Menu

Sinplac garante que professores de nível superior não terão os seus salários reduzidos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre, Alcilene Gurgel, convocou a imprensa para uma entrevista coletiva na manhã desta sexta feira, onde aproveitou para esclarecer sobre a polêmica que surgiu em torno de uma possível redução salarial para a classe.


De acordo com a presidente, uma falsa informação dando conta de que o estado iria reduzir os salários dos professores que concluíram o nível superior ganhou força nos últimos dias e provocou uma onda de incertezas entre a classe. Alcilene disse que tudo não passou de um mal entendido. Ela explicou que esteve ontem no Tribuna de Contas do Estado, órgão do qual recebeu a garantia de que não existe nenhuma irregularidade na concessão do aumento salarial, já que o professora com diploma de nível superior, chega a acrescentar até 90% sobre seus vencimentos.

Publicidade

“Ontem eu estive no TCE e recebi a confirmação que tudo está normal, não existe nenhuma irregularidade, nem possibilidade dos salários dos nossos professores serem reduzidos. O que aconteceu foi uma falha de comunicação. De fato, há estado que estão se recusando a subir de nível os professores que concluíram o ensino superior, mas aqui no Acre, isso nunca ocorreu. Temos porém dois ou três municípios onde os prefeitos estão relutando em não reconhecer a qualificação profissional do professor, mas cada caso será acompanhado de perto pelo Sinplac. Houve essa semana a manifestação do Sindicato da Educação que dava conta desse problema, mas eu quero aqui aproveitar para tranquilizar os professores licenciados de dizer que essa possibilidade não existe, podem ficar tranquilo”, disse ela.


Nos últimos dez anos, mais de oito mil professores da rede pública de ensino, avançaram do magistério para o nível superior, o que garante uma progressão salarial de até 100% em muitos casos. Um professor de nível médio, por exemplo, que estava na última das dez letras da escala salarial, recebia R$ 1.000,00, com o diploma, o salário desse profissional chega aos R$ 1.722,00.


Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido