Menu

Governo e Banco do Brasil assinam termo para garantir crédito aos agricultores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques e o gerente da agência do Banco do Brasil para o setor público, Marcolino José de Zorze Rodighero assinaram, na última sexta-feira, 9, Termo de Compromisso para uso de aplicativos desenvolvidos pela instituição financeira para agilizar o acesso ao crédito pelos agricultores familiares.


O Canal Facilitador (CFC) e o Cadastro Massivo Rural (CMR) são aplicativos que tem como objetivo realizar, por meio eletrônico, a organização de dados e o acolhimento de propostas para financiamento através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Publicidade

Lourival Marques explica que inicialmente o processo de uso dos aplicativos será apenas no escritório da Seaprof localizado em Plácido de Castro. “Esse é mais um beneficio para o produtor familiar que no Plano Safra 2011-2012 tem R$ 70 milhões. Com certeza dessa forma o acesso ao crédito será mais rápido”, explica.


O gerente da agência do Banco do Brasil do município de Plácido de Castro, Altemar Vasconcelos Souza, vai mais além e acredita que com o uso das ferramentas o processo de contratação de crédito do Pronaf não dependerá mais do movimento da agência bancária já que será operacionalizado direto do computador do escritório da Seaprof.


“São 28 escritórios distribuídos em 22 municípios. O objetivo é que em cada um deles um técnico seja responsável por operacionalizar esse processo. Começaremos com Plácido de Castro e depois vamos ampliar”, conclui Lourival Marques.


Com o Canal Facilitador de Crédito (CFC) e o Cadastro Massivo Rural (CMR) os processos de obtenção dos dados dos beneficiários, solicitação dos financiamentos e inclusive a própria abertura da conta corrente na agência bancária começam em um dos escritórios locais da Seaprof. Sendo assim, os agricultores só precisarão ir à agência bancária para a finalização da operação e a obtenção do crédito, tudo isso num período de tempo mais curto do que antigamente.


Ainda segundo o secretário Lourival Marques, todos os técnicos extensionistas serão treinados para poderem operacionalizar o aplicativo. “Logo após esta ação estar consolidada em Plácido de Castro vamos reunir nossos técnicos para que recebam o treinamento adequado e assim ampliar esse serviço às outras regiões do Estado”, garantiu.


O que é CMR


O CMR – Cadastramento Massificado Rural – é um aplicativo disponibilizado pelo Banco do Brasil às entidades conveniadas que possibilita a confecção/atualização de cadastros e abertura de conta corrente para os agricultores familiares, público-alvo do Pronaf.


O CMR oferece as seguintes facilidades:


Cadastramento/manutenção dos dados dos agricultores familiares, em base local, necessários para a atualização de cadastros e abertura de conta corrente.


Suporte à geração de arquivos a serem transmitidos ao BB e processamento de arquivo retorno, contendo os cadastros atualizados e possíveis ocorrências de recusa para regularização.

Publicidade

Terezinha Moreira


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido