Mulheres de Rio Branco e do Bujari filiadas ao PT estiveram reunidas nesta sexta-feira (16), no auditório do Palácio das Secretarias, para participar do curso “Feminismo e Organização das Mulheres Petistas”. Promovido pelo PT do Acre por meio de sua Secretaria de Mulheres, o evento teve como objetivo formar lideranças para incentivar uma maior atuação da militância feminina nas suas cidades.
A formação contou com a presença da secretária nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére. Ela lembrou que o Norte é a região onde há maior participação feminina na política, em especial nos parlamentos. Rememorou ainda as conquistas das mulheres petistas, com destaque à recente alteração no estatuto do partido, que garantiu a obrigatoriedade de 50% da composição feminina nas instâncias da legenda.
“A decisão representou uma mudança radical no estatuto do PT, que é o único partido do mundo a contar com a paridade de gênero. Com isso mostramos ao Brasil que ainda fazemos parte de um partido vivo”, comentou a secretária.
O curso, que se encerra neste sábado (17), traz explanações sobre a desigualdade entre homens e mulheres, o feminismo no Brasil, políticas públicas para igualdade de gênero, entre outras questões. As participantes assistiram a um filme sobre a temática e acompanharam a filiação de novas militantes do PT, além de uma homenagem a 13 mulheres que contribuíram de forma significativa com o partido no Estado.
Para o presidente do PT do Acre, Leonardo de Brito, a intensa participação feminina no partido e a aprovação da paridade de gênero mostram que a legenda está à altura dos novos desafios da política no Brasil. “As mulheres são maioria da população e precisávamos fazer com que o PT ficasse antenado para essa realidade”.
“Com a igualdade de gênero para a composição das direções e demais instâncias do partido, temos pela frente uma enorme responsabilidade, especialmente em relação à preparação para as demandas do nosso dia a dia”, avalia Leide Aquino, secretária estadual de Mulheres do PT.
Também participaram do curso “Feminismo e Organização das Mulheres Petistas” a vice-presidente do PT do Acre, Rosali Scalabrin; o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão; a representante da Casa Rosa Mulher, Graça Lopes; e a secretária de Mulheres da juventude do PT, Aline Brandão.
O Ranking Estadual de Gestão Sustentável de Ativos Verdes, avaliação realizada pelo Centro de Liderança…
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre manteve a condenação da Energisa,…
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta terça-feira, 7, no auditório do…
O tempo, no Acre, continua sem alterações significativas, ou seja, sol, nuvens, calor abafado e…
Um policial da Força Nacional, identificado como Jonhito Alberto Magalhães Silva, foi atingido com um…
Após solicitação emergencial do governo estadual ao Ministério da Saúde (MS), o Acre recebeu, no…