e destelhamentos, que geraram cerca de 50 ocorrências, entre elas a queda de um torre de telefonia.

De acordo com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros do Acre os ventos atingiram a velocidade de 77 km em alguns momentos da chuva, causando danos em oito bairros de Rio Branco.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.